22 de setembro de 2015
Dia Mundial Sem Carro em São Paulo
Além de nova página na internet, cidade tem programação especial e vários lugares para ir de bike
São Paulo, 22 de setembro de 2015 – Para marcar o Dia Mundial Sem Carro, lembrado no dia de hoje, a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) lançou neste mês da mobilidade a página SP de Bike (cidadedesaopaulo.com/spdebike).
O projeto foi concebido em formato online e oferece, inicialmente, cinco sugestões de roteiros para quem pretende conhecer a capital paulista de bicicleta, sejam turistas ou moradores. São rotas que passam prioritariamente por vias exclusivas para ciclistas e possuem atrativos turÃsticos no caminho, como parques, museus, centros culturais e prédios históricos. A distância aproximada do percurso e o tempo previsto estão descritos para que os interessados tenham ideia da quilometragem e o perÃodo que farão cada passeio.
Também acessÃvel para versão de plataforma mobile (tablets, smartphones e celulares), o SP de Bike disponibiliza o mapa geral da infraestrutura cicloviária (ciclovias e ciclofaixas) já existentes na cidade dividida por região, facilitando a visualização dos locais para pedalar.
Além disso, o site possui notÃcias relacionadas ao mundo das bicicletas, sugestões de grupos e associações de bikers, dicas de segurança e comportamento, assim como informações sobre onde alugar ou emprestar bicicletas, locais bike friendly (amigáveis aos ciclistas), como fazer integração nos trens e metrôs e outros serviços.
Programação especial
Nesta Semana da Mobilidade, que vai até 25 de setembro, a capital paulista tem eventos para discutir essa questão urbana e também tem opções de lazer para o público. São inúmeras atividades que vão de pedaladas em grupo e número circense sobre rodas até audiências públicas sobre o programa Ruas Abertas. Confira a agenda completa no site.
Passeios pela cidade
Explorar e conhecer a cidade de bicicleta pode ser uma experiência única e para quem quiser fazer um passeio em grupo pelos pontos turÃsticos mais importantes da cidade, o Bike Tour SP inaugurou dois roteiros especiais, do Centro Novo e Arte Urbana. É oferecido, inclusive, informações em inglês para os participantes.
Já a Pediverde Cicloturismo oferece pedaladas para quem pretende ter experiência de uma cicloviagem e inclui alguns percursos dentro de São Paulo, como o núcleo Engordador do Parque Estadual da Cantareira.
Visite de bike
Além de todas as atividades especiais preparadas para o mês da mobilidade urbana, São Paulo possui as mais diversas opções para quem vive sobre duas rodas.
Quando bater aquela fome, aproveite uma pausa no Preto Café para recarregar as energias. Mas nem pense em perguntar quanto custa um pedaço de torta. Lá o cliente paga quanto ele quiser! Parece maluquice? Bom, tem dado certo até hoje.
E quando tiver desbravando a região da Avenida Paulista, que tal dar um pulinho no Bike Burger? Lá a chapa é montada em uma estrutura na bicicleta e os sanduÃches montados na hora – a dica fica pelo de catupiry, que não economiza no recheio!
Mas se você ainda não se convenceu e só quer parar de pedalar quando chegar ao destino final é porque não conhece o Aro 27! Além de oficina, o espaço conta com chuveiros, loja de acessórios e café – sim, pedalar dá fome!
Já o Las Magrelas é uma oficina que oferece consertos em 24 horas e além de tudo é um bar! Entre chaves de fenda, parafusos e garrafas de vidro, o local propõe uma ligação mais Ãntima entre ciclistas e bicicleta.
E que tal uma exposição fotográfica que trate justamente sobre mobilidade urbana? Diretamente de Nova Iorque, o projeto “Essa cidade é invisÃvel?” busca ilustrar as mudanças que ocorrem em uma cidade quando a bicicleta se torna parte do dia a dia. Está sendo apresentado no Centro Cultural São Paulo, até o dia 8 de novembro.
Se ainda restam dúvidas do que fazer, o BikeIT!, um mapa interativo, mostra vários locais bike friendly da cidade, com avaliação dada pelos usuários onde os ciclistas são bem-vindos!