Você está em: Comunicação > Releases

Releases

24 de outubro de 2022

São Paulo recebe a primeira grande exposição sobre F1 no Brasil

Por: paula.campos

Tags:

Mostra de carros, capacetes e troféus de pilotos ficam disponíveis no Parque Ibirapuera até 20 de novembro

Foi dada a largada! A capital paulista recebe, até o dia 20 de novembro, a primeira grande exposição sobre Fórmula 1 no Brasil. O evento, que marca a comemoração dos 50 anos da categoria no País, é realizado na Oca – Pavilhão Lucas Nogueira Garcez – do Parque Ibirapuera. Mostra de carros, escuderias, capacetes e troféus de pilotos que fizeram a história no automobilismo, fazem parte do acervo disponível aos fãs.

A exposição começa em um túnel com imagens dos Grandes Prêmios realizados no Brasil. Em que pese alguns anos realizado em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, a casa brasileira da corrida é a capital paulista – que passou a nominar a etapa há dois anos: GP São Paulo de F1. Interlagos não é considerado sede nacional à toa: o campeão do mundo em 1972, Emerson Fittipaldi venceu no circuito paulistano em 73 e 74; em 75 foi a vez de outro paulista ganhar: José Carlos Pace.

Airton Senna também recebeu a bandeirada final na frente em Interlagos nos anos de 91 e 93. Em 2006 e 2008, Felipe Massa. Completando o pódio nacional, Nelson Piquet venceu duas vezes no Brasil, porém no autódromo de Jacarepaguá. Com registros do fotógrafo Beto Issa, especializado em automobilismo, o visitante pode relembrar essas grandes vitórias.

Registros de Beto Issa, fotógrafo oficial do GP São Paulo de F1, trazem a memória momentos históricos do automobilismo. Foto: José Cordeiro / SPTuris.

E nem só de fotos é composta a exposição. Equipamentos e outros elementos usados pelos atores desses momentos históricos também podem ser encontrados na Oca – a Williams de Nelson Piquet, a Jordan de Rubinho, a Ferrari de Felipe Massa e a Renault de Giancarlo Fisichella; o macacão, o capacete e o troféu de Pace; o sapato e a roupa que Senna usou no GP do BR de 1993 e o troféu de sua segunda vitória; e o capacete que Fittipaldi vestiu em 72.

Exposição reúne acervo de Airton Senna e de outros grandes nomes do automobilismo. Foto: José Cordeiro / SPTuris.

Entrevistas ao vivo com personalidades do automobilismo, jovens pilotos, engenheiros também estarão disponíveis ao longo da exposição. Produtos comemorativos dos 50 anos de grandes prêmios podem ser encontrados na loja da Oca durante todo o período da mostra.

“A capital possui expressivo conhecimento sobre o automobilismo e o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, já consolidado na cidade, é prova disso.  Uma exposição dedicada a um dos maiores eventos anuais em visibilidade internacional da cidade é uma iniciativa histórica e importantíssima para comemorar os 50 anos da categoria no País”, afirmou Gustavo-Pires, diretor-presidente da São Paulo Turismo.

A exposição funciona de terça a domingo, das 10h às 21h. Cada grupo, composto por até 200 pessoas, poderá usufruir de 60 minutos de visitação. Os ingressos custam a partir de R$ 50 e podem ser adquiridos pelo site do Evetim: eventim.com.br/expo50anosGP. Às terças o acesso é gratuito. Parte da renda arrecadada com a venda de ingressos será destinada ao Instituto Ayrton Senna.