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10 de maio de 2012

São Paulo apresenta o Mapa das Sensações

Por: Web Matser

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O Mapa das Sensações de São Paulo é um projeto pioneiro no Brasil, realizado pela Prefeitura de São Paulo por meio da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo), que mostra uma nova forma de experimentar e sentir o que a capital paulista tem de melhor.

Na primeira fase do projeto, mais de 2,5 mil pessoas, entre moradores e visitantes, indicaram por meio do site pontos da cidade que as remetessem a sensações relacionadas a cada um dos sentidos e foram estimuladas a justificar suas indicações por meio de depoimentos que compartilhassem as experiências sensoriais vividas nesses locais. Foram selecionados os 100 atrativos mais citados.

A partir do resultado, 40 turistas – nacionais e estrangeiros – foram levados aos 20 principais pontos e tiveram a sua sensação “medida” por um tipo de detector de mentiras. Para realizar esses “testes de emoção”, foi firmada uma parceria com uma empresa especializada em tecnologias de decodificação vocal. Após visitar os atrativos, os turistas prestavam depoimentos sobre suas sensações enquanto eram testados com um programa que traduz – por meio da voz – as alterações fisiológicas e gera uma representação gráfica da oscilação de emoções (“verdade”, “mentira”, “muita emoção”, “emoção normal”).

O resultado de todo esse trabalho deu origem a uma publicação, o Mapa das Sensações da cidade de São Paulo (em português, inglês e espanhol) que, além do mapa propriamente dito com a localização dos 100 pontos turísticos mais indicados, possui um descritivo das sensações que podem ser reveladas nos locais “top 20” e os trechos mais emocionantes e “verdadeiros” dos depoimentos dos turistas, segundo os testes com o detector de mentiras.

São declarações que traduzem sons, imagens, gostos, aromas e toques para que visitantes e moradores da capital paulista conheçam o que há de melhor na cidade por meio da vivência sensorial.

Além do Mapa – que é distribuído nas Centrais de Informação Turística, nos roteiros do Turismetrô, em hotéis, albergues e táxis, nos 20 principais atrativos indicados e nas feiras nacionais e internacionais onde a cidade de São Paulo é representada pela SPTuris – o projeto também originou um audiolivro, voltado principalmente para pessoas com deficiência visual, e um site (www.mapadassensacoes.com.br) que, além de todo o conteúdo, permite a interação com os internautas e a continuação do projeto com novas indicações e depoimentos.

AUDIOLIVRO

O audiolivro do Mapa das Sensações de São Paulo possui o mesmo conteúdo da publicação, com pequenas diferenças visando transmitir melhor as emoções e experiências sensoriais aos ouvintes. Direcionado principalmente para deficientes visuais, a gravação do audiolivro tem 58 minutos de duração e inclui sons típicos da metrópole.

Ficha técnica do audiolivro:

Produtora: Livro Falante
Atores (vozes): Cristiana Galvão (narração principal), Marcia Oshiro, Anália Martins, Di Ramon e Marcio Brodt (depoimentos).
Concepção e produção: Sandra Silvério
Trilha sonora: captada, tratada e mixada por Adriano Ferreira, foi elaborada a partir de material de banco de sons e material existente, como áudio do Museu do Futebol e do Teatro Municipal, além de gravações feitas em diferentes pontos da cidade, como parques, ruas, trens, Mercadão e até os sinos da Catedral da Sé.
*As versões em inglês e espanhol foram gravadas com narradores nativos das respectivas línguas.
**Todo o material em áudio foi tratado e mixado com o objetivo de reproduzir os sons da cidade em si e também as sensações sonoras citadas no texto.

DADOS E FATOS

– Pessoas que votaram pelo site: mais de 2500
– Depoimentos deixados no site: 477
– Pontos diferentes que foram indicados: 306
– Pontos diferentes que foram indicados para o mapa por sentido:
• Tato: 140
• Audição: 138
• Visão: 134
• Olfato: 115
• Paladar: 77

– Os 20 pontos mais votados:
• Mercado Municipal
• Sala São Paulo
• Mosteiro de S.Bento
• Edifício Altino Arantes
• Estação da Luz
• Museu do Futebol
• Teatro Municipal
• Autódromo de Interlagos
• Sambódromo
• Estádio do Pacaembu
• Pinacoteca
• Parque Estadual da Cantareira
• Zoológico
• Museu da Língua Portuguesa
• Catavento Cultural
• Masp
• Pico do Jaraguá/Parque Estadual
• Catedral da Sé
• Parque Villa-Lobos
• Parque Ibirapuera

Mais votado em OLFATO e PALADAR: Mercado Municipal (19% das indicações);
• Mais votado em VISÃO e TATO: Parque do Ibirapuera (18% das indicações);
• Mais votado em AUDIÇÃO: Sala São Paulo;

– Turistas testados pelo detector de mentiras: 40
– Horas de depoimentos gravados: 281 min

– Tempo de desenvolvimento do projeto: 9 meses
• Março: pesquisa junto à população e turistas na internet e Centrais de Informação Turística;
• Abril: definição de formato do Mapa;
• Maio/Junho: realização das visitas dos turistas aos pontos votados/medição;
• Julho: produção de textos;
• Agosto: ilustração do mapa/desenvolvimento do site;
• Setembro: audiolivro/site;
• Outubro: traduções/site;
• Novembro: impressão do material / lançamento.

– De onde veio a ideia?
• Da necessidade de alterar a forma como a cidade é vista.
• Da necessidade de se adaptar ao que o turista procura – tendência do turismo da experiência e maior interação com a cidade.
• Experiências semelhantes foram realizadas em cidades como São Francisco, Londres e Bankok, mas sem forma prática de aproveitamento do material pelos turistas. Inspirada pela ideia, a São Paulo Turismo desenvolveu, de forma inovadora, uma fórmula para, ao mesmo tempo, encantar, emocionar e orientar.

– Quantas unidades?
Publicação Mapa das Sensações: 195 mil exemplares, sendo:
• Distribuídos pela São Paulo Turismo (1ª tiragem): 75 mil exemplares (73 mil português, mil em inglês e mil em espanhol);
• Encartados em veículos de grande circulação: 120 mil exemplares.
Audiolivro: 600 exemplares do (400 em português, 100 em inglês e 100 em espanhol).

– Onde será distribuído?
Publicação Mapa das Sensações:
• Nas Centrais de Informação Turística (CITs Aeroporto de Guarulhos, Terminal Rodoviário Tietê, Galeria Olido, Parque Anehmbi), nos roteiros do Turismetrô, em hotéis, albergues e táxis, nos 20 principais atrativos e nas feiras e eventos, nacionais e internacionais, onde a cidade de São Paulo é representada pela SPTuris;
• Outros: encartado em revistas de grande circulação veiculadas na Região Metropolitana de São Paulo, Litoral e cidades distantes até 100 km da capital.
Audiolivro: em instituições especializadas no atendimento a pessoas com deficiência visual.

– Como os turistas que ainda não chegaram a São Paulo poderão ter acesso ao Mapa?
No site www.mapadassensacoes.com.br haverá um link para download completo da publicação e do som do audiolivro. Também será possível saber mais sobre o projeto assistindo a um vídeo com o making of do Mapa no mesmo site ou ainda no YouTube (www.youtube.com/spturis).

– O projeto terá continuidade?
No site do Mapa (www.mapadassensacoes.com.br) é possível indicar novos lugares e deixar depoimentos para continuar compartilhando as experiências sensoriais proporcionadas pela cidade de São Paulo.

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