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11 de junho de 2012

São Paulo Fashion Week movimenta a cidade e a economia

Por: Web Matser

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Nesta segunda-feira, 11 de junho, começa a edição Primavera/Verão 2013 da São Paulo Fashion Week (SPFW), maior evento do setor na América Latina que movimenta milhões em negócios, tem duas edições por ano e reúne alguns dos mais importantes estilistas para o lançamento de suas coleções. De acordo com dados do Observatório do Turismo, núcleo de estudos da SPTuris (empresa municipal de turismo e eventos) que realizou um levantamento na última edição, em janeiro deste ano, 8,8% do público era composto por turistas.

Entre os estrangeiros, os principais destinos de origem foram Argentina, Chile, Inglaterra e Portugal. Já entre os brasileiros, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, além de cidades do interior de São Paulo, como Americana, Jundiaí, Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto, foram os maiores emissores de turistas.

A pesquisa também demonstrou que, desses visitantes, 70,4% eram mulheres, 88,4% pertenciam à faixa etária entre 18 e 39 anos, 43% apresentavam grau de escolaridade superior completo e 42,8% tinham renda familiar acima de R$ 6221. Os turistas gastaram, em média, R$ 2185 em toda a viagem e o tempo de permanência médio foi de 4,9 dias.

O presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, revela a importância da semana de moda para São Paulo. “Eventos como este são essenciais para a cidade, tanto pela sua relevância como agente de inovação e modernização do setor, quanto pela divulgação da produção criativa paulista que vai além do mundo da moda”, afirma.

Público avalia a cidade

Durante a pesquisa realizada na SPFW Outono/Inverno 2012, o Observatório do Turismo perguntou ao público qual a avaliação que dariam para São Paulo. Os entrevistados classificaram a cidade com notas de um a sete, sendo que um representava “muito abaixo das expectativas” e sete, “muito acima”. Conquistaram nota sete da maioria dos entrevistados os itens Compras (75,2%), Gastronomia (68%), Hospedagem (62,7%), Cultura e Entretenimento (55,6%) e Táxi (36,1%). As avaliações menos positivas foram para Sensação de Segurança e Limpeza, para as quais a maioria deu nota 4, sendo respectivamente, 32,8% e 24,8%.