Você está em: Comunicação > Releases

Releases

2 de maio de 2013

Virada Cultural 2013 – infraestrutura e turismo

Por: Web Matser

Tags:

A Virada Cultural 2013 tem toda a sua infraestrutura preparada pela São Paulo Turismo, empresa municipal de turismo e eventos da cidade. Há nove edições, a empresa é responsável por atividades como produção, atendimento aos artistas, montagem de palcos e banheiros, segurança do backstage e coordenação de limpeza.

O evento procura zelar pelo bem-estar das milhões de pessoas que circulam pelas ruas do centro de São Paulo. Para isso, a distância entre os palcos permitirá mobilidade e fluidez aos participantes. Pelas ruas ainda haverá dezenas de trupes performáticas, que irão interagir com o público e farão intervenções em edifícios em trapézios, escadas, viadutos e becos, com apresentações inusitadas e surpreendentes. Além disso, a SPTuris também cuida da apresentação das projeções da Virada.

Toda a infraestrutura será de grande porte. A região central da cidade contará com nada menos que 25 palcos especialmente montados para a Virada. Quase 3 mil pessoas trabalharão na produção do evento. O público presente contará com nada menos que 50 geradores de energia – são mais de 10.500 KVA.

A segurança e a eficiência do atendimento médico também serão pontos primordiais no evento. Haverá uma base de coordenação, com mapeamento de toda a área da Virada. De lá, profissionais especializados comandarão brigadistas, o deslocamento das 42 ambulâncias e 16 UTIs móveis e, ainda, 1.300 seguranças particulares, responsáveis pela segurança dos palcos e backstage. E também centenas de homens da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana garantirão a ordem durante a Virada. Postos de Policiamento e quatro postos médicos, cada um com dois médicos, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem, estarão localizados em pontos estratégicos para atender o público. Serão ainda utilizados 800 cavaletes, 100 cones para fechamento das vias e 2 km de fita zebrada.

Outra característica importante, que certamente garantirá o conforto da população, serão os bolsões de serviços sanitários. Os banheiros químicos ficarão em grandes espaços abertos – como, por exemplo, próximo aos grandes palcos – para serem facilmente localizados pelo público e terem sua limpeza facilitada. As equipes de limpeza ficarão nos bolsões.

Com a estrutura montada, o público poderá aproveitar a Virada com segurança e todo conforto que um grande evento deve oferecer.

A SPTuris fará também uma edição da São Paulo Best Week, a semana de descontos e ofertas para atrair turistas. A ação será válida para o período de 17 a 19 de maio (www.spbw.com.br).

As empresas TAM Viagens e CVC irão oferecer pacotes a preços especiais para quem quiser prestigiar o evento. Para conferir as ofertas, acesse

“A Virada Cultural também atrai muitas pessoas de fora da cidade, em especial do interior e litoral do Estado de São Paulo, mas também de outros Estados e até de alguns países vizinhos. No ano passado, cerca de 8% de todo o público era de outras cidades. São pessoas, em especial jovens, que viajam até a capital paulista, em busca de cultura, de arte e de lazer, tudo de forma democrática e acessível”, afirma o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder.

Números de infraestrutura:

• 25 palcos
• 22 intervenções (projeção/teatro e música de rua/instalação)
• 8 pistas de dança
• 1.000 banheiros entre padrão e especiais para PNE
• 600 metros de barricadas antipânico
• 1.200 metros de fechamento metálico
• 5.000 metros de grades de proteção
• 800 cavaletes e 100 cones para fechamento das vias + 2 km de fita zebrada
• 50 geradores de energia – gerando mais de 10.500 KVA (252.000KW/H nas 24h)
• 10 telões
• 4 postos médicos por 24 horas com 42 ambulâncias, sendo 16 com UTI
• 700 funcionários contratados (agentes de limpeza, bombeiros e carregadores)
• 1.300 seguranças particulares
• 250 produtores e diretores de palco
• mais de 150 montadores
• mais de 300 técnicos de som, iluminação e projeção

Turismo

A organização da Virada Cultural calcula que em 2012 o público total foi de 4 milhões de pessoas. Segundo o Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris, desse total os turistas representaram cerca de 8% no ano passado. Quase todos eles eram turistas domésticos, com origem principalmente do interior do Estado de São Paulo, além de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Goiás.
O levantamento também traçou o perfil geral do público que participou da Virada:
• 52,3% masculino
• 33% na faixa de 18 a 24 anos
• 52,5% assalariados
• 36,1% com ensino médio
• 23,9% com renda mensal de 3 a 5 salários mínimos

A pesquisa na íntegra pode ser baixada no site www.observatoriodoturismo.com.br.

São Paulo Best Week

A iniciativa da SPTuris que promove descontos e ofertas terá uma edição especial na Virada. A ação será válida para o período de 17 a 19 de maio.

As empresas TAM Viagens e CVC irão oferecer pacotes a preços especiais para quem quiser prestigiar o evento. Para conferir as ofertas, acesse www.spbw.com.br.