23 de novembro de 2012
Fórmula 1 atrai turistas e destaca São Paulo
De 23 a 25 de novembro, o Autódromo de Interlagos recebe o 41º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, considerado um dos mais importantes eventos da cidade. O Observatório do Turismo, núcleo de estudos da SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos, fez um levantamento do perfil do público na corrida do ano passado.
De acordo com os dados, o público é composto em sua maioria por homens (85,7%), com faixa etária de 30 a 39 anos (32,7%) e com graduação ou pós-graduação completa (65,4%). A pesquisa aponta que os turistas representam 26,5% dos entrevistados. Os principais destinos emissores foram as cidades de Belo Horizonte, Campinas, Salvador, Brasília e Curitiba, e países como Argentina, Chile, México, Estados Unidos e Colômbia.
O levantamento também mostra que os visitantes permaneceram em média 2,8 dias na capital e gastaram cerca de R$ 2212,45 no período. Os valores incluem gastos com compras (35,2%), hospedagem (27,8%), entretenimento (20%), alimentação (11,6%) e transporte (5,4%).
Segundo o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, a relevância do evento para a cidade é inegável. “A Fórmula 1 destaca São Paulo no cenário internacional como importante capital do automobilismo. Essa visibilidade contribui para a atração de ainda mais turistas, que vão usufruir da estrutura de serviços e lazer da cidade, movimentando a economia”.
Durante a corrida de 2012, o Observatório do Turismo aplicará cerca de 1.200 questionários, para traçar o perfil do público.
Perfil do público do GP de Fórmula 1:
Gênero
Homens: 85%
Mulheres: 15%
Renda predominante
De 11 a 15 salários mínimos: 28,7%
Acima de 25 salários mínimos: 26,1%
Escolaridade predominante
Graduação completa: 46,7%
Pós-graduação: 18,7%
Faixa etária predominante
De 30 a 39 anos: 32,7%
De 25 a 29 anos: 22,9%
Meio de transporte utilizado para chegar ao evento
Carro: 49,5%
Trem: 20,1%
Procedência geral
Brasileiros: 95,9%
Estrangeiros: 4,1%
Principais procedências
Cidades brasileiras: São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Salvador, Brasília e Curitiba.
Outros países: Argentina, Chile México, Estados Unidos e Colômbia.
Tempo de permanência médio: 2,8 dias
Gasto médio: R$ 2212,45
Tipo de gastos dos turistas
Compras: 35,2%
Hospedagem: 27,8%
Entretenimento: 20%