Você está em: Comunicação > Releases

Releases

25 de março de 2013

Lollapalooza terá pesquisa para avaliar perfil do público

Por: Web Matser

Tags:

SPTuris fará levantamento durante festival, que atrai milhares de pessoas de fora da cidade e mobiliza diversos setores

Lollapalooza levou público de 135 mil pessoas ao Jockey em 2012. Foto: divulgação

Lollapalooza levou público de 135 mil pessoas ao Jockey em 2012. Foto: divulgação

São Paulo, 25 de março de 2013 – A capital paulista recebe no próximo fim de semana um grande festival de música, o Lollapalooza Brasil, que acontecerá no Jockey Club de São Paulo, de 29 a 31 de março, e tem apoio institucional da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos). O evento confirma a posição de destaque de São Paulo no circuito de shows e apresentações musicais de artistas nacionais e internacionais.

Com o intuito de saber o perfil das pessoas que frequentam o Lollapalooza e o impacto econômico e turístico para a cidade, o Observatório do Turismo (núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris) fará um levantamento com dezenas de pesquisadores e cerca de 1,5 mil questionários a serem aplicados durante os três dias de evento. “Vamos identificar quem são as pessoas que vêm, quantos dias ficam, quanto gastam, o que mais fazem na cidade e outras características que nos ajudarão a entender melhor o público que frequenta esses shows e o impacto que têm para a cidade”, explica o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder.

Este ano, estarão presentes bandas como Pearl Jam, The Killers, Planet Hemp e Franz Ferdinand, entre outros. Na edição anterior do festival – importado dos Estados Unidos -, a organização divulgou que 135 mil ingressos foram vendidos, dos quais 75% (mais de 100 mil) foram para pessoas de fora de São Paulo. Ainda segundo os promotores, em 2012, 56% da audiência era formada por jovens entre 18 e 34 anos.

Marcelo Rehder comenta a importância desse mercado para a cidade. “Os shows e festivais de música movimentam a economia paulistana porque atraem milhares de turistas, que viajam somente para ver os grupos e artistas preferidos. Eles ainda aproveitam a oferta gastronômica, cultural e de compras da cidade, além das demais opções de lazer”, afirma.

Perfil de público dos shows

A SPTuris, por meio do Observatório do Turismo, realiza pesquisas em grandes eventos para traçar perfil do público, dos turistas e o quanto movimentam na cidade. No segundo semestre de 2011, em iniciativa pioneira, o Observatório começou a realizar pesquisas nesse segmento de grandes shows musicais.

O primeiro estudo foi realizado durante a apresentação da banda Red Hot Chili Peppers no Anhembi, que teve público estimado pela organização de 30 mil pessoas, das quais 57% eram do sexo masculino. O perfil predominante foi de pessoas na faixa etária de 18 a 24 anos (74%), quase a metade (49%) era formada por estudantes, com ensino médio (41%) e renda mensal de 3 a 5 salários mínimos (42%).

Também foram feitas pesquisas nos shows da cantora Britney Spears, o festival Ultra Music Festival (UMF), do DJ David Guetta e da cantora Madonna. Para mais informações e detalhes sobre os materiais, acesse www.observatoriodoturismo.com.br

Coletiva de imprensa
O presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, participou, nesta segunda (25), da coletiva de imprensa do festivalLollapalooza, que aconteceu no Jockey Club e também contou com a presença de Leo Ganem, presidente da GEO Eventos.Rehder ressaltou a posição de destaque de São Paulo no circuito de shows e apresentações musicais de grandes artistas nacionais e internacionais e disse que é importante apoiar institucionalmente os eventos, vocação da cidade. “Esse nicho, dos shows e festivais, é muito importante para São Paulo não apenas pela cultura musical em si, mas porque mobiliza mais de 50 setores da economia, gera emprego, renda e turismo para a capital paulista. E esses turistas, que viajam somente para ver os grupos e artistas preferidos, ainda aproveitam toda a oferta gastronômica, de compras e de cultura da cidade, além das demais opções de lazer, gerando uma grande movimentação na economia paulistana”, destacou.O presidente da SPTuris disse ainda que será feita uma pesquisa durante o festival deste ano. “O intuito é saber o perfil das pessoas que frequentam o Lollapalooza e o impacto econômico e turístico para a cidade”. Por meio do Observatório do Turismo, que é o núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris, serão aplicados cerca de 1,5 mil questionários durante os três dias de evento. “Vamos identificar quem são as pessoas que vêm, quantos dias ficam, quanto gastam, o que mais fazem na cidade e outras características que nos ajudarão a entender melhor o público que frequenta esses shows e o impacto que têm para a cidade. Lembrando que, na edição 2012, do festival recebemos mais de 100 mil pessoas de fora de São Paulo”, completou.Esse não é o primeiro levantamento feito pela SPTuris em shows. O Observatório do Turismo deu início a uma série de pesquisas em eventos desse tipo. O primeiro estudo foi realizado durante a apresentação da banda Red Hot Chili Peppers no Anhembi, em 2011. Também foram feitas pesquisas nos shows da cantora Britney Spears, no festival Ultra Music Festival, no show do DJ David Guetta e da cantora Madonna. Mais informações no site www.observatoriodoturismo.com.br.