11 de junho de 2024

Fórmula E anuncia temporada 2024/25 com abertura em São Paulo

Por: paula.campos

O campeonato mundial de corridas totalmente elétricas, passará pelo Sambódromo do Anhembi pela terceira vez

A última corrida de carros elétricos no Sambódromo do Anhembi aconteceu em março de 2024. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

A Fórmula E está pronta para fazer história mais uma vez com a sua 11ª temporada, apresentando uma série de 17 corridas emocionantes em 11 locais icônicos ao redor do mundo. O ponto de partida desta temporada, no dia 7 de dezembro de 2024, será a cidade de São Paulo, a única a sediar as três principais categorias homologadas Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

O Sambódromo do Anhembi receberá pela terceira vez consecutiva o E-Prix da América do Sul, após uma das mais emocionantes corridas da última temporada, na qual o britânico Sam Bird (NEOM McLaren) venceu na última curva.

Esta será a primeira vez que o Brasil sediará a abertura da temporada da Fórmula E, tornando-se a quinta cidade a dar início ao campeonato, seguindo Pequim (China), Diriyah (Arábia Saudita), Cidade do México (México) e Ad Diriyah (Arábia Saudita). Este não só destaca a importância do Brasil no cenário global de corridas, mas também reforça o compromisso da Fórmula E em levar o esporte a novas alturas.

A nova temporada promete se ainda mais empolgante, com a introdução do novíssimo carro de corrida GEN3 EVO, que será testado publicamente pela primeira vez durante os testes de pré-temporada de 4 a 7 de novembro de 2024, em Valência (Espanha). Este carro é capaz de acelerar de 0 a 60 mph em apenas 1,82 segundos, sendo 36% mais rápido que seu antecessor, o GEN3.

Calendário: crescimento e inovação

A Temporada 11 apresentará novas localizações de corrida em Miami e Diriyah, além de uma rodada dupla inédita de corridas separadas em Mônaco e Tóquio. A volta de Jacarta após um hiato de um ano também é um destaque significativo. O calendário da temporada inclui um total de 17 corridas emocionantes. Um local ainda está em negociação e será confirmado no outono, após a reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.

EventoRodadaLocalizaçãoData
11Brasil, São Paulo7 de dezembro/2024
22México, Cidade do México11 de janeiro/2025
33 e 4Reino da Arábia Saudita, Diriyah14 e15 de fevereiro/2025
45A confirmar8 de março/2025
56Estados Unidos da América, Miami12 de abril/2025
67 e 8Principado de Mônaco, Mônaco3 e 4 de maio/2025
79 e 10Japão, Tóquio17 e 18 de maio/2025
811 e 12China, Xangai31 de maio e 1 de junho/2025
913Indonésia, Jakarta21 de junho/2025
1014 e 15Alemanha, Berlim12 e 13 de julho/2025
1116 e 17Reino Unido, Londres26 e 27 de julho/2025

*Sujeito à aprovação do WMSC da FIA

Sobre a Fórmula E

Primeiro campeonato mundial de carros elétricos da FIA, a Fórmula E destaca-se como o único esporte neutro em carbono da história, certificado desde o seu início. A Fórmula E realiza corridas eletrizantes nas cidades mais icônicas do mundo, consolidando-se como uma importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa por meio do automobilismo de alta performance.

O campeonato, que utiliza carros parecidos aos da Fórmula 1, mas 100% elétricos, foi criado em 2014 e chegou no Brasil para reafirmar os esforços da cidade de São Paulo em prol do meio ambiente e sustentabilidade.