27 de março de 2023
Zero Summit discutiu ideias e ações para um futuro zero carbono
Realizado em São Paulo, o maior evento sobre descarbonização da América Latina aconteceu em paralelo à primeira corrida de Fórmula E no Brasil
A quarta edição do Zero Summit aconteceu entre os dias 22 e 23 de março, em São Paulo, onde ocorreu a primeira corrida de carros elétricos no Brasil, no último dia 25. O evento, que repetiu o formato híbrido, com transmissão online dos painéis e participação do público presencialmente, promoveu um calendário 365 com ações voltadas à redução da emissão de carbono nas mais diversas esferas.
Tanto o Zero Summit quanto a corrida da Fórmula E fizeram parte da Semana da Sustentabilidade – a ação conjunta entre a organização da Fórmula E, Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria de Educação, e da São Paulo Turismo/SPTuris. A ação principal foram palestras em Centros Educacionais Unificados (CEUs) com alguns dos representantes dos dois eventos, entre os dias 20 e 23 de março.
O evento associa a cidade ao tema positivo da sustentabilidade e da mobilidade elétrica. Frente na qual a cidade de São Paulo vem investindo, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Além dos já consagrados painéis de Mobilidade, Energia, Cidades Inteligentes, Agronegócio, Finanças, alguns novos foram inseridos ao evento: Amazônia, Change Accelerated Live, Youth Zero Organization e Descarbonização. O Youth Zero Organization, por exemplo, tem como premissa representar, incentivar e trazer os jovens para o engajamento de um mundo zero carbono.
Gustavo Pires, diretor-presidente SPTuris participou do último painel, que aconteceu no Planetário do Ibirapuera, e falou sobre sua experiência desde o início da carreira até os dias atuais como um líder dentro da administração municipal.
Zero Awards
Na noite do dia 23, ainda foi realizada a premiação Zero Awards no Museu de Arte Moderna de São Paulo, enaltecendo projetos e mentes inovadoras, com o reconhecimento a personalidades, instituições, empresas, startups e soluções de destaque. Foram cinco categorias ditadas pelo Earthshot Prize, três criadas pelo Zero Summit, sendo a categoria Startups apoiada pela Vidavo.
As categorias de 2023 e os vencedores são:
Jovem inspiração: Bárbara Goziniak.
Star tUp do ano: Boomitra.
Contribuição em vida: Jeffrey Abraham.
Resgatar Nosso Clima: Embrapa – Celso Moretti.
Natureza – Proteção e Restauro: Guilherme Syrkis – Centro Brasil no Clima.
Construir Um Mundo Sem Desperdício: Be Green.
Limpar o Ar Que Respiramos: Nicola Cotugno – ENEL.
Recuperar Nossos Oceanos: Voice of the Ocean.
Os vencedores terão a oportunidade de enviar um pitch sobre o seu projeto para um possível investimento.