Você está em: Comunicação > Press Kits

Press Kits

19 de julho de 2012

Legado sociocultural da Copa do Mundo e das Olimpíadas e a economia criativa são debatidos no Museu do Futebol

Por: Web Matser

Tags:

O legado sociocultural e a relação das cidades com megaeventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas – os maiores do planeta – foram alguns dos temas abordados no debate que ocorreu no Museu do Futebol, durante o lançamento do livro “Cidades Criativas – Soluções Inventivas – o papel da Copa, das Olimpíadas e dos museus internacionais”, editado por Garimpo de Soluções. A publicação, organizada por Ana Carla Fonseca, economista e doutora em Urbanismo, tem o apoio da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de promoção turística e de eventos do município) e do Serviço Social da Indústria – Sesi.

O livro “Cidades Criativas, Soluções Inventivas” trata do legado de grandes projetos e eventos culturais e esportivos para aspectos das cidades, como governança, engajamento da sociedade civil, marcos regulatórios, modelos de gestão, capacitação, inovações e outros. Os exemplos escolhidos se referem a cidades de diferentes níveis de desenvolvimento socioeconômico, analisando aspectos bem-sucedidos e aprendizados. Barcelona (Espanha, Olimpíadas de 1992), Bilbao (Espanha, Museu Guggenheim), Bogotá e Medellín (Colômbia, Parques-Bibliotecas), Cidade do Cabo e Johannesburgo (África do Sul, Copa de 2010), Londres (Inglaterra, Olimpíadas de 2012) são as cidades abordadas.

Nas análises, profissionais e especialistas que acompanharam a realização dos grandes eventos e empreendimentos culturais tecem reflexões sobre seu papel transformador e sobre como podemos aproveitar melhor os desafios da Copa de 2014, das Olimpíadas de 2016 e dos equipamentos culturais de representatividade internacional, em construção por  todo o país.

O livro já está disponível para download no site oficial de turismo de São Paulo, o www.cidadedesaopaulo.com.

São Paulo, cidade criativa

 Os talentos criativos de São Paulo são admirados no mundo inteiro e tem ganhando cada vez mais espaço graças aos eventos e empreendimento culturais que se multiplicam pela cidade. Confira alguns exemplos:

São Paulo Fashion Week: tornou-se uma das cinco semanas de moda mais importantes do mundo.

 Virada Cultural: megaevento que une várias camadas sociais e estimula diversos tipos de arte e cultura, levando às pessoas a curtir as ruas da cidade por 24 horas ininterruptas de atividades gratuitas.

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: durante duas semanas, apresenta centenas de filmes de diversos países do mundo e premia produções nacionais e internacionais.

Casa Cor São Paulo: segundo maior evento de arquitetura e decoração do mundo.

Museu do Futebol: único do mundo voltado exclusivamente para o futebol e sem ligação com nenhum clube, seu diferencial é o acervo multimídia e o aspecto futurista, mesclando esporte, paixão, história e cultura brasileira.

Museu da Língua Portuguesa: interatividade e tecnologia para falar da importância da linguagem e do nosso idioma são os diferenciais de um dos museus mais frequentados do Brasil.

Vila Madalena: conhecido como reduto dos boêmios e intelectuais, o bairro abriga livrarias, ateliês, galerias de arte, feira de arte e artesanato, quadra de escola de samba, bares e casas de show, além de uma forte influência da arte urbana com grafites e outras manifestações em suas ruas.

Rua Augusta: símbolo da diversidade paulistana, a rua abriga teatros, cinemas, centros culturais, galerias, além de bares e casas de show frequentadas por todas as tribos urbanas.

 

  • Marca SP

  • Os últimos: