Cidade de São Paulo

28 de outubro de 2015

Virada Esportiva 2015: pesquisa mostra aprovação da população

Por: Web Matser

Tags:

Virada_Esportiva_24102015_Foto_MarceloIha (4)2

Foto: Marcelo Iha/ SPTuris.

São Paulo, 25 de outubro de 2015 – Mais de duas mil atividades aconteceram entre sábado e domingo durante a Virada Esportiva 2015, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (Seme), com apoio da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos). Seguindo formato semelhante da Virada Cultural, foram 34 horas ininterruptas de programação, com 130 modalidades esportivas em 416 locais espalhados por toda a capital paulista.

Virada_Esportiva_24102015_Foto_MarceloIha (1)2

Foto: Marcelo Iha/ SPTuris.

O Observatório de Turismo e Eventos de São Paulo, núcleo de pesquisas e inteligência de mercado da SPTuris, realizou nova pesquisa para identificar o perfil e as preferências do público que frequentou o evento. Foram abordadas mais de mil pessoas. O destaque ficou por conta da aprovação geral da população. A nota média dada para o evento foi 8,8, em uma escala até 10. A avaliação ficou acima da média de 2014, que foi de 8,4. O público também como boa ou ótima a infraestrutura geral do evento (90%), os locais de realização (94%) e as atividades oferecidas (83%).

Virada_Esportiva_24102015_Foto_MarceloIha (2)2

Foto: Marcelo Iha/ SPTuris.

Outro destaque foi a faixa etária: a maioria (26%) tinha entre 18 e 24 anos, seguindo pelo público entre 30 e 39 anos (24%). Apenas 12% tinha entre 14 e 17 anos, provavelmente porque a Virada Esportiva aconteceu no mesmo fim de semana de aplicação do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

Virada_Esportiva_24102015_Foto_MarceloIha (3)2

Foto: Marcelo Iha/ SPTuris.

Confira outros dados da pesquisa:

Gênero

Masculino 54% (2014)/ 58% (2015). Tivemos um aumento do público masculino neste ano em 7,4%.

Faixa etária:

2015
14 a 17 anos 12%
18 a 24 anos 26%
25 a 29 anos 16%
30 a 39 anos 24%

Local de participação na Virada:

O Vale do Anhangabaú (26%), C.E. Tietê (21%) e Parque do Ibirapuera (19%) foram os locais mais citados pelos entrevistados para participação.

Qual o motivo da escolha dos locais acima?

35% afirmaram que a boa programação os atraiu. Além disso, o fácil acesso (23%) também foi bastante citado.

Motivo de estar na Virada Esportiva:

No ano passado, 58% veio somente assistir. Neste ano, este número caiu para 48%, o que significa que mais pessoas vieram para praticar os esportes oferecidos e não apenas para observar.

Atividades preferidas:

Os esportes radicais continuam na preferência dos participantes: em 2014, 52% afirmaram que o principal interesse era por esportes radicais. Em 2015, este número subiu para 59%.

Avaliação do evento – Avaliaram entre bom e ótimo:

Infraestrutura geral: 90%

Locais: 94%

Sinalização: 80%

Limpeza: 89%

Sensação de segurança: 90%

Instrutores: 74%

Inscrições: 68%

Atividades oferecidas: 83%

Para você, o que a Virada Esportiva Representa?

Saúde e bem estar: 29%
Conhecer novas atividades esportivas: 26%
Oportunidade de passear pela cidade: 25%

A pesquisa na íntegra estará disponível a partir desta segunda-feira (26) no site observatoriodoturismo.com.br