19 de julho de 2011

Números do primeiro semestre sinalizam bom desempenho da hotelaria paulistana em 2011

De acordo com o Observatório do Turismo de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris – empresa de promoção turística e eventos da cidade), a ocupação dos hotéis paulistanos no primeiro semestre deste ano foi, em média, de 69,3%, um aumento de 4,61% em relação ao mesmo período de 2010. Somente no mês de junho, a média foi de 74,97%, maior índice do período nos últimos seis anos.

“Apesar da valorização do real frente ao dólar, a procura dos turistas por São Paulo continua aumentando, prova de que a cidade é antenada e está cada vez mais na moda. Além disso, temos percebido que mais e mais visitantes procuram a cidade para lazer e entretenimento, e não apenas negócios. Acreditamos que nossos projetos, como o Fique Mais um Dia, nossos planos de promoção e divulgação da capital paulista e o apoio a grandes eventos e aos setores da Economia Criativa têm surtido muito efeito”, afirma o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho.

Segundo ele, “o aumento expressivo registrado em junho se deu ainda em razão dos vários shows internacionais, de eventos como a São Paulo Fashion Week, a Parada LGBT e a Fórmula Truck, as feiras e a vasta agenda cultural da cidade, cada vez mais cheia e cobiçada”.

A alta procura também possibilitou o crescimento do valor da diária, indicando que a hotelaria tem conseguido uma recuperação tarifária, além de ajustes de acordo com a inflação. Nos primeiros meses deste ano, o preço médio da diária foi de R$ 246,26, frente aos R$ 201,16 do ano passado, um avanço de 22,4%.

Em 2011, o turismo em São Paulo tem alcançado sucesso ainda maior ao que obteve em 2010, quando São Paulo recebeu 11,7 milhões de visitantes, que movimentaram cerca de R$ 9,7 bilhões, números inéditos.

“Fechar o primeiro semestre com esses excelentes índices sinaliza que terminaremos 2011 com novo recorde de ocupação hoteleira. Isso é resultado de um longo trabalho, que começamos desde 2005. Trabalhar e divulgar as economias criativas da cidade atrai cada vez mais turistas que não querem só viajar, e sim, ter experiências memoráveis e aproveitar ao máximo o que o destino pode lhe oferecer.”, comemora o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho.

Cadeia produtiva do turismo discute medidas e tendências

O sucesso do turismo de São Paulo e os recordes sucessivos na ocupação hoteleira são comemorados, mas ao mesmo tempo o setor estuda maneiras de torná-lo sustentável. Em dezembro do ano passado, pela primeira vez, a SPTuris reuniu empresários e entidades do setor para uma análise conjuntural. No próximo dia 16 de agosto, a empresa municipal de turismo, juntamente com o Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP) e o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), irá promover um novo encontro no Palácio das Convenções do Anhembi, quando representantes da hotelaria, do segmento de eventos e do turismo receptivo irão discutir, com base no primeiro semestre e no calendário de eventos, o que poderá acontecer em 2012.

O evento, chamado de Panorama da Hotelaria Paulistana – Balanço do 1º semestre de 2011 e Perspectivas para 2012, o vice-presidente da SPTuris, Tasso Gadzanis, também irá apresentar o relatório completo dos seis primeiros meses do ano, que contempla, além do índice de ocupação hoteleira, os valores de Imposto Sobre Serviço (ISS) arrecadados pela atividade turística, desembarques nos aeroportos e também uma nova pesquisa sobre o perfil dos hóspedes dos hotéis paulistanos.

Participarão ainda do encontro o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Marcos Cintra, o secretário municipal de Controle Urbano, Orlando de Almeida, e o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho, entre outros.