Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

21 de junho de 2016

Observatório de Turismo de Foz do Iguaçu será integrado à rede internacional da OMT

Por: Web Matser

Tags:

A OMT (Organização Mundial do Turismo) e o Instituto Polo Internacional Iguassu assinaram ontem (16) uma carta de intenções para aproximar as instituições e permitir que a região fronteiriça de Foz do Iguaçu integre, em breve, uma seleta rede internacional de observatórios de turismo sustentável. A iniciativa tem o apoio da Itaipu Binacional.

O documento foi assinado oficialmente por Márcio Favilla Lucca de Paula, diretor executivo de Programas Operacionais e Relações Institucionais da OMT, e por Licério Santos, presidente do Instituto Polo Iguassu, mas recebeu a chancela de outras instituições, incluindo a Embratur, representada pelo presidente José Parente.

Pelo compromisso selado, a OMT dará assistência técnica ao Observatório de Turismo Sustentável do Iguassu – gerido pelo Polo Iguassu – para que seja consolidado e atenda aos parâmetros da Insto (Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável da OMT).

Hoje, a Insto é composta apenas por 11 observatórios em todo o planeta, oito deles ficam na China, três na Grécia, um no México e um no Brasil (São Paulo). Com a parceria, o da região de Foz de Iguaçu, em fase de consolidação, será o único trinacional. “O número é reduzido porque queremos que comecem com boas bases e solidez”, afirmou o diretor da OMT.

A ideia é que o Observatório de Turismo Sustentável do Iguassu desenvolva indicadores mensuráveis de resultados, a partir de três eixos – econômico, sociocultural e ambiental. Entre os aspectos para observação estão a satisfação do morador local com o turismo, os benefícios econômicos da atividade e o impacto da geração de resíduos, entre outros.

Toda a metodologia está amparada em um guia de desenvolvimento sustentável para destinos turísticos. O material foi consolidado pela OMT a partir de experiências em 20 países, com quase 400 indicadores. “Cada região deve adequar esses indicadores à sua realidade”, explicou Márcio Favilla.

WWW.HOTELIERNWS.COM.BR (17/06/2016)

  • Marca SP