Você está em: Comunicação > Releases

Releases

23 de março de 2012

Eventos em São Paulo ganham ferramenta de busca inédita

Por: Web Matser

Tags:

A São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) lançou o site MICE São Paulo (Meetings, Incentives, Conventions and Exhibitions), uma ferramenta de busca que reúne mais de 200 espaços para eventos na capital paulista. A iniciativa visa atrair novos eventos para a cidade e facilitar a procura das empresas por locais para realizar convenções, feiras, congressos, apresentações e até reuniões de trabalho. O site realiza busca de espaços voltada para as necessidades de operadoras e agências de viagens especializadas, empresas organizadoras de eventos e executivos responsáveis pelos departamentos de viagens e incentivo nas empresas, além de profissionais que trabalham com organização de eventos.

Inédito na América Latina, o site reúne no endereço www.cidadedesaopaulo.com/mice mais de 200 espaços cadastrados e torna prática a seleção por locais ideais e compatíveis com as necessidades de diferentes eventos, sejam eles de qualquer tamanho, tipo, público ou segmento. A busca pode ser feita pelo nome ou pelo tipo de espaço, dividido em quatro categorias: Pavilhão de Exposições; , Centro de Convenções e Auditórios; , Espaço para Eventos em Hotéis; , e Espaços Diferenciados. Além disso, é possível aos interessados realizar uma busca com filtro por região da cidade, formato pretendido para o evento ou capacidade de pessoas.

São Paulo é o centro econômico do País e principal destino de negócios e eventos da América do Sul. De cada grupo de 20 turistas que se hospedaram nos hotéis da cidade em 2011, 15 (75%) desembarcam motivados pela atividade econômica, muitas vezes traduzida em viagens de negócios ou participação nos mais diversos eventos (feiras comerciais, congressos e convenções).

Além de importante para a economia da cidade, trata-se de um turista diferenciado, com alto poder de compra e qualificado. Ainda de acordo com o Observatório do Turismo (núcleo de estudos e pesquisa da São Paulo Turismo), esses visitantes – boa parte empresários, comerciantes e executivos de empresas – têm médias de permanênciaem São Paulode 2,6 (brasileiros) e 4,8 pernoites (estrangeiros), e gastam, respectivamente, entre R$ 1.482,40 e R$ 2.230,50 no período. Eles vêm não apenas de outras cidades do Brasil, mas também de vários outros países, principalmente Estados Unidos, Argentina, Japão e toda a Europa, entre outros destinos.

Pesquisa de Espaços de Eventos em Hotéis

Para elaborar outras ações de incentivo a esse setor, o Observatório do Turismo também passou a realizar mapeamentos da oferta de turismo de negócios e infraestruturaem São Paulo. Omais recente foi o inédito estudo de “Espaços de Eventos em Hotéis”, realizado no final de 2011.

Entre outras informações, o levantamento apurou que as salas destinadas a eventos nos meios de hospedagem da capital paulista totalizam mais de 86 mil m² e estão distribuídos pelas regiões da cidade da seguinte forma: Sul (63,5%), Centro (19,8%), Oeste (9,4%), Norte (6,2%) e Leste (1%). O valor do metro quadrado é, em média, de R$ 31,01.