Você está em: Comunicação > Releases

Releases

15 de fevereiro de 2023

Sambródromo está pronto para os grandes desfiles

Por: paula.campos

Tags:

A dois dias do início das apresentações das escolas do Grupo Especial, últimos retoques na pista deixarão a passarela do samba perfeita para o carnaval de 2023

Vista da montagem das estruturas temporárias no Sambódromo do Anhembi para os desfiles do Carnaval 2023. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

A última demão de tinta na pista encerrará os ajustes na infraestrutura do sambódromo paulistano para os destiles das escolas de samba do Grupo Especial. As apresentações serão na sexta-feira (17) e no sábado (18), quando as 14 maiores agremiações disputarão o título de 2023. No domingo (19), outras oito escolas tentarão ascender, sendo que quatro já foram campeãs do Especial.

Para que tudo esteja de acordo, entre obras e mão de obra, a São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de turismo e eventos da Prefeitura, investiu R$ 1,3 milhão. As principais intervenções foram a revisão de todo o sistema de iluminação da pista, concentração e dispersão – incluindo a subestações de energia, a recuperação da pista de desfile, a pintura das arquibancadas e a poda das árvores do entorno.

O sambódromo paulistano é composto por três áreas internas: concentração, com 23 mil metros quadrados, a dispersão, com 14 mil, e a pista, batizada de Passarela Adoniran Barbosa, que tem 530 metros de comprimento por 14 de largura. Como apoio e para contribuir com a qualidade do espetáculo, um terreno, ao lado da dispersão, na Av. Olavo Fontoura, é utilizado para o estacionamento dos carros alegóricos antes e depois dos desfiles. A capacidade de público varia de 30 mil a 35 mil pessoas, a depender das montagens especiais, como camarotes. Além do carnaval e shows, este ano o espaço receberá a inédita corrida internacional de Fórmula E, em 25 de março.

Este será o primeiro ano no qual as 14 escolas de samba puderam fazer o carnaval utilizando a estrutura completa da Fábrica do Samba. O complexo, com barracões idênticos, foi inaugurado pelo prefeito Ricardo Nunes em 25 de março do ano passado e fica a apenas um quilômetro do sambódromo — Av. Dr. Abraão Ribeiro, 505.