Cidade de São Paulo

21 de junho de 2013

Observatório do Turismo, o núcleo de pesquisas da SPTuris

Por: Web Matser

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São Paulo, 21 de junho de 2013 – O Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo (OT), núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), foi criado em 2008 com o objetivo de analisar, periodicamente, o comportamento do turismo paulistano e do segmento de eventos da capital paulista.

Além dos levantamentos mensais, como o desempenho hoteleiro e arrecadação municipal com o Imposto Sobre Serviços (ISS) do Grupo 13 (turismo), o OT realiza pesquisas em grandes eventos como a Fórmula 1, Carnaval, Salão do Automóvel, São Paulo Indy 300, São Paulo Fashion Week, Parada LGBT e Virada Cultural. Também há estudos feitos em megashows, como foi o caso das apresentações da Madonna, Britney Spears, Aerosmith, festival Lollapolooza e outros.

Nesses levantamentos são apurados e analisados itens como perfil do público, porcentagem e perfil dos turistas, impacto econômico, além de aspectos como avaliação dos participantes em relação à cidade e ao evento.

Estes dados são usados pela SPTuris como forma de melhorar o atendimento dos turistas na cidade, especificar o treinamento do pessoal envolvido e gerar campanhas e programas direcionados ao público alvo dos eventos.

Periodicamente, o OT também realiza grandes estudos que são primordiais para pautar ações da SPTuris e de toda a cadeia produtiva do turismo em São Paulo, como empresários, hoteleiros, donos de agências de turismo, guias e tantos outros. Entre os principais estudos desse tipo, está o perfil de hóspedes nos meios de hospedagem da cidade e a demanda turística em aeroportos, a exemplo do grande levantamento realizado no Aeroporto de Guarulhos em 2011.

De acordo com o presidente da SPTuris, esses indicadores são muito importantes para traçar a estratégia e obter uma direção certeira a seguir. “O Observatório do Turismo é um termômetro e um indicador estratégico das ações dos setores envolvidos com a atividade turística em São Paulo. A atuação do Observatório é importante inclusive para medir o impacto dos projetos que realizamos e para obtermos informações essenciais para desenhar os próximos passos. Dados como de onde vêm o turista, onde ele gasta e o que ele procura foram e são fundamentais para nosso planejamento”, afirma.

Segundo a responsável pelo OT na SPTuris, Beatriz Lage, esse trabalho é determinante para o turismo na cidade. “Quando temos uma casa, por mais linda que ela seja, é importante conhecer quem circula por ela: seus moradores, seus hóspedes, além de saber tudo que ela dispõe, para que todos se sintam bem. O Observatório tem essa responsabilidade de identificar a situação da cidade e como está sendo usada. É um instrumento de apoio na busca de informações do turismo e de eventos, que irão ajudar nas decisões de seus gestores, para oferecer condições para que seus visitantes fiquem felizes e queiram voltar novamente”, explica.

Todas as pesquisas e publicações feitas pelo núcleo estão disponíveis para consulta e download no site www.observatoriodoturismo.com.br.

Prêmios e referência
Premiado pelo Ministério do Turismo em 2010 como uma das quatro melhores práticas de desenvolvimento turístico regional de todo o Brasil, o núcleo paulista tornou-se referência em realização de levantamento e estudos estatísticos no setor. Inspirou a criação do Observatório de Turismo e Hospitalidade de Itu, Bahia, São Luís entre outros destinos no país que já procuraram a SPTuris para conhecer melhor a estrutura do núcleo, entre eles Mato Grosso, Distrito Federal, Paraná e Roraima.