29 de novembro de 2023
Fórum Regional de Turismo do Polo discute experiências e boas práticas no Turismo
Primeira edição do evento traz diversidade de temáticas e palestrantes visando ao desenvolvimento do turismo ecológico e sustentável
O 1 º Fórum Regional de Turismo do Polo de Ecoturismo de São Paulo vai acontecer nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, na Mansão Fato, um espaço de eventos localizado em Parelheiros. O Fórum é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, com apoio do Conselho Gestor de Turismo do Polo (Congetur) e realização da São Paulo Turismo, empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo.
As inscrições são gratuitas e o objetivo é capacitar, debater ações e projetos, apresentar tendências e integrar os atores envolvidos no desenvolvimento do turismo dessa região tão especial da cidade de São Paulo. O evento é voltado apenas aos empreendedores e gestores de estabelecimentos turísticos do território, além de agricultores, guias de turismo e monitores que atuam na região, assim como ativistas e líderes comunitários.
As temáticas abordadas serão políticas públicas para a região, turismo de base comunitária, cooperativismo, sensibilização à diversidade, acessibilidade e inclusão, prevenção de acidentes e segurança, experiências no turismo e boas práticas do turismo.
Acesse www.polodeecoturismosp.com/forumregional para saber mais.
Confira a Programação
9h – Credenciamento e café de boas-vindas
10h – Abertura com autoridades – Políticas públicas e o desenvolvimento do turismo do Polo
11h – Painel 1 – Segmentação e oportunidades de mercado
• Sensibilização para a Diversidade – Ricardo Gomes – Câmara de Comércio LGBT
• Turismo Acessível – Jessica Paula – Passaporte Acessível
• Ecoturismo Pet Friendly- Sharlene Irente – Cãomigo
12h30 – Experiências no turismo – Como atender a diferentes demandas do mercado – Samir Reis – Infinity Turismo
13h às 14h – Almoço no local
14h – Palestra: Prevenção de acidentes e segurança do visitante – Sivia Basile – Férias Viva
14h30 – Painel 2 – Turismo de Base Comunitária do Polo
• Turismo em Terra Indígena – Daniel Cabrera – Agência Vivalá
• A experiência da Terra Indígena Tenonde Porã
• Turismo rural – O Projeto Acolhendo em Parelheiros
16h – Palestra: Políticas Públicas no Agronegócio e Turismo de Base Rural – o exemplo de Jundiaí. Eduardo Alvarez – Secretário Municipal de Agronegócio, Abastecimento e Turismo
16h30 – O desenvolvimento do Polo de Ecoturismo
• Detalhamento das ações em andamento
• Projetos da Secretaria de Estado de Turismo
• Apresentação de projetos inscritos
18h – Encerramento
Conheça os palestrantes
Daniel Cabrera
Fundador e diretor-executivo da Vivalá, negócio social que trabalha no desenvolvimento do turismo sustentável, com experiências em 25 unidades de conservação, em conjunto com comunidades tradicionais indígenas, ribeirinhas, caiçaras, quilombolas e sertanejas. Considerado um Jovem Líder das Américas pelo Departamento de Estado Americano.
Eduardo José da Silveira Alvarez
Graduado em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia de Uberaba, especialista em Educação Ambiental pela UFSCar e mestre em Aquicultura pela Unesp. Professor do Centro Paula Souza e responsável pela implantação dos laboratórios para curso Técnico em Viticultura e Enologia e para o curso de Técnico em Química na Etec Benedito Storani.
Jéssica Paula
Jornalista pela Universidade de Brasília (UnB) e consultora em diversidade e inclusão, ela vive com uma deficiência física desde os seis anos e hoje caminha com um par de muletas. Fundou a produtora Passaporte Acessível para registrar experiências inéditas de viagens. Em suas produções mais recentes, Jéssica atravessou os Lençóis Maranhenses, a pé.
Ricardo Gomes
Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil – Câmara LGBT, formado em Comunicação e pós-graduado pela Universidade de Londrina, tem uma trajetória de 20 anos na área de eventos. Nos últimos sete anos tem se dedicado também ao fomento do Turismo LGBT e dos Negócios da Comunidade LGBTI+, áreas que também atua como palestrante.
Samir Reis
Tem 42 anos, é formado em Administração, com especialização em Estatística Computacional. Entrou para o mercado de Turismo em 2010, com formação em Guia de Turismo, além de cursos de especialização em ecoturismo e atividades ao ar livre.
Sharlene Irente
Mãe de quatro pets viajantes, une sua experiência pessoal de viajar com pets por diversos destinos e estados a estudos, pesquisas e à experiência de ter atendido a mais de 400 tutores e pets, em viagens e eventos de ecoturismo. É vice-presidente da Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV) e redatora do blog Cãomigo, especializado em Turismo Pet Friendly.
Silvia Basile
Diretora-presidente da Associação Férias Vivas, é reconhecida pela sua participação na criação de padrões internacionais de segurança no turismo. É coordenadora da norma ABNT NBR ISO 21.101 Sistema de Gestão de Segurança para Turismo de Aventura e foi responsável pelo primeiro projeto de implementação dos protocolos de gestão da segurança em Socorro/SP.
Valéria Maria Macoratti
Proprietária do Sítio Nossa Fazenda, que recebe escolas e grupos de turismo de base comunitária. Ela trabalha com agricultora familiar orgânica e permacultora; é educadora ambiental, protetora de animais e foi presidente da Cooperapas. Foi ainda idealizadora do projeto “Turma do Nino” e uma das fundadoras do projeto Acolhida na Colônia em São Paulo.
Sobre o Polo de Ecoturismo
O Polo de Ecoturismo de São Paulo é um território extenso, que ocupa cerca de 28% da área do município. É subdividido em três distritos, sendo Parelheiros e Marsilac na Subprefeitura de Parelheiros, e um trecho do distrito de Grajaú, parte da Subprefeitura de Capela do Socorro, com destaque para o bairro da Ilha do Bororé.
A região possui uma grande importância e riqueza ambiental. Ao longo dos mais de 400km² de extensão, encontram-se importantes unidades de conservação, como áreas de preservação ambiental, parques naturais, reservas particulares de patrimônio natural, além da Terra Indígena Tenondé Porã. Parte da extensão do Polo é definida como zona rural.
Em toda essa extensão territorial é possível encontrar atrações, como cachoeiras de águas cristalinas, sítios agroecológicos, patrimônio histórico e importantes marcos culturais da cidade. Para saber mais acesse www.polodeecoturismosp.com.