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Press Kits

30 de outubro de 2013

O TURISMO DE SÃO PAULO EM NÚMEROS

Por: Web Matser

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– O número de turistas em São Paulo em 2012 é estimado em 12,5 milhões;

– São 86% de brasileiros (principalmente do interior e litoral do Estado, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul) e 14%de estrangeiros (principalmente dos Estados Unidos, Argentina, Alemanha, Espanha e França).

– A permanência média dos turistas na cidade, no segundo semestre de 2012, foi de 3 dias e o gasto médio no período foi de R$ 1.404.

– A ocupação dos hotéis da cidade de São Paulo em 2012 foi, em média, de 66%.

– O valor da arrecadação de Impostos Sobre Serviços (ISS) com o grupo 13 – considerado o do turismo por conter gastos com Pacotes, Hospedagem e Eventos – bateu R$ 236 milhões em 2012, um crescimento de 18,2% em comparação ao ano anterior, quando atingiu R$199,6 milhões. Em 2005, o índice era de R$ 87 milhões.

– O valor médio da diária em hotéis de São Paulo em 2012 chegou a R$ 295,19. Em 2011 essa média foi de R$ 240,34.

– O índice RevPar, que é a receita por quarto ocupado, foi recorde em 2012, atingiu R$ 196,96. Em 2005 era R$ 79 e R$167,37 em 2011.

– A cidade tem a maior e mais qualificada oferta hoteleira do país: são 410 hotéis e oferta de 42 mil apartamentos no total (cada quarto ocupado gera de 0,4 a dois empregos, dependendo da categoria do hotel). Grandes cadeias internacionais como Hyatt, Hilton, Marriott, Renaissance, Sofitel, Meliá, Radisson disputam a clientela ao lado de opções exclusivas como Fasano, Emiliano, Unique, sofisticados e personalizados “hotéis-butique”. Há também cerca de 50 hostels, com diárias com valor médio de R$ 40.

– São quase 500 mil empregos (diretos e indiretos) gerados pela indústria do turismo e eventos na cidade, que movimenta 52 setores da economia e gera cerca de R$ 10 bilhões em faturamento.

– em média 50 mil pessoas são atendidas nas Centrais de Informação Turística (CITs), administradas pela SPTuris. A maioria é de brasileiros, seguidos por turistas da Argentina, Chile, Peru e Colômbia. O pernoite médio dos atendidos foi de oito dias e o gasto médio no período foi de R$ 1.085. A principal motivação foi cultura e entretenimento, com 55 %.

– Em 2014, a expectativa é que a cidade de São Paulo deva receber 15,08 milhões de visitantes, incluindo o impacto da Copa Mundial de Futebol, conforme dados do Observatório do Turismo.

 

São Paulo no topo dos rankings

– Segundo levantamento do Ministério do Turismo brasileiro, divulgado em 2013, a cidade de São Paulo é a principal porta de entrada dos turistas estrangeiros no país: registrou 2.110.427 chegadas em 2012. 

– Um relatório encomendado pelo Citi e elaborado pelo Economist Intelligence Unit (EIU), divulgado em junho de 2013, coloca São Paulo como a cidade que mais terá destaque em competitividade global até 2025. O levanetamento entitulado “Hot Spots 2025: Benchmarking the Future Competitiveness of Cities”, mede a competitividade de 120 cidades em 2025 com base na capacidade para atrair capital, negócios, talentos e turistas. De acordo com o relatório, São Paulo é a cidade que mais evolui globalmente. São Paulo também é a mais competitiva da América Latina atualmente. O estudo atribui o aumento em competitividade da cidade à força de trabalho jovem e em rápido crescimento, à facilidade de acesso e transporte marítimos, à infraestrutura de telecomunicações robusta e ao baixo risco de desastres naturais. A situação financeira de São Paulo também se mantém firme, diz o relatório, e espera-se que a cidade continue como capital comercial e financeira do Brasil até 2025. 

– São Paulo está entre as três cidades da América Latina que mais devem atrair turistas em 2013, com expectativa de receber 2,4 milhões de visitantes internacionais. É o que aponta o Índice Mastercard de Destinos Globais, divulgado em maio de 2013. O primeiro e o segundo lugares do ranking são ocupados, respectivamente, pela Cidade do México, que deve receber 3,1 milhões de turistas, e por Buenos Aires, com 2,6 milhões de visitantes. São Paulo, porém, ocupa o primeiro lugar em gastos de turistas. Na análise por gastos dos turistas, São Paulo ficou no primeiro lugar da lista, ultrapassando a até então primeira colocada, Buenos Aires. A estimativa é de que aqueles que visitarem a capital paulista neste ano deixem um total de US$ 2,9 bilhões na cidade.

