Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

9 de setembro de 2014

Hostels crescem 159% somente em São Paulo

Por: Web Matser

Tags:

Conhecidos por serem mais baratos e informais, os hostels conquistam cada vez mais a preferência dos hóspedes. Setor estará presente no maior evento de Hospedagem, Alimentação e Serviços da América Latina, que acontece em setembro, em São Paulo.

O mercado de hotelaria no Brasil vem crescendo nos últimos anos. De acordo com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), o setor recebeu investimento de R$ 7 bilhões entre 2012 e 2015, o que representará a construção de 40 mil novas unidades e a geração de 16 mil empregos. Acompanhando esse movimento, os hostels – hospedagem mais barata, informal e com quartos compartilhados – também vêm ganhando espaço no mercado local. Apenas em São Paulo, o número de estabelecimentos cresceu 159% no primeiro semestre de 2013, comparado com o mesmo período do ano passado, s segundo a Associação de Hostels de São Paulo (Ahostelsp). O segmento estará representado na 52ª edição da EQUIPOTEL SÃO PAULO, evento organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, que acontece de 15 a 18 de setembro, no Anhembi, em São Paulo.

Durante a Copa do Mundo, que aconteceu em junho, os hostels foram uma alternativa para os turistas que buscavam pagar um valor mais justo e interagir com pessoas de outros países. Eles tiveram quase 100% de ocupação, apontou a Ahostelsp. Segundo Andréa Gattoni, proprietária do Traipu Eco Hostel, em São Paulo, quem busca os estabelecimentos está interessado em interatividade e socialização. “É um público bem diferenciado. Cerca de 50% do público são pessoas de 21 a 35 anos, desde estudantes a executivos. Uma curiosidade é que pessoas acima dos 35 anos também estão procurando os hostels, mesmo a maioria podendo pagar por um hotel. Hoje representam 25% das ocupações. O interesse é também socializar”, explica.

Maria José Giaretta, presidente do Hostelling International (HI) Brasil, diz que o país ocupa posição de destaque no mercado. “O Brasil está bem posicionado na marca HI com um número estável de hostels. Houve um crescimento também com os eventos mundiais, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas que acontecem em 2016, no Rio de Janeiro”. Para a presidente, o setor será bem representado durante a EQUIPOTEL SÃO PAULO. “É uma super-feira que tem tudo que o segmento precisa. É também um espaço para futuros empreendedores, com equipamentos, linha branca, tecnologia e gastronomia, atendendo a todas as suas necessidades. Nós vemos a feira como um excelente ponto de encontro”, atesta.

Saiba mais sobre a EQUIPOTEL SÃO PAULO: www.equipotel.com.br.

JORNAL DE TURISMO (05/09/2014)

  • Marca SP