Você está em: Comunicação > Anhembi > Releases

Anhembi

5 de setembro de 2014

Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro terá mais de oito mil pessoas participantes

Por: Web Matser

Tags:

Evento gratuito acontece a partir das 9h30 do dia 7 de setembro, no Sambódromo do Anhembi

Desfile de Sete de Setembro de 2013. Foto: Marcelo Iha/ SPTuris.

Desfile de Sete de Setembro de 2013. Foto: Marcelo Iha/ SPTuris.

 

São Paulo, 5 de setembro de 2014 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo, realiza no próximo dia 7 de setembro (domingo), a partir das 9h30, o Desfile Cívico e Militar em comemoração aos 192 anos da Independência do Brasil, no Sambódromo do Anhembi. O evento com entrada gratuita acontece no local pelo 16º ano consecutivo e, nos últimos anos, teve 30 mil pessoas nas arquibancadas – que representa a capacidade total de público.

O espetáculo será antecedido pela revista às tropas, realizada na Av. Olavo Fontoura por representante do governo estadual e pelo alto comando das Forças Armadas, às 9h. Após a entrada do Comando Geral das Forças Armadas no Sambódromo, a primeira parte será o desfile cívico, com apresentação de diversas entidades civis, alunos das redes municipal e estadual de ensino e do Senai, associações de caráter militar e escolas militares.

Desfilam neste ano cerca de oito mil desfilantes na pista, dois quais aproximadamente quatro mil são militares, que fazem a segunda parte do desfile com a parada militar, formada por integrantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira (FAB), e órgãos de Segurança Pública, como Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana.

Além disso, ainda farão parte do desfile viaturas do Exército Brasileiro, motos da Polícia do Exército, veículos da Polícia Federal, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, da Polícia Civil, da Polícia Técnico-Científica e da Guarda Civil Metropolitana, militares montados a cavalo e cães de guerra. O desfile será encerrado com as motos da Carpe Dien Moto Turismo.

 

SERVIÇO 

Abertura dos portões
Os portões do Sambódromo serão abertos ao público às 7h30 e darão acesso, gratuitamente, a todos os setores de arquibancadas, de A a J (com exceção do I). A capacidade do local é de 30 mil pessoas e, ao alcançar este limite de público, as entradas das arquibancadas serão fechadas.

Revista e limitações na entrada
Será proibida a entrada com objetos perfurantes ou cortantes ou quaisquer outros que a segurança entender que possam ser usados como arma (por exemplo, guarda-chuvas, garrafas e latas). Haverá revista em todos os portões de entrada do público, realizada pela Polícia Militar.

Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fará uma operação especial para trânsito e acesso na região do entorno do Sambódromo do Anhembi. As vias abaixo estarão bloqueadas das 5h às 14h do dia 7 de setembro.

  • Av. Olavo Fontoura, toda extensão, em ambos os sentidos
  • Rua Prof. Milton Rodrigues, toda extensão, em ambos os sentidos
  • Marginal do Tietê, pista local (Av. Assis Chateaubriand), no sentido Castelo Branco, desde 300 metros após ponte das Bandeiras até a Ponte da Casa Verde, sendo o trânsito desviado para a pista expressa pela transposição ali existente
  • Rua Brazelisa Alves de Carvalho
  • Rua Dr. Melo Nogueira
  • Rua Prof. Hermenegildo de Campos Almeida
  • Rua Prof. Luciano Prata
  • Rua Alfonso Renaldo Gallucci
  • Rua Anita Malfatti

Não será permitido o estacionamento de veículos nessas vias e o acesso será permitido somente para veículos credenciados e autorizados.

A Rua Marechal Leitão de Carvalho terá implantação de mão dupla de direção no mesmo horário, onde será montada uma faixa reversível para entrada e saída do estacionamento do Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Transporte público

No dia 7 de setembro, durante o período de realização do desfile, a São Paulo Transporte (SPTrans) colocará em operação duas linhas especiais de ônibus que farão transporte de passageiros dos terminais rodoviários do Tietê e Barra Funda até o Anhembi. As duas linhas e itinerários são:

Linha: 179A/10 Term. Tietê – Anhembi

Ida: Rua Mal. Odylio Denys, Rua Voluntários da Pátria, Av. Assis Chateaubriand e Rua Prof. Milton Rodrigues. Volta: Rua Prof. Milton Rodrigues, Av. Olavo Fontoura, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Pe. Idelfonso, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Mal. Odylio Denys.

