Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

29 de junho de 2015

Observatório de Turismo e Eventos de São Paulo é referência em estatísticas

Por: Web Matser

Tags:

O Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisas da empresa municipal São Paulo Turismo (SPTuris), criado há 10 anos para medir o impacto dos eventos e monitorar o turismo na cidade, vem ganhando reconhecimento e alçando novos voos. Esta semana, o núcleo participou de dois eventos ligados à disseminação de estatísticas, um em São Paulo e outro em Brasília.

O coordenador do Observatório, Fábio Montanheiro, esteve do Primeiro Seminário Técnico do Plano Nacional Estratégico de Estatísticas Turísticas, realizado em Brasília. O evento é uma iniciativa do Ministério do Turismo e tem como objetivo definir diretrizes estratégicas a serem seguidas no processo de produção, armazenamento e disseminação de estatísticas sobre a atividade turística no Brasil. Para Montanheiro, a realização do evento é um passo importante para valorizar os estudos e padronizar as metodologias de pesquisa no Brasil. “Estamos muito felizes com a importância que o assunto está ganhando. Dezenas de secretarias de turismo, prefeituras e governos estaduais estão investindo em pesquisa e monitoramento e muitas delas, inclusive, procuraram o nosso Observatório para conversar sobre o modelo que utilizamos para implantação”, afirma.

Salão São Paulo de Turismo

Ainda na quarta feira, dia 24, a analista técnica do núcleo Andrezza Serra, ministrou palestra no Salão São Paulo de Turismo, realizado no Centro de Eventos São Luis. O tema do encontro foi: Observatório de Turismo e o Planejamento Estratégico dos Destinos. Segundo Andrezza, o objetivo da palestra era demonstrar como as pesquisas podem auxiliar no desenvolvimento de cada local. “Nosso objetivo é disseminar a ideia de que só é possível planejar sobre aquilo que conhecemos. É muito importante medir os resultados e analisar o mercado para conhecer melhor nossas fraquezas e potencialidades e, com isso, alavancar o desenvolvimento de um destino”, disse.

Prêmios

O destino São Paulo, por meio do Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, já ganhou duas vezes – em 2010 e 2014 – o prêmio de melhor monitoramento no Índice de Competitividade do Turismo Nacional do Ministério do Turismo. Referência em pesquisas no setor, o núcleo recebe mais 20 visitas anuais de outros órgãos de turismo que vem para fazer benchmarking e saber como desenvolve pesquisas, analisa tendências e monta relatórios. O departamento ainda realiza diversas palestras em eventos mostrando a importância do monitoramento e da análise de dados para a estratégia de um destino ou de uma companhia.

JORNAL DE TURISMO (27/06/2015)

  • Marca SP