Você está em: Comunicação > Releases

Releases

22 de abril de 2013

Segmento formado por viajantes de negócios, empresas de incentivo e eventos em São Paulo ganha ferramenta de busca inédita

Por: Web Matser

Tags:

São Paulo é o principal destino de turismo de negócios na América do Sul e o site facilita a procura de empresas por locais para a realização de eventos, economizando tempo e estimulando a vinda de novas feiras, congressos, reuniões, apresentações e espetáculos;

O site www.cidadedesaopaulo.com/mice reúne mais de 200 espaços como centros de convenções, pavilhões de exposições e salas em hotéis, classificados por categorias.

A São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) lançou o site MICE São Paulo (Meetings, Incentives, Conventions and Exhibitions), uma ferramenta de busca que reúne mais de 200 espaços para eventos na capital paulista. A iniciativa visa atrair novos eventos para a cidade e facilitar a procura das empresas por locais para realizar convenções, feiras, congressos, apresentações e até reuniões de trabalho. O site realiza busca de espaços voltada para as necessidades de operadoras e agências de viagens especializadas, empresas organizadoras de eventos e executivos responsáveis pelos departamentos de viagens e incentivo nas empresas, além de profissionais que trabalham com organização de eventos.

Segundo o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, “a ideia é trazer mais eventos de negócios para São Paulo, já que os turistas que vêm à cidade com esse intuito representam 75% do total, somando as motivações negócios e eventos”. Os espaços para eventos em hotéis fazem parte de uma das categorias existentes no site.

Ele ainda citou os grandes eventos que vão acontecer no município nos próximos anos. “Teremos a Copa do Mundo em 2014, a Convenção Mundial do Rotary Club em 2015 – que deve atrair cerca de 40 mil pessoas –, as Olimpíadas de 2016 que, apesar de acontecer no Rio de Janeiro, vai refletir em São Paulo, e a candidatura da capital paulista para a Expo 2020, que temos boas chances de receber.”

 

MICE São Paulo

Inédito na América Latina, o site reúne no endereço www.cidadedesaopaulo.com/mice mais de 200 espaços cadastrados e torna prática a seleção por locais ideais e compatíveis com as necessidades de diferentes eventos, sejam eles de qualquer tamanho, tipo, público ou segmento. A busca pode ser feita pelo nome ou pelo tipo de espaço, dividido em quatro categorias: Pavilhão de Exposições  , Centro de Convenções e Auditórios  , Espaço para Eventos em Hotéis  , e Espaços Diferenciados. Além disso, é possível aos interessados realizar uma busca com filtro por região da cidade, formato pretendido para o evento ou capacidade de pessoas.

A diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luciane Leite, lembra que o site MICE São Paulo foi inspirado no projeto “Destinos”, do SPCVB, que divide a cidade em regiões. “Dessa forma, deixamos tudo uniformizado e facilita a busca pelos organizadores de eventos”, afirmou. O diretor-superintendente do SPCVB, Toni Sando, disse que essa parceria público-privada entre a SPTuris e a entidade é uma soma que mobiliza a cadeia do turismo. “Queremos trazer cada vez mais eventos para São Paulo e, juntos, fazemos diferença”, falou.

A novidade não só comprova o preparo de São Paulo para receber os mais variados tipos de evento, como cria subsídios para que esse segmento cresça cada vez mais. “Esse é o público que todo destino quer, de alto poder aquisitivo e bastante qualificado, mas também muito exigente. É preciso criar ferramentas para atrair cada vez mais esses visitantes que buscam rapidez e facilidade na hora de decidir onde irá realizar seu evento”, explica. Segundo Rehder, a iniciativa vai ao encontro da estratégia de trabalhar São Paulo como destino turístico que alia negócios, eventos, lazer e cultura. “Queremos continuar crescendo e, para isso, estamos investindo em nossas maiores vocações”, completa.

São Paulo é o centro econômico do País e principal destino de negócios e eventos da América do Sul. De cada grupo de 20 turistas que se hospedaram nos hotéis da cidade em 2011, 15 (75%) desembarcam motivados pela atividade econômica, muitas vezes traduzida em viagens de negócios ou participação nos mais diversos eventos (feiras comerciais, congressos e convenções).

Além de importante para a economia da cidade, trata-se de um turista diferenciado, com alto poder de compra e qualificado. Ainda de acordo com o Observatório do Turismo (núcleo de estudos e pesquisa da São Paulo Turismo), esses visitantes – boa parte empresários, comerciantes e executivos de empresas – têm médias de permanência em São Paulo de 3 dias (brasileiros e estrangeiros), e gastam R$ 1.403,93. Eles vêm não apenas de outras cidades do Brasil, mas também de vários outros países, principalmente Estados Unidos, Argentina e da  Europa, entre outros destinos.

 

Pesquisa de Espaços de Eventos em Hotéis

Para elaborar outras ações de incentivo a esse setor, o Observatório do Turismo também passou a realizar mapeamentos da oferta de turismo de negócios e infraestrutura em São Paulo. O mais recente foi o inédito estudo de “Espaços de Eventos em Hotéis”, realizado no final de 2011.

Entre outras informações, o levantamento apurou que as salas destinadas a eventos nos meios de hospedagem da capital paulista totalizam mais de 86 mil m² e estão distribuídos pelas regiões da cidade da seguinte forma: Sul (63,5%), Centro (19,8%), Oeste (9,4%), Norte (6,2%) e Leste (1%). O valor do metro quadrado é, em média, de R$ 31,01.

 

 

Informações à imprensa:

Gerência de Comunicação – São Paulo Turismo (SPTuris)

Gerente: Lilian Natal
Coordenadora: Daniela Queiroz| Nara Sá
Assessores: Marcelo Iha | Maria Fonseca
Contato: (11) 2226-0409 | [email protected]
Visite : www.spturis.com |www.cidadedesaopaulo.com | www.anhembi.com.br | www.observatoriodoturismo.com.br
Press kit online: www.imprensa.spturis.com
Pedido de fotos: [email protected]