Anhembi

13 de fevereiro de 2024

Com Brasiléia Desvairada, Mocidade Alegre mantém título de campeã do carnaval de SP

Por: paula.campos

Tags:

A agremiação, que conquistou o 12º título de sua história, desfilou no sábado (10)

Mocidade Alegre é a segunda escola com mais títulos acumulados na história. Foto: Jefferson Pancieri / SPTuris.

A Mocidade Alegre é, pelo segundo ano consecutivo, a campeã do Carnaval paulistano. A agremiação da zona norte da capital paulista conquistou o 12º título de sua história, com o enredo “Brasiléia Desvairada: a busca de Mário de Andrade por um país”. Com 270 pontos, a escola venceu a Dragões da Real pelo critério de desempate e levou o título do Grupo Especial. 

Ao todo, 33 agremiações atravessaram a passarela do samba no carnaval de 2024. No dia 3, 11 escolas de samba do Grupo de Acesso 2 passaram pelo Sambódromo, dias 09 e 10 foi a vez das 14 escolas do Grupo Especial – sete em cada dia, sendo que a Mocidade foi a terceira a desfilar no sábado. Já no dia 11, desfilaram oito escolas do Acesso 1.

A agremiação foi a terceira a desfilar no segundo dia do Grupo Especial. Foto: Walley Waetge / SPTuris.

Apuração e outros resultados

A apuração das notas do carnaval de São Paulo aconteceu na tarde desta terça-feira (13), no Sambódromo do Anhembi. Os jurados avaliaram nove quesitos, sendo que a ordem de leitura das notas foi sorteada na segunda-feira (12), na sede da Liga-SP. Os quesitos seguiram a seguinte sequência: evolução, comissão de frente, fantasia, enredo, samba-enredo, bateria, alegoria, mestre-sala e porta-bandeira e harmonia.

O segundo, terceiro, quarto e quinto lugares ficaram com as escolas Dragões da Real, Acadêmicos do Tatuapé, Gaviões da Fiel e Mancha Verde, respectivamente. A Estrela do Terceiro Milênio é a campeã do Grupo de Acesso 1 e a Colorado do Brás a vice. X-9 Paulistana e Unidos de São Lucas são, respectivamente, campeã e vice-campeã do Grupo de Acesso 2. As nove agremiações retornam à passarela do samba para comemorar no próximo sábado (17), às 20h.

Tom Maior e Independente Tricolor, que eram do Grupo Especial, foram rebaixadas para Grupo de Acesso 1 em São Paulo. Torcida Jovem e Pérola Negra, que eram do Acesso 1, caíram para o Acesso 2. E as agremiações Amizade Zona Leste e Unidos de São Miguel saíram do Acesso 2 e comporão os desfiles da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp) em 2025.