Você está em: Comunicação > Releases

Releases

21 de fevereiro de 2023

Mocidade Alegre é campeã do carnaval de SP

Por: paula.campos

Tags:

Com enredo sobre o primeiro samurai negro no Japão, a agremiação desfilou na madrugada de sábado (18)

Ao todo, 1.800 componentes desfilaram pela Mocidade Alegre no último sábado

A Mocidade Alegre é a grande campeã do Carnaval de São Paulo 2023. A agremiação da zona norte da capital paulista foi fundada em setembro de 1967 e, neste ano, conquistou o 11º título de sua história, com o enredo “Yasuke” – um imigrante africano que se tornou um dos mais respeitados no país.

Ao todo, 34 agremiações atravessaram a passarela do samba no carnaval de 2023. No dia 11, 12 escolas de samba do Grupo de Acesso 2 passaram pelo Sambódromo, dias 17 e 18 foi a vez das 14 escolas do Grupo Especial – sete em cada dia, sendo que a Mocidade foi a quinta a desfilar no sábado. Já no dia 19, desfilaram oito escolas do Acesso 1.

Este foi o primeiro ano no qual as escolas puderam fazer o carnaval utilizando a estrutura completa da Fábrica do Samba. O complexo, que foi inaugurado pelo prefeito Ricardo Nunes em 25 de março do ano passado, fica a apenas um quilômetro do sambódromo — Av. Dr. Abraão Ribeiro, 505. Com barracões idênticos, A Fábrica permita que todas as agremiações tenham a mesma oportunidade de produzir um bom trabalho.

E depois de longos meses de preparação, os 1.800 componentes da Mocidade passaram pela concentração, com 23 mil metros quadrados, dispersão, com 14 mil, e pista, batizada de Passarela Adoniran Barbosa, que tem 530 metros de comprimento por 14 de largura’.

Apuração e outros resultados

A apuração das notas do carnaval de São Paulo aconteceu na tarde desta terça-feira (21), no Sambódromo do Anhembi. Os jurados avaliaram nove quesitos, sendo que a ordem de leitura das notas foi sorteada na segunda-feira (20), na sede da Liga-SP. Os quesitos seguiram a seguinte sequência: harmonia, bateria, enredo, alegoria, evolução, samba-enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira e fantasia.

O segundo, terceiro, quarto e quinto lugares ficaram com as escolas Mancha Verde, Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tatuapé e Dragões da Real, respectivamente. As cinco agremiações retornam à passarela do samba para comemorar os bons resultados alcançados no próximo sábado (25). Unidos de Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio foram rebaixadas para o Grupo de Acesso 1.