Você está em: Comunicação > Releases

Releases

11 de dezembro de 2012

Pesquisa aponta perfil dos frequentadores do Mercado Municipal Paulistano

Por: Web Matser

Tags:

O Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris), apresenta os resultados do primeiro levantamento realizado em um ponto turístico da capital, o Mercado Municipal Paulistano. Foram realizadas 940 entrevistas, no período de 5 a 11 de novembro deste ano, com o apoio da Supervisão de Abastecimento, responsável pela administração de todos os mercados municipais de São Paulo.

A pesquisa mostra que 47,9% dos visitantes são paulistanos e 8,3% residem na Região Metropolitana. Os turistas brasileiros somam 38,8% e os estrangeiros, 5%. A idade média dos entrevistados é de 41 anos. A faixa etária de 30 a 39 anos agrega 27,9% dos respondentes e a faixa etária de 40 a 49 anos, 20,1%.

Com relação à formação, 40,2% têm ensino superior e 15,1% são pós-graduados. A maioria é assalariada, 28,8%, e os profissionais liberais representam 26,1%. A maior parcela dos visitantes, 46,9%, tem rendimento médio mensal entre 5 e 10 salários mínimos.

O levantamento mostra também que a permanência média dos visitantes no Mercado Municipal é de 1 hora e 38 minutos e que cada turista efetua um gasto médio de R$ 89,73. Outro dado interessante é que 44,6% dos entrevistados aproveitaram a ocasião para passar em algum outro local no entorno. Dentre eles, 76,4% disseram ter visitado a Rua 25 de Março, 5% foram ao Brás e 2,9% estiveram na Santa Ifigênia, principais centros de compras populares da capital. Vale ainda mencionar que outros dois museus localizados nas proximidades, o Catavento Cultural e o da Língua Portuguesa, e o Theatro Municipal também foram citados.

Questionados sobre a motivação da visita, 39,2% responderam o almoço/ lanche, 24,8% passear e conhecer o local; 17,7% apontaram as compras pessoais, 9% responderam especialidades culinárias e 4,5% compras para negócios. A pesquisa mostra também que 23,1% dos entrevistados visitavam o local pela primeira vez e outros 21,8% vão ao Mercado mensalmente. Prevalece o número de visitantes que visitam o local em grupo: 59,9% estavam acompanhados 2 ou 3 pessoas.

Os usuários também avaliaram o Mercado Municipal. A nota média atribuída foi 8,5. Vale destacar que 84,6% deram notas entre 8 e 10. Os entrevistados ainda elegeram os melhores aspectos do Mercado. Diversidade (34%); bares, restaurantes e gastronomia (21,7%); frutas (12,1%); qualidade dos produtos (7,8%) e beleza do local/ arquitetura (3,5%) foram os cinco itens mais apontados.

Confira os dados da pesquisa:

Gênero:
Masculino: 57,9%
Feminino: 42,1%

Faixa Etária média: 41 anos
18 a 24 anos: 10,1%
25 a 29 anos: 13,3%
30 a 39 anos: 27,9%
40 a 49 anos: 20,1%
50 a 59 anos: 16,7%
Acima de 60 anos: 11,8%

Grau de escolaridade:
Pós-graduação: 15,1%
Superior Completo: 40,2%
Superior Incompleto: 13,9%
Médio Completo: 24,5%
Fundamental: 6%
Sem instrução: 0,3%

Ocupação:
Assalariado: 28,8%
Profissional liberal ou autônomo: 26,1%
Empresário: 15%
Funcionário Público: 10,3%
Aposentado: 9,2%
Estudante: 5,3%
Desempregado: 5,3%

Renda Familiar mensal:
Até R$ 622: 0,98%
De R$ 623 a R$ 1.866: 7,14%
De R$ 1.867 a R$ 3.110: 14,57%
De R$ 3.111 a R$ 6.220: 28,43%
De R$ 6.221 a R$ 9.330: 19,96%
De R$ 9.331 a R$ 12.440: 11,06%
De R$ 12.441 a R$ 15.550: 6,6%
Acima de R$ 15.550: 8,2%

Origem dos Entrevistados:
São Paulo – Capital: 47,9%
São Paulo – Região metropolitana: 8,3%
São Paulo – Outras cidades: 17,2%
Brasil – Outros Estados: 21,6%
Exterior: 5%

Motivo da visita ao Mercado:
Almoço/ lanche: 39,2%
Conhecer o local/ passeio: 24,8%
Compras pessoais: 17,7%
Especialidades culinárias: 9%
Compras para negócio: 4,5 %

Itens preferidos:
Diversidade da oferta: 34,2%
Bares e Restaurantes: 21,7%
Frutas: 12,1%
Qualidade dos produtos: 7,8%

Tempo médio de permanência: 1h38

Tempos de permanência no local:
Menos de 30 minutos: 39,2%
Entre 30 minutos e 1 hora: 24,8%
Acima de 1 hora até 2 horas: 17,7%
Acima de 2 horas até 3 horas: 9,0%
Acima de 3 horas até 4 horas: 4,5%
Acima de 4 horas: 1,5%

Tamanho do grupo:
1 pessoa: 27%
2 ou 3 pessoas: 59,9%
4 ou 5 pessoas: 8,7%
6 a 10 pessoas: 1,7%
11 a 20 pessoas: 1,6%
21 a 30 pessoas: 0,5%
Mais de 30 pessoas: 0,6%

Setores de preferência:
Restaurantes e Bares: 63,7%
Frutas e Verduras: 38,8%
Empórios: 36,1%
Carnes, Peixes e Aves: 28,5%
Temperos: 17,7%
Outros: 1,1%

Freqüência de visita ao local:
Primeira vez: 23,1%
Mensalmente: 21,8%
Esporadicamente: 17,1%
Semanalmente: 12,6%
Semestralmente: 11,3%
Anualmente: 9,9%
Diariamente: 3,7%

Gastos no local: R$124,28
Gastos per capita: R$ 89,73

Nota geral atribuída ao Mercado(0-10):
Média 8,5

Visitaram outros locais: 44,6%

Locais visitados próximos ao Mercado:
Rua 25 de Março, Brás, Santa Ifigênia, Galeria Page, Feira da Madrugada, Praça da Sé, Rua Barão de Duprat, Shopping Mundo Oriental.