Você está em: Comunicação > Anhembi > Releases

Anhembi

23 de junho de 2021

Arrecadação de alimentos encerra homenagem ao mês do Orgulho LGBT no Sambódromo

Por: Giuliana Morato

Tags:

Além da bandeira da Parada LGBT exposta na passarela, fim de semana terá arrecadação de alimentos e participação do Esquadrão das Drags no domingo, 27 de junho

Bandeira da Parada LGBT fica no Sambódromo até 28 de junho. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

Bandeira da Parada LGBT fica no Sambódromo até 28 de junho. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.


Para o encerramento da homenagem ao mês do Orgulho LGBT, o Sambódromo do Anhembi terá no próximo domingo, 27 de junho, uma ação de recebimento de alimentos não-perecíveis, cestas básicas ou produtos de higiene. As doações serão encaminhadas para a Campanha Parada pela Solidariedade, da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (ParadaSP), que ajuda pessoas LGBTs em situação de vulnerabilidade.

Também nesse dia haverá a participação do Esquadrão das Drags, grupo de drag queens que utiliza arte, bom humor e irreverência para a construção de um mundo melhor. A partir das 13h elas vão circular e interagir com o público nos espaços da Arena de Lazer, aberta das 8h às 17h. Somente no último fim de semana, dias 19 e 20/06, o local recebeu mais de 2.400 visitantes.

Símbolo da Parada na passarela
Um dos grandes símbolos da Parada de São Paulo, a bandeira do Orgulho LGBT está exposta na passarela do samba desde o dia 13 de junho. Medindo 50 metros de comprimento por 11 metros de largura, o ponto instagramável ficará disponível na pista do Sambódromo somente até segunda-feira, 28 de junho. A flâmula está esticada a cerca de 2,5 metros de altura do chão e forma um túnel no qual as pessoas podem atravessar e tirar fotos com as cores da comunidade LGBT.

Público pode atravessar a bandeira de 50 metros por dentro. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

Público pode atravessar a bandeira de 50 metros por dentro. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.


A ação foi idealizada pela São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de turismo e eventos da Cidade de São Paulo, em parceria com a ParadaSP, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e o Museu da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo.

Unidades de conscientização
Neste último final de semana do mês, 26 e 27/06, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para LGBTI+, posicionará duas unidades móveis (vans) que funcionam como apoio aos Centros de Cidadania LGBTI, uma rede de acolhimento e atendimento dessa população.

As unidades móveis oferecem informações sobre leis e direitos LGBTI+, onde acessar os serviços de saúde e assistência social, além de encaminhar casos para atendimento jurídico, psicológico e social.

Exposição Luz & Sombra
Outra ação promovida durante o mês do orgulho LGBT é a exposição fotográfica Luz & Sombra, que retrata 20 integrantes do Programa Transcidadania, iniciativa municipal que oferece auxílio financeiro, cursos de capacitação, apoio psicológico e legal a pessoas trans na cidade de São Paulo. As fotos foram idealizadas para retratar a transformação que a garantia de direitos básicos da cidadania proporcionou na vida das personagens.

A exposição acontece em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, e fica até o final de junho na Estação São Paulo-Morumbi e, em julho, na Estação Fradique Coutinho.

Exposição Luz & Sombra (Linha 4-Amarela)
Estação São Paulo Morumbi – até 30 de junho
Estação Fradique Coutinho – de 3 a 31 de julho