Anhembi

4 de junho de 2013

Feiras de negócios movimentam economia paulistana

Por: Web Matser

Tags:

A cidade de São Paulo é um dos mais importantes destinos do mundo para eventos internacionais de negócios e recebe, todos os anos, cerca de 90 mil eventos dos mais variados segmentos e formatos – o que significa um evento a cada seis minutos.

O mês de junho no Anhembi Parque, por exemplo, será movimentado com quatro eventos bastante distintos: Feimafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura, a Econofarma – Feira de Indústria Farmacêutica, Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas e Label Latino América – Feira Internacional e Etiquetas Adesivas, Rótulos e Identificação de Produtos.

O presidente da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), Marcelo Rehder, destaca a importância desse segmento para a cidade. “Todas as semanas há alguma feira ou evento de negócio acontecendo na cidade. A maioria dos turistas que vêm para São Paulo são motivados por negócios ou participação em eventos”, afirma. Levantamentos recentes do Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris, apontam que esse perfil representa 76% de visitantes hospedados em hotéis e flats.

Segundo dados da União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), 129 das 201 grandes feiras de negócio de 2013 acontecem em São Paulo e, de acordo com estimativas da entidade, as feiras de negócios geram uma receita de R$ 3 bilhões para a capital paulista.

Um ranking elaborado pela revista América Economia em 2012 colocou São Paulo com pontuação máxima nas categorias Capital humano e Marco e dinamismo econômico. Além disso, é a melhor cidade do continente americano para inovar, a terceira para investir no mercado financeiro e preocupa-se com a sustentabilidade ambiental. O levantamento foi feito a partir de pesquisas com executivos de toda a América Latina.

Vocação para eventos

“São Paulo tem mais de 700 mil m² de grandes espaços para a realização de eventos variados. São cerca de 20 centros de feiras e convenções de grande porte, como o Anhembi Parque, que é o maior da América do Sul, entre outras dezenas de espaços menores”, aponta Rehder.

O site “MICE – São Paulo”, iniciativa inédita da SPTuris, permite fazer uma busca específica para realização de eventos de acordo com as necessidades do organizador. No endereço www.cidadedesaopaulo.com/mice é possível escolher os locais pelo tipo de espaço, região da cidade, formato e capacidade.

“A cidade possui vocação para eventos e tem infraestrutura hoteleira para recebê-los. Além disso, há milhares de opções para que os visitantes também possam frequentar atrativos de lazer, restaurantes, museus, teatros”, afirma o presidente da SPTuris.

Outro projeto da empresa para incrementar o turismo na maior metrópole brasileira é o programas “Fique Mais Um Dia”, que estimula turistas de negócios a permanecerem mais tempo na cidade e aproveitarem toda a oferta cultural, gastronômica e de lazer que São Paulo possui. O programa pode render até R$ 1,5 bilhão para a capital paulista e a arrecadação de ISS aumentaria em R$ 15 milhões se cada turista de negócios ficasse mais um dia na cidade.

A São Paulo Turismo também trabalha junto com o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) para captação de eventos internacionais para a cidade.

Principal evento anual internacional sobre o futuro do mundo urbano, o New Cities Summit acontece em São Paulo entre os dias 4 e 6 de junho, no Auditório Ibirapuera. A cidade foi escolhida após grande concorrência diante de outras candidatas. O encontro reunirá um grupo de líderes urbanos de todas as regiões do mundo, dos diversos setores de negócios, de órgãos públicos, do meio acadêmico e de organizações sem fins lucrativos. A cúpula fará debates em torno do tema de 2013, “A Cidade Humana”, que coloca o indivíduo e a comunidade no centro das discussões sobre o futuro da cidade.

Outro segmento que cresce no país todo é o turismo e, este ano, São Paulo será o local da 41ª Feira de Turismo das Américas, realizada pela ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens, de 4 a 8 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O evento traz oportunidade de empresas e profissionais da área conhecer o maior mercado emissivo do Brasil.

“A capital paulista também recebe, a cada dois anos, a Bienal Internacional do Livro e o Salão Internacional do Automóvel, dois dos eventos que recebem as maiores quantidades de público na cidade”, lembra o presidente da São Paulo Turismo. Ainda assim, eventos de menor porte ou de segmentos específicos também têm espaço na agenda paulistana.