Você está em: Comunicação > Press Kits

Press Kits

12 de maio de 2015

Pesquisa realizada nos desfiles no Sambódromo e Carnaval de Rua em São Paulo mostram aprovação do público

Por: Web Matser

Tags:

Estudo realizado pelo Observatório de Turismo e Eventos durante desfile no Anhembi e o primeiro levantamento feito no Carnaval de Rua mostraram perfil do folião e sua opinião sobre os dois grandes eventos.

O Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), divulgou um levantamento sobre o perfil de público e avaliação do Carnaval Paulistano logo após o evento. Os resultados mostram boa avaliação do público tanto para o Desfile no Sambódromo quanto para o Carnaval de Rua, realizado em diversos pontos da cidade.

Um dos destaques na pesquisa realizada com o público que foi ao desfile no Sambódromo do Anhembi diz respeito ao aumento no número de turistas estrangeiros, que cresceu 73% em relação ao ano de 2014. Turistas nacionais cresceram 22%.

Em relação ao Carnaval de Rua, 100% afirmaram que a Prefeitura deve continuar apoiando o evento na capital. O dado faz parte de pesquisa realizada pela primeira vez no evento, que também recebeu aprovação de mais de 91% dos foliões no requisito organização.

Para o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, as duas pesquisas são de extrema importância para prepararmos os eventos do próximo ano. “Com esses dados em mãos é possível avaliar a impressão dos foliões e o que eles anseiam para o carnaval de 2016. Cerca de 90% do público aprovou o esquema de segurança, e nosso objetivo é melhorar ainda mais. O resultado positivo só fortalece que o Carnaval Paulistano cresce a cada ano e agrada a maioria”, disse.

Pesquisa no Sambódromo

Pelo 11º ano consecutivo, o Observatório realizou pesquisa para saber quem é o público que lota a Passarela do Samba para prestigiar os Desfiles das Escolas do Grupo Especial. Além da presença dos turistas nacionais, que cresceu em 22% em relação a 2014, o Sambódromo recebeu, entre turistas internacionais, estadunidenses, ingleses, colombianos e japoneses.

– Crescimento e melhorias

Levantamento mostrou que o gasto médio dos turistas aumentou 9,2% em relação a 2013. O perfil do público, apesar de permanecer predominantemente feminino, recebeu um número maior de pessoas do gênero masculino, aumentando em 47,3% em relação aos últimos três anos.

Crescimento notável também aconteceu com a faixa etária do público entre 40 e 49 anos. Embora as pessoas com idade entre 30 e 39 anos continue sendo a maioria dos que assistem ao desfile, visitantes com 40 a 49 anos aumentaram em 12% a presença no Sambódromo, em relação a 2014. Também cresceu em 21,3% o número de pessoas que estiveram pela primeira vez no Sambódromo, em relação a 2014.

A organização do evento na Avenida foi bem avaliada por 76% dos entrevistados, que afirmaram melhorias em relação aos anos anteriores. A receita com o turismo dos foliões que vieram para o Sambódromo chegou a R$ 92 milhões este ano. Um aumento de 2,2% em relação a 2014.

– Aprovação nas Redes Sociais

Monitoramento realizado nas principais redes sociais utilizadas pelos internautas sobre o Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial, coletou mais de 50 mil mensagens e fotos com referências como “Carnaval em São Paulo”, “desfile” “escola de samba”, entre outras.

A avaliação mostra que quase 100% das menções ao Sambódromo do Anhembi são positivas. Além disso, foram mais de 14 milhões de pessoas alcançadas na audiência direta e indireta de todas as mensagens postadas nas redes.

Pesquisa no Carnaval de Rua

Pela primeira vez, o núcleo de pesquisas da SPTuris realizou levantamento sobre o público que agita os blocos do Carnaval de Rua de São Paulo e sobre a avaliação destes para a organização, limpeza e segurança do evento. Os resultados foram satisfatórios e demonstraram 100% de aprovação do público.

– Quem pula Carnaval de Rua

Os paulistanos estão entre a maioria do público que participa do Carnaval de Rua, sendo eles 75,9%. Entretanto, o evento também recebe turistas nacionais e estrangeiros, que juntos somam 15,6%. Diferente do que acontece na Passarela do Samba, a predominância, neste evento, é do gênero masculino, que representa 53,1% dos foliões. É também o público jovem quem domina a festa carnavalesca: faixa etária de 24 a 29 anos representa 37,9% e de 30 a 39 anos representa 31,5%. Além disso, 42% do público optou por ficar na cidade só para curtir a programação.