Linha: 879A/10 Term. Barra Funda – Anhembi

Ida: Terminal Barra Funda, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Av. Pacaembu, Viaduto Pacaembú, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Rua Baronesa de Porto Carrero, Av. Rudge, Ponte da Casa Verde, Av. Braz Leme, Rua Dr. Melo Nogueira, Rua Anita Malfati. Volta: Rua Anita Malfati, Av. Otaviano de Lima, acesso, Ponte da Casa Verde, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Viaduto Pacaembu, Av. Pacaembu, Av. Auro Soares de Moura Andrade, contorno, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Terminal Barra Funda.

Além disso, a SPTrans modificará o itinerário de outras linhas que trafegam pelas imediações do Sambódromo do Anhembi. A medida será tomada para facilitar o acesso ao local e garantir a fluidez ao tráfego dos ônibus na região. Veja abaixo as linhas e itinerários alternativos:

Linha: 9717/10 Jd. Almanara – Santana

Ida: Av. Dep. Cantídio Sampaio, prosseguindo normal até a Rua Antonio Nascimento Moura, Av. Braz Leme, Rua Voluntários da Pátria, Rua Pe. Idelfonso, Av. Cruzeiro do Sul, Av. Gen. Ataliba Leonel, Rua Dr. Zuquim, Rua Leite de Morais, Rua Ezequiel Freire. Volta: Rua Ezequiel Freire, Rua Alfredo Guedes, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Sta. Eulalia, Av. Santos Dumont, Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, Av. Bras Leme, Praça José Tomaselli, Av. Otaviano Alves de Lima, Rua Atilio Piffer, prosseguindo normal.

Linha: 8538/10 Freguesia do Ó – Praça do Correio

Ida: Sem alteração. Volta: Terminal Correio, Rua Brigadeiro Tobias, Rua Cel. Batista da Luz, prosseguindo normal até a Ponte da Casa Verde, Av. Bras Leme, retorno e Av. Braz Leme, Rua Geovanni de Lucca, Av. Otaviano Alves de Lima, Rua Atilio Piffer, prosseguindo normal até a Freguesia do Ó.

Linha: 9701/10 Hosp. Cachoeirinha – Metrô Santana

Ida: Normal até a Ponte da Casa Verde, Av. Brás Leme, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, prosseguindo normal. Volta: Normal até a Rua Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Av. Brás Leme, Ponte da Casa Verde, prosseguindo normal.

A SPTrans também disponibilizará 14 vans do serviço Atende para o desfile, a fim de atender pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Após o encerramento da festa, as linhas voltarão a percorrer seus trajetos convencionais. Para mais informações sobre os trajetos de linhas de ônibus ou consulta de itinerários ligue 156 ou acesso ao site www.sptrans.com.br

Estacionamento

Serão disponibilizadas três mil vagas de estacionamento no Pavilhão de Exposições do Anhembi para uso do público no dia 7 de setembro. O custo será de R$ 30 para vans, carros e motos durante todo o período (valor exclusivo para a data), e para ônibus o preço será de R$ 70. A entrada de acesso ao estacionamento deverá ser feita somente pelos portões 3 ou 5, localizados na Rua Marechal Leitão de Carvalho (ao lado do Clube Espéria), e a abertura dos portões será a partir das 6h.

 

IMPRENSA

Não será permitida a circulação de profissionais e veículos na área de imprensa do Sambódromo sem a identificação (pulseira de imprensa) do evento. Passarão pelo bloqueio da Polícia do Exército somente os veículos de imprensa que portarem a credencial especial feita para o evento.

Veículos, ainda que credenciados, só poderão acessar o Sambódromo até as 8h15 pelo portão 24 (setor H, reservado à imprensa, com entrada pela Av. Olavo Fontoura). Após este horário, só entrarão pelo portão 5, na Rua Marechal Leitão de Carvalho (ao lado do Clube Espéria), para acesso ao estacionamento no Pavilhão de Exposições. O motivo é a revista das tropas que será realizada na Av. Olavo Fontoura a partir das 9h. Tal ato interromperá definitivamente a via. Na área de imprensa e ao lado do palanque das autoridades haverá acesso Wi- Fi para os jornalistas.

Atenção: os representantes de órgãos públicos e demais autoridades no palanque ficarão disponíveis para entrevistas somente após o término do desfile.

 

ROTEIRO DO DESFILE

1. Hasteamento dos Pavilhões: 8h
2. Revista das tropas pelo governador do Estado de São Paulo: 9h
3. Canto do Hino Nacional: 9h20
4. Desfile cívico-militar: 9h30
5. Encerramento do desfile: 11h45

Sequência do desfile

A. Comando Geral – 20 membros

Estado-Maior Conjunto, constituído por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, da Polícia Federal, da Polícia Civil do Estado de São Paulo e da Guarda Civil Metropolitana.

B. Grupamento de Abertura – 119 membros

1) Bandeira Viva da Instituição Religiosa “Perfect Liberty” – 25 membros

C. Escolas – 3.625 membros

D. Grupamento das Associações de Caráter Militar

1) Força Expedicionária Brasileira (FEB)
2) Sociedade de Veteranos de 32 (MMDC)
3) Associação Brasileira das Forças de Paz
4) Associação Brasileira dos Oficiais da Reserva (ABORE)
5) Associação dos Oficiais da Reserva da PM do Estado de São Paulo
6) Associação dos Policiais Militares Deficientes Físicos do Estado de São Paulo (APMDF)
7) Sociedade Amigos da 2ª Divisão de Exército (SASDE)
8) Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG)
9) Veteranos do 2° Batalhão de Guarda

E. Subgrupamento das Escolas Militares – 616 membros

1) Academia Militar das Agulhas Negras
2) Academia da Força Aérea
3) Escola Preparatória de Cadetes do Exército
4) Escola de Sargentos das Armas
5) Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo
6) Academia de Polícia do Barro Branco

F. Subgrupamento da Marinha do Brasil – 184 membros

G. Subgrupamento do Exército Brasileiro – 1.429 membros

1) Chefe do Estado-Maior da 2ª Região
2) Estado-Maior da 2ª Região Militar
3) Guarda Bandeira: 8° Batalhão de Polícia do Exército
4) Grupamento de Bandeiras Históricas: Centro de Preparação de Oficiais da Reserva
5) Grupamento da Base de Administração do Ibirapuera
6) 2º Batalhão de Polícia do Exército
7) 8º Batalhão de Polícia do Exército
8) Comando da 2ª Divisão de Exército
9) 4º Batalhão de Infantaria Leve
10) 20º Grupamento de Artilharia de Campanha Leve
11) 22º Batalhão Logístico Leve
12) Comando da 2ª Região Militar
13) Destacamento feminino da 2ª Região Militar
14) Grupamento do Hospital Militar de Área de São Paulo
15) Grupamento do 21º Depósito de Suprimentos
16) Grupamento do 22º Depósito de Suprimentos

H. Subgrupamento da Força Aérea Brasileira (FAB) – 665 membros

I. Subgrupamento da Polícia Militar do Estado de São Paulo – 200 membros

J. Subgrupamento da Guarda Civil Metropolitana – 236 membros

K. Grupamento Motomecanizado – 575 veículos

1) Grupamento Motomecanizado do Exército Brasileiro:

– 12 Motos do 2º Batalhão de Polícia do Exército
– 2 viaturas do Choque e 2 viaturas Hillux do 2° Batalhão de Polícia do Exército
– 2 viaturas Hillux do 8° Batalhão de Polícia do Exército
– 2 Viaturas do 20º Grupo de Artilharia Leve conduzindo Obuseiro 105 mm OTO Melara e 2 viaturas com Morteiro 120 mm
– 2 viaturas com Obuseiro 155 mm do 12° Grupo de Artilharia de Campanha Leve
– 2 viaturas prancha da 2ª Companhia de Transportes, 2 viaturas baú da 2ª Companhia de Transportes
– 2 viaturas 5 Ton, 1 viatura Oficina, 1 viatura Socorro e 2 viaturas cisterna de 7.000 litros, do 22° Batalhão Logístico Leve
– 2 viaturas prancha com equipamentos de Engenharia e 2 viaturas Ribbon Bridge do 2° Batalhão de Engenharia de Combate

2) Subgrupamento da Polícia Federal
3) Subgrupamento da Polícia Militar do Estado de São Paulo
4) Subgrupamento da Polícia Civil
5) Subgrupamento da Polícia Técnico Científica
6) Subgrupamento da Guarda Civil Metropolitana

L. Grupamento Aéreo – 35 membros da tripulação

1 helicóptero Jaguar, 2 helicópteros Esquilo e 8 aviões ANV

M. Grupamento Hipomóvel (112 militares montados a cavalo)