Você está em: Comunicação > Releases

Releases

10 de abril de 2012

Observatório do Turismo da SPTuris inspira a criação de novos núcleos de pesquisa no Brasil

Por: Web Matser

Tags:

O Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), acaba de receber mais uma boa notícia: inspirou a criação do Observatório de Turismo e Hospitalidade de Itu, concebido pela Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos da cidade.

Premiado pelo Ministério do Turismo em 2010 como uma das quatro melhores práticas em turismo de todo o Brasil, o núcleo paulista tornou-se referência em realização de levantamento e estudos estatísticos no setor.

Criado em 2007 com objetivo de analisar o turismo paulistano e traçar tendências, destacando seus impactos não só para a área, mas também para a sociedade, o Observatório monitora uma série de índices da atividade turística em bases regulares, como o desempenho hoteleiro, o Imposto Sobre Serviços (ISS) do grupo 13 (turismo) e a demanda turística, identificando o perfil socioeconômico dos fluxos domésticos e internacionais. Realiza ainda levantamentos em megaeventos da cidade, como festivais, shows internacionais, Carnaval, GP Brasil de Fórmula 1, Parada LGBT, Virada Cultural, entre outros, e destaca panoramas a partir de dados captados junto à cadeia produtiva.

Diversos outros destinos no país já procuraram a SPTuris para conhecer melhor a estrutura do núcleo, entre eles Mato Grosso, Distrito Federal, Paraná, Roraima e Bahia, o que muito orgulha o diretor de Ações Estratégicas e Comunicação da SPTuris, Luiz Sales, responsável pelo departamento. “Para nós é uma honra dividir a experiência. Queremos mais é que o turismo de todo o país cresça e se estruture melhor”, diz. Sales destaca que vários projetos e ações realizadas em prol do turismo de São Paulo foram frutos de estudos realizados pelo Observatório. “Os números e as análises são imprescindíveis para criar diretrizes, apontar tendências e conceber práticas de promoção e estruturação cada vez mais assertivas”, explica.

Confira alguns dos levantamentos e estudos feitos pelo Observatório da Cidade de São Paulo em www.observatoriodoturismo.com.br.