Quem pula o Carnaval de Rua fica na cidade em média 3,8 dias e tem um gasto médio de R$ 719 no período. E a receita com o turismo dos foliões que aproveitaram os blocos de rua chega a R$ 74 milhões.

Avaliação
A organização do evento foi bem avaliada por mais de 91% dos entrevistados, que afirmaram estar melhor do que em anos anteriores. Além disso, cerca de 90% das pessoas aprovaram o esquema de segurança e mais de 86% do público afirmou que as ruas estavam limpas para a passagem dos blocos.

Um dado de destaque: 100% dos entrevistados afirmaram que a Prefeitura deve continuar fazendo o Carnaval de Rua.

– Aprovação nas Redes Sociais

Além da aprovação na pesquisa, a avaliação realizada nas principais redes sociais, com quase 18 mil postagens feitas entre os dias 7 e 16 de fevereiro, mostrou que 89,4% das mensagens foram positivas ou neutras.

A audiência direta e indireta do total de mensagens analisadas chega a 9,3 milhões de usuários das plataformas sociais.

Para visualizar o perfil de público completo do carnaval paulistano e o levantamento de mídias sociais, acesse: http://www.observatoriodoturismo.com.br/

Carnaval 2015: Vai-Vai foi a grande campeã do Grupo Especial

A escola de samba Vai-Vai, que este ano levou à passarela do samba paulistano um enredo que homenageou a cantora Elis Regina ganhou o troféu de primeira colocada no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. Na apuração das notas, que aconteceu no Sambódromo do Anhembi a agremiação do bairro do Bixiga ficou com 269,9 pontos, apenas três décimos à frente da segunda colocada, Mocidade Alegre.

Já as escolas Mancha Verde e Tom Maior, penúltima e última colocadas, respectivamente, caem para o Grupo de Acesso, que este ano teve a Unidos do Peruche como campeã e Pérola Negra a vice-campeã. Ambas entram para o Grupo Especial no ano que vem e apresentam-se no Desfile das Campeãs, que acontece nesta sexta-feira, 20 de fevereiro.

Abaixo as notas finais de todas as escolas dos Grupos Especial e de Acesso.

Grupo Especial

1. Vai-Vai: 269,9
2. Mocidade Alegre: 269,6
3. Rosas de Ouro: 269,4
4. Águia de Ouro: 269,3
5. Dragões da Real: 269,3
6. Acadêmicos do Tucuruvi: 269,2
7. Nenê de Vila Matilde: 269,2
8. Império de Casa Verde: 269,1
9. Gaviões da Fiel: 269,0
10. Unidos de Vila Maria: 268,9
11. X9 Paulistana: 268,7
12. Acadêmicos do Tatuapé: 268,0
13. Mancha Verde: 267,9
14. Tom Maior: 267,7

Grupo de Acesso

1. Unidos do Peruche: 269,4
2. Pérola Negra: 268,9
3. Camisa Verde e Branco: 268,5
4. Leandro de Itaquera: 268,2
5. Colorado do Brás: 266,5
6. Morro da Casa Verde: 266,1
7. Imperador do Ipiranga: 265,7
8. Tricolor Independente: 265,0

Desfile das Campeãs

Confira a ordem de apresentação das escolas de samba no Desfile das Campeãs, que acontece nesta sexta-feira, dia 20 de fevereiro, a partir das 22h no Sambódromo do Anhembi.

1. Vice-campeã do Grupo de Acesso: Pérola Negra
2. Campeã do Grupo de Acesso: Unidos do Peruche
3. 5ª colocada do Grupo Especial: Dragões da Real
4. 4ª colocada do Grupo Especial: Águia de Ouro
5. 3ª colocada do Grupo Especial: Rosas de Ouro
6. 2ª colocada do Grupo Especial – Vice-campeã: Mocidade Alegre
7. 1ª colocada do Grupo Especial – Campeã do Carnaval: Vai-Vai

Neste dia, cada agremiação tem de 50 a 60 minutos para se apresentar.

Confira mais informações e fotos dos desfiles no site de Carnaval www.cidadedesaopaulo.com/carnaval

  • Marca SP

  • Os últimos: