Cidade de São Paulo

28 de novembro de 2022

Exposição na Fábrica do Samba conta a história da Independência do Brasil

Por: paula.campos

Tags:

O bicentenário é contado por enredos e apetrechos de grandes escolas de samba com narrativa multifacetada

Desde o final de setembro, os amantes de Carnaval podem desfrutar de uma experiência multissensorial e imersiva dos últimos 200 anos, nas dependências da Fábrica do Samba, localizada no distrito de Bom Retiro, no centro da capital paulista. A mostra gratuita ‘Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasia’ fica até o dia 30 de dezembro.

A exposição monitorada é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e faz parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (LigaSP) integra a iniciativa trazendo uma curadoria de desfiles paulistanos que retrataram o tema ao longo dos anos.

A mostra começa com um vídeo de ‘Dom Pedro I’ dando boas-vindas ao público e trazendo uma introdução ao passado. Depois, o visitante passa por espaços que remontam um canavial e uma gruta de ouro, com informações que passam pelo Brasil colonial, até a família colonial, revoluções e, por fim, a Independência, com o grito do futuro imperador.

Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

Escolas de samba contaram e cantaram recortes dessa história no Sambódromo, ao longo dos anos, e alguns se destacaram como ‘Doçura da terra Brasil’, ‘Vale Ouro, Meu Brasil, Minha Terra, Meu Tesouro’ (Leandro de Itaquera); ‘Liberdade Ainda que Vai Vai’ (Vai Vai); ‘História Brasiliae, Cultura, Hábitos e Costumes de Uma Holanda (Mocidade Alegre); e ‘O Povo: a nobreza real’ (Império de Casa Verde); ‘Brasil, que história é essa?’ (Mancha Verde).

Além de trechos desses sambas-enredos que falam desde a ocupação e riquezas do País, até narrativas da Revolução Francesa como tema para falar sobre o cenário político do Brasil e muito mais, alegorias que também remetem aos últimos 200 anos ficam à disposição. Todos esses materiais são distribuídos em 2 mil metros quadrados. Com 15 metros de altura, a mostra contém alegorias de 3 a 7 metros.

Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

Grupos compostos por até 20 pessoas passeiam pela mostra e, saindo do interior da exposição, acessam um espaço de convivência, com atividades de realidade aumentada e área kids. Também ficam à disposição peças expositivas e diversos quadros de informações dedicadas à história do Carnaval. Acessível, à disposição de todos os públicos e com classificação livre, a exposição pode ser conduzida por profissionais bilingues ou de libras.

Serviço
Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasia’
Funcionamento: De quarta a domingo, das 10h às 17h
Endereço: Fábrica do Samba – Endereço: Avenida Doutor Abraão Ribeiro, 505, Bom Retiro

Sábados e domingos a mostra é acompanhada de atrações musicais
Entrada e estacionamento gratuitos para o público