Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

25 de junho de 2015

Francal terá importadores de seis países árabes

Por: Web Matser

Tags:

Pelo menos 16 importadores de países árabes estarão na Francal, feira de calçados e acessórios que ocorrerá entre os dias 06 e 09 de julho na capital paulista. Esses empresários fazem parte do grupo de compradores do exterior que a organização da mostra convidou para a edição deste ano. No total, serão 207 importadores de 30 países. Do mundo árabe virão como parte do projeto quatro sauditas, um egípcio, cinco empresários dos Emirados Árabes Unidos, dois do Kuwait, dois do Líbano e dois do Sudão.

“Acredito que além destes, virão mais espontaneamente, como sempre vieram”, afirma Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, organizadora da exposição. Mas neste ano, a data da feira coincide com alguns dias do Ramadã, período sagrado para os muçulmanos no qual eles jejuam durante o dia e fazem celebrações à noite, o que costuma inibir a atividades econômicas dos árabes. O Ramadã de 2015 vai de 18 de junho a 17 de julho.

Os importadores convidados pela mostra terão hospedagem gratuita. Os árabes normalmente participam da Francal e é esta a principal feira do Brasil onde as indústrias brasileiras vendem suas coleções de calçados Primavera-Verão. “O mercado árabe é um excelente mercado para os sapatos, eles não são produtores, importam muitos calçados”, disse Abdala para a ANBA.

O presidente da Francal Feiras conta que os países já compraram mais calçados do Brasil, em uma época em que o dólar era bem favorável ao mercado externo. A moeda norte-americana viveu um período de desvalorização frente ao real, mas nos últimos meses voltou a se valorizar, o que deve favorecer novamente as vendas da indústria ao exterior.

A Francal não costuma convidar e bancar hospedagem dos importadores, mas o fez neste ano em função da situação econômica pela qual passa o Brasil. “A gente enxerga uma queda no consumo interno”, afirma Abdala, complementando que o mercado doméstico não está nos níveis que a indústria precisa. Em contrapartida, lembra ele, o Brasil é um grande exportador do calçados, o terceiro maior produtor mundial e o terceiro maior exportador. “Olhamos com profundidade o que está acontecendo”, disse o presidente.

Além de bancar a hospedagem destes estrangeiros, a Francal vai fazer o mesmo com 410 lojistas brasileiros selecionados pelos expositores da feira. Ainda subsidiará a vinda de caravanas de ônibus com lojistas de 43 cidades, empresários de pequeno e médio portes que não teriam condições de participar da mostra de outra maneira. Os que virão de um raio de até 500 quilômetros retornarão no mesmo dia, mas os que vivem mais longe pernoitarão.

A Francal normalmente recebe cerca de 1.400 importadores. De acordo com Abdala, nos últimos anos isso deu uma caída, em função das condições desfavoráveis para exportar, mas neste ano a expectativa é de receber entre 1.300 e 1.500 estrangeiros. “O calçado brasileiro, que sempre foi exportável, tem qualidade e design, e o dólar no atual patamar tem dado mais competitividade”, afirma o executivo. Ele vê como favorável a exportação atualmente.

A mostra ocorre no Parque Anhembi, em uma área de 82 mil metros quadrados. No total serão mais de 800 fabricantes nacionais expondo 2 mil marcas entre calçados masculinos e femininos, infantis e esportivos, bolsas, mochilas, cintos, carteiras e malas, bijuterias e outros acessórios de moda. São esperados mais de 50 mil lojistas. Além de comércio, a Francal também tem um espaço de discussões, com temas da cadeia produtiva, tendências de moda, entre outros. Ela é voltada apenas para profissionais do segmento.

Serviço

Francal 2015 – 47ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios
Data: 06 a 09 de julho
Horário: 10h às 20h (dia 9, das 10h às 17h)
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.feirafrancal.com.br
Promoção/Organização: Francal Feiras
Entrada gratuita restrita a profissionais do setor. Proibida entrada de menores de 14 anos, mesmo acompanhados.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BRASIL-ÁRABE (24/06/2015)

  • Marca SP