14 de agosto de 2015
Pontos de internet grátis vão dobrar em São Paulo
Até a metade de 2016, a cidade de São Paulo terá o dobro de praças equipadas com sinal de internet gratuito. Hoje, 120 espaços públicos oferecem sinal de wi-fi grátis e a meta é chegar aos 240 em um ano. É o que afirmou, ontem, Wilson Poit, presidente da SPTuris (São Paulo Turismo) e diretor-presidente da SPNegócios (São Paulo Negócios), em entrevista exclusiva ao DIÁRIO.
Poit contou também quais serão as principais novidades da modernização do Anhembi – que pode ter um monotrilho – e da construção da Nova Arena multiuso no local. Ele ainda adiantou o que está sendo feito para o Carnaval 2016 e quais os planos para os Jogos Olímpicos no Brasil. Leia abaixo os principais trechos da entrevista.
Pontos com wi-fi
Temos hoje 120 praças com internet grátis e sinal funcionando em todas. Estamos com um contrato para dobrar o número de locais públicos com wi-fi até o meio do ano que vem. Com isso, vamos chegar a 240 praças e ser a segunda cidade com mais espaços do gênero no mundo, perdendo apenas para Seul, na Coreia do Sul. Havia uma crítica de que o povo ia às praças com celular e era assaltado, mas ocorreu o contrário, pois quanto mais pessoas de bem forem ao local, mais seguro ele fica.
Jogos olímpicos
A cidade vai pegar uma carona muito legal nos Jogos Olímpicos, no Rio. Estamos trabalhando em uma série de ações para o evento, não só relacionadas ao futebol. Vamos alojar delegações que vêm treinar e se aclimatar antes de viajarem para o Rio para a Olimpíada. São Paulo é a porta de entrada do país, o turista passará por aqui e vai querer conhecer a cidade.Além disso, teremos, em agosto de 2016, uma programação grande com shows pagos e gratuitos.
Anhembi
São 16 grupos empresariais autorizados a formular o projeto de modernização do Anhembi. Todos participaram de uma visita técnica ao complexo na semana passada. E já temos uma data de entrega dos estudos com propostas: 26 de setembro. Depois disso, uma comissão vai estudá-las, provavelmente este ano, para escolher as melhores ideias e lançar a licitação. Estamos satisfeitos com o que ouvimos das empresas, pois elas querem transformar o Anhembi em um ícone.Fala-se muito de torná-lo um lugar quase 24 horas, onde se possa ir com a família, ao restaurante, que será instalado lá,não só a uma feira. Vai ter lugar para deixar as crianças e ligação com o transporte público – talvez um monotrilho,bancado pela iniciativa privada, ligando a Estação Tietê do Metrô com a parte de dentro do Anhembi.
Arena Anhembi
Já recebemos estudos de seis grupos diferentes. Ao olhar os desenhos você fica entusiasmado. A ideia é licitar o projeto até o início ano que vem. Uma das coisas que nos surpreendeu é como a nova arena pode se adaptar. Você pode ter público em toda a pista, ou montar uma quadra de tênis, ou um ringue. Tenho convicção de que essa arena será um novo cartão-postal da cidade de São Paulo.
Carnaval 2016
A verba dada este ano será a mesma de 2015, não conseguimos aumentar. O Carnaval de 2015 surpreendeu o público do sambódromo, que está cada vez mais seguro. Já no Carnaval de rua, posso dizer que, em termos de infraestrutura,melhoramos em relação à Copa do Mundo. Não só a questão de banheiro químico, mas sinalização e outros aspectos.Pensamos em crescer muito o Carnaval de rua, até porque ele é um produto. Existem artistas de renome querendo vir para cá, se apresentar no Carnaval de rua. E eles já trazem o patrocínio junto. O turista vem ao Sambódromo e aproveita para ir para as ruas brincar também e acaba gastando aqui.
Ciclovia
A gente está montando um projeto chamado SP de Bike para lançar em breve. Vai ser um guia com tudo o que você pode fazer de bicicleta na cidade. Terminando a meta dos 400 quilômetros de ciclovias, fica mais fácil porque vão ter todas as interligações e as pessoas vão poder aproveitar mais.
SPTuris confirma realização de Rolezinhos da Cidadania
O presidente da SPTuris, Wilson Poit, confirmou a volta dos Rolezinhos da Cidadania, como o DIÁRIO revelou na semana passada. “Eles (os rolezinhos) vão acontecer. O ex-secretário da Igualdade Racial, Antonio Pinto, irá ocupar uma diretoria da SPTuris nessa área”, disse.
“Ele fez um trabalho de organização de horários e locais em eventos e conseguiu reduzir bastante a quantidade de reclamações ao telefone 156”, disse, sobre ações de rolezinhos e bailes funk autorizados pela Prefeitura.
Point ainda afirmou que o órgão estuda os modelos a serem adotados nessa nova fase dos rolezinhos, mas sem data definida para isso acontecer.
Entretanto, como mostrou o DIÁRIO, Antonio Pinto afirmou que planeja marcar a volta dos rolezinhos para 7 de setembro, feriado da Independência. Ainda, segundo ele, o evento ocorrerá no CTN (Centro de Tradições Nordestinas), na Zona Norte da cidade. Os pancadões legalizados, porém, não têm prazo para serem promovidos.