São Paulo é considerada um dos destinos mais visitados do país e da América do Sul. É o que aponta o levantamento do site de viagens TripAdvisor, realizado com avaliações e opiniões de milhões de usuários de todo o mundo, no qual a capital paulista aparece como segundo principal destino do Brasil (atrás do Rio de Janeiro) e quinto da América do Sul. Os vencedores do Travelers’ Choice Destinations foram definidos com base na popularidade dos destinos, levando em conta os locais favoritos e mais cotados pelos viajantes.

– Outra pesquisa que confirma a importância de São Paulo no mercado de viagens é do IBGE, divulgada nesta terça-feira (21/5), que mostra a liderança da cidade no tráfego aéreo no país. Só em 2010, a capital paulista foi a principal responsável pelo transporte de passageiros em vôos domésticos no país, com quase 30%. Esse número revela a forte ligação da cidade com as seis metrópoles brasileiras mais populosas, representando uma movimentação de mais de 18 milhões de pessoas. Ao todo, os aeroportos de Guarulhos e Congonhas receberam 26 milhões de passageiros. São Paulo ainda aparece em segundo lugar no ranking  dos vôos mais rápidos com apenas 9% de atraso e das viagens mais baratas do país, com custo médio de apenas R$ 209,24.

– Um ranking elaborado pela revista América Economia em 2012 colocou São Paulo com pontuação máxima nas categorias Capital humano e Marco e dinamismo econômico. Além disso, é a melhor cidade do continente americano para inovar, a terceira para investir no mercado financeiro e preocupa-se com a sustentabilidade ambiental. O levantamento foi feito a partir de pesquisas com executivos de toda a América Latina.

 

Confira os dados comparativos do turismo na cidade de São Paulo entre os anos de 2005 e 2012:

Fluxo de turistas

2005: 9,4 milhões de turistas

2012: 12,5 milhões de turistas

Crescimento: 32,9%

 

Receita com turismo

2005: R$ 7,10 bilhões

2012: 10,48 bilhões

Crescimento: 47,6%

 

Ocupação hoteleira

2005: 58,7%

2012: 66%

Crescimento: 12,43%

 

Arrecadação de Imposto Sobre Serviço com Turismo

2005: R$ 87 milhões

2012: R$ 236 milhões

Crescimento: 171,26%

 

Fonte: Observatório do Turismo da São Paulo Turismo (SPTuris) – Anuário 2013. www.observatoriodoturismo.com.br

 

Evolução ano a ano

Arrecadação ISS (R$ mi)

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Total

2012

20,1

17,4

16,8

21,9

18,9

20,8

19,2

18,8

19,8

19,2

21,2

20,6

236

2011

16,1

14,1

13,9

16,4

16,1

17,9

15,9

15,6

16,8

17,5

19,1

19,4

199,6

2010

12,3

11,9

11,1

14,1

12,8

13,8

12,3

12,4

13,3

13,4

14,8

16

158,7

2005

6,8

4,7

7,4

7,8

6,9

7,4

5,1

8,7

8,4

7,9

6

9,6

87

 

Ocupação Hoteleira (%)

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Total

2012

53,14

57,33

73,56

67,35

72,65

70,04

65,11

71,35

68,17

70,63

69,97

52,26

65,99

2011

56,76

69,1

67,55

72,88

74,7

74,97

66,11

75,37

70,56

72,44

75,57

55,47

69,29

2010

54,27

57,76

74,12

70,14

73,33

67,98

67,71

75,11

72,9

74,8

71,6

60,1

68,54

2005

45,05

46,85

57,93

59,35

57,99

62,75

62,1

64,33

68,54

63,45

64,28

52,12

58,73

 

Valor da Diária Média (R$)

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Total

2012

257,83

271,05

296,32

298,89

316,66

306,49

298,61

305,08

297,74

303,02

309,40

281,24

295,19

2011

218,1

220,56

233,53

237

236,96

246,26

246,18

235,05

247,48

251,8

269,04

242,06

240,34

2010

198,81

197,46

197,81

207,65

200,17

205,08

202,29

202,81

207,26

205,43

202,11

200,49

205,73

2005

144,41

133,5

131,98

144,58

185

139,08

146,27

138,21

146,12

123,62

141,02

134,73

142,38

 

 

Negócios e Eventos em São Paulo

– Negócios e eventos constituem os principais motivos da vinda de turistas para São Paulo. Segundo pesquisa de hóspedes em hotéis de São Paulo, turistas que vem a negócios e/ou para eventos somam um total de 75%.

