Você está em: Comunicação > Releases

Releases

9 de novembro de 2011

Fórmula 1 movimenta o turismo em São Paulo

Por: Web Matser

Tags:

Considerado um dos melhores momentos para o turismo em São Paulo durante o ano, milhares de aficionados por automobilismo desembarcam na cidade para conferir o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que este ano acontece de 25 a 27 de novembro (dois dias de treino e a corrida), no Autódromo de Interlagos.

O levantamento realizado pelo Observatório do Turismo, núcleo de estudos e tendências da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de promoção turística e eventos), demonstra a importância do GP Brasil, evento que lota os hotéis e movimenta a cadeia produtiva da cidade.

Segundo a pesquisa realizada em 2010, a corrida atraiu 68 mil visitantes em todo o período (considerando também a Grande São Paulo) e ainda foi responsável pela movimentação de aproximadamente R$ 250 milhões na economia da cidade durante a semana do evento.

Os valores incluem, além dos gastos dos visitantes com a atração, hospedagem e transporte, a movimentação em atrativos da cidade, que conta com uma imensa variedade de opções de lazer, cultura, compras e gastronomia.

Pesquisa 2011

Este ano, durante o GP de Fórmula 1, quase 20 pesquisadores do Observatório aplicarão aproximadamente 1,8 mil questionários para colher informações sobre o perfil do público, suas necessidades e demandas, além de suas impressões sobre a cidade e o evento. Os primeiros resultados da pesquisa devem sair uma semana após a prova.

Perfil do público do GP de Fórmula 1 (2010):

Tempo de permanência médio: 3,1 dias
Gasto médio: R$ 1.779,42

Gênero
Homens: 79,4%
Mulheres: 20,6%

Renda predominante
Acima de 25 salários mínimos: 25,5%
De 5 a 10 salários mínimos: 24,4%

Faixa etária predominante
De 30 a 39 anos: 32,4%
De 40 a 49 anos: 24,9%

Procedência geral
Residem em São Paulo: 60%
Região metropolitana: 18,2%
Outros municípios paulistas: 7,3%
Outros estados: 10,9%
Estrangeiros: 3,6%

Principais procedências
Cidades do Estado de São Paulo: Campinas, Jundiaí, Atibaia e São Bernardo do Campo
Outros Estados brasileiros: Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal e Santa Catarina
Estrangeiros: Argentina, Chile, Inglaterra, Equador e México

Atividades mais procuradas
Lazer: 38,4%
Gastronomia: 25,3%
Compras: 20,2%.
Vida Noturna: 10,6%