11 de dezembro de 2015
São Paulo; Edifício Matarazzo abre para visitas guiadas gratuitas
Um novo ponto turístico está aberto para visitas guiadas. O Edifício Matarazzo, sede da nossa prefeitura, agora está recebendo turistas e moradores. Basta agendar gratuitamente. Com duração de uma hora e os visitantes conhecem a história, a arquitetura e um surpreendente jardim suspenso no topo do edifício com vista para o centro da cidade.
O Edifício Matarazzo sedia a prefeitura desde 2004 e fica num dos pontos mais famosos de São Paulo, o Viaduto do Chá, em cima do Vale do Anhangabaú. Antes disso, funcionava o Banespa, o banco do estado de São Paulo.
História
Aberto no final de 1930, o prédio foi projetado por Severo e Vilares, com revisão do arquiteto italiano Marcello Piacentini a pedido do industrial Francisco Matarazzo, que possuía mais de 300 empreendimentos no Brasil e era considerado um dos homens mais ricos daqueles tempos.
O edifício foi sede de uma das indústrias da família Matarazzo, até 1972, quando foi vendido ao Grupo Audi. Depois, o prédio passou a pertencer à Prefeitura de São Paulo depois da renegociação da dívida da Companhia Municipal de Transportes Coletivos. Já em 2004, quando passou a abrigar a sede da administração municipal.
Detalhe da fachada do Edifício Matarazzo.
O prédio em estilo neoclássico tem 14 andares e, no terraço, há um jardim com mais de 400 plantas e um pequeno lago com carpas completando um belo projeto paisagístico.
Com um estilo que lembra os edifícios italianos da década de 30, Piacentini, que também era conhecido como o “arquiteto de Mussolini”, incorporou ao edifício algumas das características da arquitetura neoclássica, como a grandiosidade e a imponência. No hall de entrada, asparedes são revestidas em mármore travertino, dando uma aparência luxuosa ao local. Eventualmente, há exposições de obras de arte neste espaço.
Hall de entrada
A visita
A guia começa a explicar as características arquitetônicas na fachada destacando as esculturas e as portas. No hall de entrada o pé direito impressiona, além de um mosaico gigante com um mapa do Brasil daquela época.
Todos são convidados a assistir a um vídeo que conta a história da família Matarazzo e do edifício e a visita segue para o terceiro andar e depois para o jardim suspenso onde os visitantes podem admirar a vista da cidade de vários ângulos.
Detalhe da escultura no hall de entrada.
Quem consegue agendar a visita para o sábado, ainda conhece o gabinete do prefeito. Como fui durante a semana, não cheguei a visitar. Atualmente, o prédio abriga vários órgãos públicos municipais. É possível também agendar visitas em inglês e espanhol.
Vista do mirante
Edifício Matarazzo
End.: Viaduto do Chá, 15 – Anhangabaú – Centro – metrô Anhangabaú
M1 NOTÍCIAS (05/12/2015)