– São Paulo possui aproximadamente 65% do mercado brasileiro de grandes feiras e exposições de negócios, segundo a Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras). Circulam pelas principais feiras em São Paulo mais de quatro milhões de pessoas. Esse setor movimenta mais de R$ 3 bilhões ao ano em São Paulo.

– São Paulo tem mais de 700 mil m2 de grandes espaços para a realização de eventos variados. São cerca de 20 centros de feiras e convenções de grande porte (incluindo o maior da América do Sul: o Anhembi Parque), entre outras dezenas de espaços menores. Em hotéis, São Paulo também é recordista em espaços para eventos. Somente em um levantamento feito pela São Paulo Turismo em alguns hotéis da cidade foram contabilizados mais de 86 mil m² de salas para eventos e reuniões de negócios.

– São Paulo possui o maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo pesquisa de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sede de algumas das maiores corporações globais, oferece toda a infraestrutura de negócios, tecnologia e serviços.

– Lista divulgada pela International Congress and Convention Association (ICCA) em 2012 colocou novamente São Paulo como a terceira das Américas em eventos internacionais.

OUTRAS CONQUISTAS

 – Prêmio V&T: São Paulo foi eleita em 2010 a terceira melhor cidade do país para se fazer turismo, atrás apenas do Rio e de Florianópolis. Foi a melhor colocação entre os destinos turísticos brasileiros desde que o prêmio da revista Viagem & Turismo, uma das mais conceituadas do setor, foi criado. Foi também da capital paulista a nota mais alta no quesito comida: 4,92 num máximo de cinco pontos.

– Site oficial do turismo em São Paulo (www.cidadedesaopaulo.com) tornou-se uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento turístico da cidade e para consulta dos turistas e profissionais de turismo. Com navegação amigável e atraente, possui um alto número de acessos, um dos maiores entre os sites de turismo do país. Em abril de 2005, o número de page views era de apenas 3.423/mês. Já em março de 2013, a marca de 650 mil visualizações de páginas foi ultrapassada.

– Além do site da cidade de São Paulo, a SPTuris também gerencia o site oficial do Anhembi Parque (www.anhembi.com.br). Com 500 mil page views/mês, a página disponibiliza informações técnicas sobre o espaço multifuncional, como as dimensões das salas, halls e auditórios, tabelas com os preços dos aluguéis e um calendário de eventos. Há também uma seção de notícias, na qual são postadas matérias sobre os acontecimentos no Anhembi, como as grandes feiras e shows.

 – Pesquisas SPTuris demonstram que cerca de 90% dos turistas gostam da cidade e pretendem voltar. Os visitantes destacam como principais qualidades da cidade a fartura de opções culturais, a diversidade, as pessoas, a gastronomia, as opções de compras e a arquitetura.

– A capital paulista já faz parte do circuito mundial da moda. Duas vezes por ano, a cidade recebe a São Paulo Fashion Week (SPFW), que apresenta as novas tendências e coleções de estilistas reconhecidos internacionalmente. Além disso, São Paulo tem feiras e eventos específicos que movimentam setores relacionados, como a Couromoda, do setor calçadista, e a Francal, na área de moda em calçados e acessórios.

AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA CIDADE DE SÃO PAULO

– Entre os projetos para incrementar o turismo na maior metrópole brasileira estão programas como o Fique Mais Um Dia, que estimula turistas de negócios a permanecerem mais tempo na cidade e aproveitarem toda a oferta cultural, gastronômica e de lazer que São Paulo possui. O programa pode render até R$ 1,5 bilhão para a capital paulista e a arrecadação de ISS aumentaria em R$ 15 milhões (se cada turista de negócios ficar mais um dia). 

São Paulo CapaCidade – Programa de Capacitação Turística da Cidade de São Paulo: Cerca de quatro  mil taxistas, guias e agentes receberam o certificado de conclusão do curso, projeto cujo objetivo é qualificar profissionais do turismo receptivo da capital paulista. O curso, ministrado pelo Senac, é uma iniciativa da SPTuris, PMSP e MTur.

 – Sinalização Turística Viária: 720 placas foram instaladas nas ruas da cidade e APAs, para indicar 99 pontos turísticos de São Paulo. As placas seguem padrão internacional.

