Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

13 de março de 2014

Copa do Mundo 2014 inscreve servidores municipais para trabalho voluntário

Por: Web Matser

Tags:

Até o dia 16 de março (domingo), servidores municipais da Prefeitura do Rio podem se inscrever para atuar no time de voluntários da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, que será realizada de 12 de junho a 13 de julho. São 1.500 vagas para o Rio, 80 delas destinadas ao funcionalismo municipal, para ocupar os cargos de coordenador de mobilidade urbana durante o evento esportivo.

O Rio de Janeiro receberá sete partidas, no Maracanã, incluindo a grande final. A cidade, que terá papel central na competição, também abrigará o IBC (International Broadcasting Center), no Riocentro; o Centro Aberto de Mídia e o “quartel-general” da Fifa, no Forte de Copacabana; além de ser palco do evento social Fifa Football for Hope, na Vila Olímpica do Caju, que reunirá crianças carentes de 31 delegações do mundo e uma brasileira.

Por isso, nada melhor do que convocar quem mais conhece o Rio para fazer parte desse time e ajudar na organização e orientação de cariocas e turistas, ou seja, o servidor municipal, uma pessoa acostumada a lidar com o cidadão diariamente e com a rotina da cidade.

Roberta Parente, consultora jurídica da Rio Eventos Especiais, órgão da Prefeitura do Rio, e coordenadora no Rio do Projeto Brasil Voluntário, programa de voluntariado do Governo Federal para a Copa, explicou a importância da participação de servidores municipais na Copa:

-A participação do servidor terá uma grande relevância para a realização do evento. O objetivo principal das vagas destinadas a eles é ajudar no deslocamento e direcionamento, principalmente de turistas, nos dias de jogos. Eles atuarão como coordenadores e são as pessoas mais aptas a lidar com situações inesperadas. O servidor municipal tem um vínculo com a cidade e já é “safo” na máquina pública. Vai saber agir rapidamente na tomada de decisões, além de conhecer muito bem a cidade e saber tratar bem o cidadão carioca e o turista. Eles têm amor pelo Rio.

Os servidores voluntários atuarão esclarecendo dúvidas, orientando e dando informações àqueles que passarão pelo Centro Aberto de Mídia, pelo Maracanã e por pontos de mobilidade urbana, como terminais de ônibus e estações de metrô e trem, aeroportos e rodoviária. Eles darão suporte ao público-alvo de atendimento, que são os torcedores, a imprensa, turistas e a população em geral.

Os interessados em participar devem acessar o site Brasil Voluntário [www.brasilvoluntario.gov.br] e preencher o formulário de inscrição. O processo seletivo faz parte do programa de voluntariado do governo federal para a Copa do Mundo. Para participar, é necessário ter 18 anos completados até 26 de abril e disponibilidade para atuar no mínimo sete dias, seguidos ou intercalados, em turnos de 4 horas diárias, além de ter o perfil compatível com a área de atuação.

O processo de seleção consiste em convocação do candidato por e-mail, capacitação à distância, além de um treinamento presencial, durante quatro fins de semana, entre maio e junho, que levará em conta a assiduidade e o desempenho do participante. Entre os temas que serão abordados nos treinamentos estão Hospitalidade e turismo; História do futebol e megaeventos; Segurança e primeiros socorros; Meio ambiente; Idiomas (inglês, espanhol, italiano e francês); Turismo e cidade-sede; Ser voluntário e trabalho em equipe; e Mobilidade e estratégias do evento. Os voluntários que completarem as etapas de treinamento receberão certificados de participação e atuação emitidos pela Universidade de Brasília (UnB).

Todos os voluntários receberão uniforme (casaco, camisa, calça, boné e sacola), Bilhete Único e refeição durante o período de atuação, seguro de acidentes pessoais, além de um kit alimentação complementar que inclui produtos orgânicos e sustentáveis da agricultura familiar, como castanha de caju, abacaxi e banana desidratados, barra de cereal, biscoito integral, mel em sachê e sucos de diversos sabores.

“Quando você coloca um cidadão carioca para trabalhar e ele vai voluntariamente é porque ele está disposto a ajudar e faz isso com amor. Tenho certeza de que todos os nossos voluntários ajudarão muito as pessoas e receberão muito bem os turistas. Isso está no espírito do carioca. Além de poder agregar a experiência no currículo, participar da Copa do Mundo é uma oportunidade única e que a pessoa vai levar pra sempre na lembrança. E tudo isso, gera um impacto muito positivo para a cidade. As pessoas sendo bem acolhidas querem voltar e acabam espalhando a boa imagem do Rio no exterior”, afirmou Roberta, que é servidora e foi voluntária da Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

Além dos servidores municipais, qualquer indivíduo com comprometimento e vontade de participar do evento pode se inscrever. Ao todo, serão disponibilizadas 18 mil vagas, sendo até 1.500 vagas em cada uma das 12 cidades-sede do torneio: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Juliana Romar.

REVISTA FATOR (11/03/2014)

  • Marca SP