3 de julho de 2014

Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista em São Paulo faz balanço da primeira fase da Copa do Mundo na cidade

A avaliação é positiva e mostra que a entrega dos projetos e ações que estavam no planejamento da SPTuris ajudaram a recepcionar bem os nossos visitantes.

Segways, um dos legados da Copa para a cidade. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

A Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista da Copa em São Paulo, iniciativa da São Paulo Turismo (SPTuris) por meio do Observatório do Turismo, acaba de finalizar um balanço sobre a primeira parte da Copa do Mundo em São Paulo. O resultado mostra números otimistas e que superaram as expectativas.

Entre os principais dados, o balanço mostrou que os principais atrativos turísticos da cidade tiveram um aumento médio de 20% na visitação, com destaque para o Museu do Futebol, que recebeu mais de 3 mil turistas internacionais somente no dia 21 de junho. Juntos, MASP, Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol receberam de 12 de junho até hoje mais de 60 mil pessoas.

As Centrais de Informação Turística da cidade atenderam mais de 4,5 mil estrangeiros, um aumento de 300% em relação ao mês anterior à Copa. A ocupação média nos hotéis ficou em 64%, sendo que na véspera e durante os dias de jogos na cidade, o indicador subia para 75%.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos teve 245 mil desembarques internacionais entre 10 e 25 de junho, 18% mais do que no mesmo período do ano passado. Somente no dia 26, o terminal recebeu o maior índice de passageiros, cerca de 123 mil em um único dia, sendo sete mil em apenas uma hora. Também foram consultados bares e restaurantes em várias regiões turísticas da cidade, que disseram que houve um aumento de 80% do público estrangeiro.

Nas redes sociais, somente neste período foram feitas 865 mil mensagens específicas sobre a Copa do Mundo em São Paulo, sendo 85% positivas, e com audiência direta de 503 milhões de pessoas e indireta de 1,023 bilhão no mundo.

Mão de obra capacitada pelo programa Brasil Voluntário. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Dentre os pontos turísticos de São Paulo, os mais citados em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube são Avenida Paulista, Museu do Futebol, Masp, Pinacoteca, Rua 25 de Março, Mercadão e Vila Madalena.

O secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, afirma que as expectativas foram superadas e que as medidas implantadas para receber o turista foram muito importantes. “Nos dedicamos muito para receber o nosso visitante. Uma série de ações foram colocadas em prática e os resultados estão nas pesquisas: turistas contentes e excelente retorno para a cidade”, comemora. “Agora, faltando apenas uma semana para a reta final da Copa na cidade, visto que o último jogo na capital é dia 9, queremos caprichar e finalizar a festa em grande estilo”, disse Poit.

Turismo na Copa deixará legado para São Paulo

A SPTuris entregou uma série de projetos para recepcionar bem o turista, medidas estas que ficarão como legado para o paulistano e ajudarão a reforçar a idéia de que São Paulo também é um destino de lazer. Abaixo mais detalhes do que foi feito:

1) Sinalização Turística

Sinalização Turística na região da Av. Paulista. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Outro projeto importante foi a instalação de 451 placas de sinalização turística para pedestres na região do Centro e na Av. Paulista. Indicam os atrativos turísticos e parte delas, conta com QR Code e são trílingues.

2) Treinamentos de mão de obra

Os treinamentos realizados na cidade também foram cumpridos. Uma série de programas foram feitos ou tiveram parceria da SPTuris. Somente no Pronatec, 7.107 matrículas foram efetuadas em São Paulo. Já o programa Brasil Voluntário conta com cerca de mil pessoas trabalhando. Ainda treinamos 156, guias, taxistas, agentes de viagem, atendentes das CITs, funcionários de hotéis e do Mercadão, entre vários outros.

3) Pórticos de entrada e saída da cidade

A São Paulo Turismo (empresa municipal de turismo e eventos) instalou dois pórticos na Marginal Tietê nos dois sentidos da via. No sentido leste, ou seja, na saída da Marginal, o motorista já pode ler “Boa viagem – A cidade de São Paulo aguarda sua próxima visita” e no sentido contrário, “Bem vindo a São Paulo – Viva tudo isso”, as mensagens também estão escritas em inglês

4) Painéis de “boas-vindas” nos aeroportos e rodoviárias

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTuris, instalou painéis dando as boas-vindas aos visitantes de um dos maiores eventos do mundo. Foram 11 peças instaladas nas áreas de desembarque dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos e nos terminais rodoviários do Tietê, Barra Funda e Jabaquara, todas com o slogan “São Paulo 2014. Cidade Global. Território da Bola”.

5) Guia São Paulo 2014

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTuris, preparou um material completo para o turista que vem acompanhar a Copa do Mundo FIFA 2014 na cidade. Estão disponíveis mais de 330 mil exemplares do “Guia São Paulo 2014 – Cidade global. Território da bola”. Trata-se de um material de 130 páginas para o turista-torcedor contendo informações importantes, como mapas, tabela de jogos, telefones úteis, endereços dos consulados para aquele que vem a primeira vez à cidade.

6) Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista

Em uma iniciativa pioneira, a SPTuris também montou no Anhembi a Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista da Copa do Mundo, uma central que atualiza diariamente os indicadores de desempenho do turismo da cidade durante o evento.

7) Flash mob no Aeroporto

A SPTuris colocou duas duplas de dançarinos no setor de desembarque do Aeroporto de Congonhas para surpreender quem chega em solo paulistano. Eles fazem apresentações diárias, de cerca de 15 minutos, sempre na véspera e nos dias de jogos em São Paulo.

8) Exibições públicas

Outra iniciativa que está garantindo a festa dos torcedores são as exibições públicas. A SPTuris monta telões para transmitir os jogos do Brasil em três locais diferentes:

– Praça João Tadeu Priolli – Campo Limpo
– Parque Jacuí – Rua Catléias – São Miguel Paulista
– Praça do Samba – Rua Mogeiro, 145 – Perus

9) Centrais de Informação Turística

Ampliamos o número de Centrais de Informação Turística (CIT’s) na cidade de seis para 15 centrais. Ao todo, são sete unidades fixas e oito móveis, sendo três em vans e cinco em segways, que estão marcando presença principalmente em eventos e áreas de grande circulação de pessoas. Veja abaixo a localização de cada uma delas nos próximos dias:

03/07 – Páteo do Colégio, Museu do Futebol e Parque do Ibirapuera
04/07 – Fan Fest, Museu do Futebol e Parque do Ibirapuera