Turismo no Centro: plano de desenvolvimento turístico realizou, durante um ano e meio, um diagnóstico inédito e detalhado da região central da cidade e avaliou mais de quatro mil pontos, como hotéis, restaurantes, pontos turísticos, transporte, equipamentos culturais, etc. O Projeto indicou pontos fortes e pontos a desenvolver, gerou publicação com todo o levantamento e um banco de dados on line para consulta de toda a população, além de plano de ação de melhorias para o Centro envolvendo órgãos competentes e parceria da iniciativa privada.

Capacitação de agentes de viagens de vários Estados do Brasil: equipes da SPTuris visitaram os principais e potenciais mercados para a venda do destino São Paulo a fim de capacitar operadores e agentes de viagens para promoverem a cidade e oferecerem aos turistas. Foram capacitados mais de dois mil agentes de viagens e operadores de turismo, em quase todas as capitais brasileiras, e ainda em Lisboa (Portugal) e Assunção (Paraguai).

São Paulo Meu Destino: evento anual realizado pela SPTuris reúne agentes de viagens e jornalistas de vários Estados brasileiros e países da América Latina na capital paulista. O objetivo do encontro é qualificar esses profissionais de turismo e transmitir o que há de melhor na cidade para estimulá-los a oferecer São Paulo aos seus turistas. 

– Em agosto de 2011, foi inaugurada a oitava Central de Informação Turística (CIT) paulistana. A nova unidade, localizada na Praça da República, conta com atendentes especializados e com domínio em inglês e espanhol para orientar os visitantes sobre atrações e serviços da cidade. As outras sete CITs da SPTuris estão localizadas na Avenida Paulista (Parque Mário Covas, inaugurada em janeiro deste ano), na Av. São João (Galeria Olido), no Palácio das Convenções do Anhembi, no Terminal Rodoviário do Tietê, no Mercado Municipal e duas no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Existem ainda as CITs móveis, montadas pela SPTuris em alguns dos principais eventos da cidade para atender a grande demanda de turistas. As CITs são mundialmente utilizadas como fonte de informação pelos turistas e todas são identificadas por um símbolo conhecido internacionalmente e representado pela letra “i” com um círculo em volta. Nesses pontos, os turistas podem encontrar mapas, guias turísticos, folhetos com a programação cultural, materiais promocionais e também podem tirar dúvidas e receber orientações sobre a cidade.

– O Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris, foi criado com objetivo de analisar periodicamente o comportamento do turismo paulistano, destacando seus impactos e resultados mais significantes. Tem como prática buscar, coletar, agregar e divulgar informações sobre as atividades do turismo na cidade. Monitora o desempenho hoteleiro das distintas categorias, do imposto sobre serviços (ISS) do grupo 13 (turismo) e da demanda turística com identificação do perfil socioeconômico dos fluxos domésticos e internacionais. Exerce também atividades exploratórias com o objetivo de conhecer a demanda dos turistas, domésticos e internacionais, em hotéis e nos principais megaeventos anuais, como: Bienal do Livro, Carnaval (Sambódromo), GP Brasil de Fórmula 1, Parada LGBT, Salão do Automóvel, SP Indy 300, SPFW, Virada Cultural, entre outros.

 

SÃO PAULO – DADOS E FATOS

Fonte: SP Outlook 2012

–       Fundação: 25 de janeiro de 1554;

–       Localização: região sudeste do Brasil, capital do Estado de São Paulo;

–       Localização geográfica: próximo ao paralelo 23º32’52” sul e ao meridiano 46º38’09” oeste, junto à bacia do rio Tietê;

–       Fuso horário: GMT -3 horas;

–       Altitude média: 760 metros;

–       Ponto culminante: Pico do Jaraguá, com 1.135 metros;

–       Clima: subtropical, temperatura média anual de 19,25 °C, com inverno brando e seco e verão chuvoso com temperaturas moderadamente altas;

–       Mês mais quente: fevereiro, temperatura média de 22,5°C ;

–       Mês mais frio: julho, temperatura média de 16 °C;

–       Moeda: real;

–       Religião: predominantemente Católica, mas há dezenas de manifestações religiosas e templos de diferentes religiões e crenças na cidade;

–       Código telefônico: 55 11 (código do país + código de São Paulo);

–       Pessoa nascida na cidade de São Paulo: Paulistano;

–       Lema: “Non dvcor dvco” (Não sou conduzido, conduzo);

 

Área

–       1500km2;

–       Cinco regiões (Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro);

–       31 subprefeituras;

–       96 distritos;

 

População

–           11,8 milhões de habitantes – cidade mais populosa do Brasil e do continente americano, sendo a 7º no mundo (atrás de Xangai, Istambul, Karachi, Mumbai, Pequim e Deli);

–           6% da população do Brasil;

