Cidade de São Paulo

16 de julho de 2015

Prática esportiva ao ar livre é boa opção para paulistanos

Por: Web Matser

Tags:

Capital oferece uma infinidade de lugares para se exercitar, andar de bicicleta, fazer yoga, correr ou caminhar

Ciclista aproveita o espaço do Parque do Ibirapuera para se exercitar. Foto: José Cordeiro/SPTuris.

Ciclista aproveita o espaço do Parque do Ibirapuera para se exercitar. Foto: José Cordeiro/SPTuris.

O orçamento está curto para pagar uma academia? Em uma cidade como São Paulo, não é preciso gastar dinheiro para praticar algumas horas de atividade física. A metrópole reúne uma série de parques e área verdes com infraestrutura para a prática de esportes, além de praças com equipamentos para alongamento e ciclovias. Está tudo a disposição para ser utilizado.

Fazer exercícios ao ar livre permite vivenciar a cidade com um olhar diferente da correria diária e pode ser incorporada a rotina de cada um. Caminhar, por exemplo, é uma excelente opção para corpo, mente e alma.

Recentemente uma pesquisa realizada pela universidade da Escócia avaliou os efeitos positivos da caminhada e constatou-se que o principal deles é o combate a depressão. De acordo com o estudo publicado na revista científica Mental Health and Physical Activity, “caminhar é uma forma de intervenção efetiva contra a depressão” e tem resultados similares aos de formas mais vigorosas de exercício.

O sedentarismo pode estar com os dias contados para quem vive em São Paulo. Confira uma lista de lugares espalhados pela cidade que atendem diferentes gostos e que vão fazer qualquer um sair do sofá:

Para os amantes da magrela

Bike Tour SP: Promove roteiros guiados e gratuitos, com direito a áudio em inglês. Os participantes visitam diversos pontos turísticos da cidade, conhecem fatos históricos e curiosidades, além de darem boas pedaladas pela cidade.

Sampa Bikers: O grupo promove diversos tipos de passeios. Há o Pedal Noturno, com roteiros realizados durante a noite; opções ecológicas, que envolvem aventuras; passeios temáticos para as estações do ano; um exclusivo para mulheres e também alguns trajetos realizados durante o dia.

Ciclovias: Além das ciclofaixas de lazer aos domingos, que ligam muitos parques da cidade, São Paulo tem uma rede extensa de ciclovias, que deve chegar aos 400 quilômetros até o fim do ano. É uma boa opção para se locomover na cidade, seja no dia a dia ou no período de lazer.

Natureza oferece ambiente mais calmo para quem quer praticar algum esporte. Foto: José Cordeiro/SPTuris.

Natureza oferece ambiente mais calmo para quem quer praticar algum esporte. Foto: José Cordeiro/SPTuris.

Para os apaixonados por parques e caminhadas

Parque do Ibirapuera: O maior e mais importante parque da cidade, atrai todo tipo de público pelas opções de lazer que tem disponível. Para os atletas de plantão, as opções são muitas. Pistas de cooper, bicicletário com aluguel de bicicletas, quadras, campos de futebol, entre outros.

Parque da Aclimação: Com quadras para vários esportes, campos de futebol, bicicletas, pessoas correndo e pistas de caminhada, o Parque da Aclimação oferece um refúgio natural no meio da cidade para quem quiser praticar esportes ao ar livre. Os visitantes também podem praticar yoga.

Parque do Carmo: Localizado na zona Leste, o Parque do Carmo é outra boa opção para os fãs de parques. Com a mesma infraestrutura esportiva dos outros parques, o diferencial fica para as churrasqueiras que podem ser utilizadas depois de uma manhã de muita atividade física.

Parque da Juventude: Localizado onde ficava antes o presídio do Carandiru, o Parque da Juventude conta com oito quadras poliesportivas e duas de tênis, aulas de tênis e taewkondo gratuitas e um vasto espaço utilizado por skatistas.

Parque do Trabalhador: Localizado na zona Leste, o parque conta com ótima estrutura esportiva e tem parceria com o Clube Escola, que dá aulas de diversos esportes, como futebol, basquete, rúgbi e karatê.

Parque Villa-Lobos: Um dos parques mais famosos da cidade, conta com diversas quadras e áreas para quem quiser pedalar ou andar de patins ou skate.

Parque Zilda Natel: Localizado na zona Oeste, o parque é reduto de quem gosta de andar de skate ou patins. Com três pistas específicas para a prática do esporte, o parque segue uma linha mais urbana, mas sem deixar a natureza de lado.

Praça Victor Civita: A praça, localizada em Pinheiros, conta com muitos atrativos. Além da extensa agenda cultural, ela possui uma programação gratuita voltada aos esportes, como, por exemplo, pilates e yoga.

Para quem gosta de se alongar, há também o projeto Yoga ao ar livre. Idealizado por Juliana Figueira, que busca democratizar a prática do yoga com aulas gratuitas. Elas ocorrem, geralmente, no Parque da Juventude, e os participantes se encontram por volta das 10h. Quem quiser acompanhar as atividades, é só entrar no grupo do Facebook.

Serviços:

BikeTour SP
Confira programação no site: biketoursp

Sampa Bikers
Confira programação no site: sampabikers

Cicloavias
Confira o mapa das ciclovias: cetsp.com.br

Parque Ibirapuera
End.: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Vila Mariana – zona Sul – São Paulo.
Horário de funcionamento: diariamente, das 5h às 0h.
Tel.: (11) 5574-5505.
parqueibirapuera

Parque da Aclimação
End.: Rua Muniz de Souza, 1.119 – Aclimação – Centro-oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h.
Tel.: (11) 3208-4042.
prefeitura.sp.gov.br

Parque do Carmo – Olavo Egydio Setúbal
End.: Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera – zona Leste – São Paulo.
Horário de funcionamento: diariamente, das 5h30 às 18h.
Tel.: (11) 2748-0010.
prefeitura.sp.gov.br

Parque da Juventude
End.: Av. Zaki Narchi, 1.309 – Carandiru – zona Norte – São Paulo (próximo ao metrô Carandiru).
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 6h às 18h (as quadras funcionam de segunda a sábado, das 6h à 00h; domingo, das 6h às 22h).
Tel.: (11) 2251-2706/ 2089-8600.
parquedajuventudesma

Parque Esportivo do Trabalhador
End.: Rua Canuto de Abreu, s/n° – Tatuapé – zona Leste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 6h às 22h; sábado, domingo e feriados, das 6h às 18h.
Tel.: (11) 2671-8788.
prefeitura.sp.gov.br

Parque Villa-Lobos
End.: Av. Professor Fonseca Rodrigues – 2.001 – Alto de Pinheiros – zona Oeste – São Paulo (próximo a estação Villa-Lobos/Jaguaré da CPTM).
Horário de funcionamento: diariamente, daas 5h30 às 19h.
Tel.: (11) 3021-6285.
parquevillalobos

Parque Zilda Natel
End.: Av. Dr. Arnaldo, 1.250 – Sumaré – zona Oeste – são Paulo (entre os metrôs Sumaré e Clínicas).
Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 21h.
Tel.: (11) 3862-2921.
prefeitura.sp.gov.br

Praça Victor Civita
End.: Rua do Sumidouro, 580 – Pinheiro – zona Oeste – São Paulo (próximo ao metrô Pinheiros).
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h30 às 19h.
Tel.: (11) 3031-3689.
pracavictorcivita

Yoga ao ar livre
Confira informações no grupo: facebook.com/yogaaoarlivre