Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

21 de julho de 2014

Turismo nacional já comemora sucesso da Copa do Mundo

Por: Web Matser

Tags:

Que as diversas cidades brasileiras tiveram seu cenário modificado pela chegada dos turistas internacionais para a Copa do Mundo todo mundo sabe. A presença resultou em um intercâmbio de experiências tanto para quem veio visitar o País quanto para os próprios brasileiros. A festa nos bares, estádios e até mesmo nas ruas das cidades-sedes agradaram muito os gringos e muitos pretendem alongar sua estadia por aqui.

Segundo dados da SPTuris, em São Paulo chegaram cerca de 347 mil torcedores na primeira fase do Mundial, sendo 121 mil de outros países, quase o dobro dos 63 mil previstos. Inicialmente, a expectativa era receber 390 mil visitantes só na cidade, nos dias das partidas. Mas esse número aumento bastante e, até o fim dos jogos, cerca de 500 mil ainda devem visitar a capital paulista.

O turismo nacional foi beneficiado pelo trânsito interno de turistas nacionais e internacionais, que aproveitaram as ofertas de passagens aéreas promocionais para voos domésticos e, que pretendem estender a viagem para conhecer outras regiões do País. Além das cidades-sedes, esses viajantes planejam aproveitar melhor o tempo no Brasil e conhecer mais sobre a natureza e cultura nacionais nas mais diversas regiões. E eles também estão gastando bem.

A expectativa inicial era que cada turista deixasse no Brasil cerca de 1,8 mil em despesas durante o período. No entanto, esse valor já foi superado largamente. Os gastos dos brasileiros se aproximam de R$ 2,2 mil e dos turistas estrangeiros já chegam a R$ 4,8 mil por pessoa, em média, segundo a Pesquisa de Demanda do Perfil do Torcedor da Copa do Mundo em São Paulo da SPTuris.

Esse número ainda pode aumentar. Apesar da volta de muitos deles a seus locais de origem em razão da eliminação dos times da competição, ainda há um contingente grande de torcedores estrangeiros no País. As expectativas são positivas e a atratividade e visibilidade do Brasil aumentaram muito com o evento.

A boa imagem do Brasil e do brasileiro durante a Copa animam o Ministério do Turismo, que espera atrair 10% mais turistas após o fim do Mundial. A visibilidade é também um fator comemorado, já que aproximadamente 3,6 bilhões de pessoas assistem aos jogos em todo o mundo.

Um legado que o Mundial parece ter conquistado é o desejo da maioria dos turistas internacionais desejarem retornar ao País. A boa experiência e a receptividade em solo brasileiro criaram uma boa impressão e cativaram muitos deles. O levantamento da SPTuris também assinala que os turistas têm ficado mais tempo em solo verde e amarelo, com 8,2 dias em média para aqueles que vêm de outros países. Diante do sucesso da já consagrada Copa das Copas, é possível encarar com otimismo o futuro do turismo no Brasil.

JORNAL DIA DIA (15/07/2014)

  • Marca SP