Você está em: Comunicação > Releases

Releases

28 de maio de 2024

Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris participa de encontro nacional em Manaus

Por: Marcelo Iha

Tags:

Evento discute a importância dos dados entre mais de 60 observatórios de turismo de todo o país

A Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) promove até 30 de maio, em Manaus (AM), o 8º Encontro RBOT, com o tema “Os dados como alicerces na Governança dos Destinos Turísticos”. O Observatório de Turismo e Eventos da São Paulo Turismo (OTE-SPTuris), apoiado pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTur) foi convidado para participar de uma das palestras.

A discussão acontecerá na tarde da quarta-feira, 29 de maio, às 14h, e serão apresentados alguns casos de sucesso, com a participação do gerente de pesquisa do OTE, Mansur Bassit, que contará um pouco da experiência da capital paulista.

Outras cidades também terão representantes durante a palestra: Belo Horizonte (MG), Olímpia (SP), São Luís (MA) e um membro do Observatório da Fecomércio de Santa Catarina. Cada um vai apresentar os núcleos locais e abordar outros temas como desafios na região em que atuam.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) faz a transmissão ao vivo das palestras pelo canal do Youtube e também ficam arquivadas: https://www.youtube.com/@ueamazonas8482/streams

Site do OTE-SP renovado

Lançado em meados de maio, o novo site do Observatório de Turismo e Eventos de São Paulo tem novas funcionalidades e visual renovado. Os dashboards dos principais indicadores – como meios de hospedagem, demanda turística, fluxos dos aeroportos e terminais rodoviários, empregos formais no turismo e outros – agora podem ser visualizados de forma dinâmica com o recurso de PowerBI.

Os dados mostram as séries históricas e podem ser selecionadas por ano, acompanhando a variação tanto no gráfico quanto nas tabelas com números brutos. “Dessa forma, temos um panorama mais completo de cada indicador e podemos analisar os números de forma mais estratégica, vendo como um dado se comportou ao longo dos anos, como está atualmente e a possibilidade de estruturar tendências para o futuro, a fim de construir políticas públicas mais consistentes para o turismo paulistano”, afirma o Mansur Bassit.

O site pode ser acessado pelo endereço: https://observatoriodeturismo.com.br