Cidade de São Paulo

28 de junho de 2023

SPTuris participa da abertura da Feira do Empreendedorismo Artístico

Por: paula.campos

Tags:

Gustavo Pires, presidente da empresa, falou sobre economia criativa e da relação com as atividades de turismo e eventos na cidade de São Paulo

Abertura da Feira do Empreendedorismo Artístico. Foto: Daniel Déak / SPTuris

O presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Gustavo Pires, participou da abertura da Feira do Empreendedorismo Artístico (FEA), que aconteceu na tarde desta terça-feira (27), no Instituto Itaú Cultural, no bairro Bela Vista, no centro da capital paulista. Antecipando o painel sobre Economia Criativa, Gustavo falou sobre impacto e perspectivas do setor de eventos e turismo em São Paulo.

“A São Paulo Turismo é uma das cinco empresas do mundo que fazem mais eventos públicos, desde uma feirinha gastronômica em uma praça, até a Parada LGBT+, Réveillon e a Virada Cultural e o Carnaval, que são os dois eventos mais democráticos do mundo, onde as pessoas conseguem ter acesso aos maiores artistas e palcos”, explicou.

Além de passar um panorama sobre os principais eventos que contam com apoio de infraestrutura fornecida pela empresa, Gustavo Pires explicou que o setor foi muito prejudicado durante a pandemia, o que impactou na geração de emprego e renda. “Alguns eventos conseguiram inovar e fazer de maneira online, mas muitos não foram realizados”, explicou. O presidente ainda ressaltou que a situação mudou, o setor reaqueceu e, em 2022, a cidade de São Paulo teve em 2022, entre contratações e demissões, um saldo positivo de 37 mil empregos no setor de turismo e eventos.

“Isso não sou eu que estou dizendo, é dado do Caged [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados]. Isso mostra como a economia criativa é necessária cada vez mais e evidencia como o empreendedorismo para o lado da cultura, turismo, lazer e entretenimento é uma realidade”, afirmou o presidente da SPTuris durante o bate-papo.

“São Paulo esteve em quatro meses, de seis deste ano, no top 10 do Booking de destinos procurados no mundo inteiro. Seja pelo turismo de negócios, onde São Paulo é referência, pelo turismo de comércio, onde a região da 25 de Março é um exemplo forte, ou turismo de saúde. Mas definitivamente São Paulo está no topo do turismo de entretenimento e lazer. No Decolar, São Paulo é o destino mais procurado do Brasil”, completou Pires.

Os painéis foram realizados no Instituto Itaú Cultural. Foto: Daniel Déak / SPTuris.

O encontro foi mediado por Fefa Moreira, idealizadora pela Feira, e contou ainda com a participação Aline Torres, secretária Municipal de Cultura, Guto Melo, coordenador de Comunicação Digital da São Paulo Turismo, e outras autoridades que falaram nos painéis: “Economia Criativa: um panorama geral”, “O futuro do entretenimento e diversidade”, e “O panorama mercadológico do entretenimento”.

Sobre a feira

A Feira FEA é voltada para o Empreendedorismo Artístico como um todo, dedicada ao estudante e profissional do setor de Cinema, Teatro, Dança, Televisão, Entretenimento, Artes Plásticas, Eventos, Música, Games, Social Midia, Marketing, Gestão Cultural e Teatro Musical.

Ao longo de edições anteriores a feira teve quase 90 palestrantes como Eduardo Saron (Itaú Cultural), Sergio Mamberti (ator), Odilon Wagner (ator), Reinaldo Gottino (apresentador e jornalista), Thiago Abravanel (ator), entre outras diversas personalidades de relevância e atividade no meio.