–           Maiores colônias japonesa, espanhola e portuguesa fora dos países;

–           Densidade demográfica: 7,7 mil hab./km²;

–           Região Metropolitana de São Paulo (metrópole): 20,77 milhões de habitantes;

–           Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,805

–           IDHM  : Geral 0,805

–           IDHM-R: Renda 0,843

–           IDHM-L: Longevidade 0,855

–           IDHM-E: Educação 0,725

 

Economia

–       Produto Interno Bruto (PIB): R$ 443,6 bilhões ($ 192 bilhões), 10º maior PIB do mundo;

–       11,8% do PIB do Brasil;

–       PIB per capita: R$ 39,45 mil;

–       Renda familiar: R$ 2,2 mil;

–       Renda média do trabalhador: R$ 1,4 mil;

–       Número de empresas: 1 milhão;

 

Custos médios na cidade

–       Aluguel de carro (compacto): R$ 80/dia;

–       Táxi do Aeroporto Internacional ao Centro: R$ 90;

–       Bilhete de ônibus urbano: R$ 3;

–       Bilhete de metrô: R$ 3;

–       Café no Starbucks: R$ 3,20;

–       Coca-Cola 500 ml: R$ 2,34;

–       Big Mac: R$ 10;

–       Ingresso de cinema: R$ 18;

 

Comércio

–       240 mil estabelecimentos comerciais (lojas e afins);

–       12,5 mil restaurantes e 52 tipos de culinária;

–       15 mil bares;

–       500 churrascarias;

–       2,4 mil agências bancárias;

–       900 feiras de rua;

–       53 shoppings com doze mil lojas;

–       59 ruas de comércio temático e especializado;

–       864 mil transações com cartão de crédito por dia;

 

Saúde

–       2,5 mil estabelecimentos de saúde;

–       205 hospitais;

–       35 mil leitos;

 

Educação

–       1,4 mil creches;

–       467 instituições de ensino infantil;

–       1545 instituições de ensino fundamental;

–       632 instituições de ensino médio;

–       249 escolas técnicas;

–       200 instituições de ensino superior;

–       260 mil alunos formados ao ano;

 

Áreas verdes

–       81 parques em 29 km² (2% do território da cidade);

–       6 mil praças públicas;

–       2 APAs (Áreas de Proteção Ambiental) com área total de 341 km², 23% do território da cidade;

–       38,6% de cobertura vegetal;

–       21% de cobertura de mata atlântica original;

 

Segurança

–       25 mil policiais militares;

–       20 mil policiais civis;

–       7 mil guardas municipais;

 

TRANSPORTE

–       3 aeroportos na Região Metropolitana: Congonhas (doméstico, que fica na própria cidade), Campo de Marte (apenas voos executivos, também na cidade) e o Internacional de Guarulhos (na cidade vizinha). Há ainda o Aeroporto Internacional de Viracopos, na cidade de Campinas, localizado a 90 km da capital paulista.

–       452 helicópteros (maior frota do mundo) e 272 helipontos;

–       33 mil táxis;

–       3 terminais rodoviários de ônibus (Terminal Rodoviário do Tietê, da Barra Funda e do Jabaquara)

–       15 mil ônibus urbanos;

–       98 estações de trem – 260 km de linhas de trem;

–       67 estações de metrô – 74,3 km de linhas de metrô;

 

OFERTA CULTURAL E TURÍSTICA

–       410 meios de hospedagem com o total 42 mil apartamentos e mais de 70 mil leitos);

–       50 hostels (albergues da juventude);

–       280 salas de teatros;

–       260 salas de cinema;

–       110 museus;

–       40 centros culturais;

–       133 bibliotecas;

–       240 mil lojas;

–       53 shoppings;

–       59 ruas de comércio especializado em 51 segmentos;

 

 

Curiosidades de São Paulo

Fonte: SP Outlook 2012

–       7º lugar no mundo em população (atrás de Xangai, Istambul, Karachi, Mumbai, Pequim e Moscou);

–       Tem a mesma população da Grécia;

–       Maiores colônias japonesa, espanhola, holandesa e portuguesa fora desses países;

–       1,5 milhões de pessoas passam todos os dias na Avenida Paulista;

–       PIB igual ao da Argélia;

–       21 bilionários, 6ª cidade no mundo;

–       30 mil milionários, 60% do Brasil;

–       2ª maior bolsa de valores do mundo;

–       10ª cidade mais rica do mundo (1ª da América do Sul);

–       3,9 milhões de domicílios;

–       Tem os hospitais que mais realizam transplante de rim e fígado do mundo;

–       14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network;

 

 

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