Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

28 de novembro de 2012

Abertura do Natal em SP

Por: Web Matser

Tags:

Do lado de fora, apresentação musical é transmitida ao vivo em projeções na fachada da Catedral; na sequência, paulistanos assistem a espetáculo de luzes que mapeiam arquitetura externa do prédio

O Natal Iluminado 2012, que marca o início das comemorações natalinas oficiais da cidade de São Paulo, terá abertura oficial sexta-feira (30/11), às 19h30, na Catedral da Sé, com apresentações da Sinfônica Heliópolis, da Orquestra Jovem de Heliópolis e do Coral da Gente, mantidos pelo Instituto Baccarelli. O programa inclui a abertura do presépio da Praça da Sé e um espetáculo de luz e som.

O concerto terá repertório de músicas clássicas consagradas e canções natalinas e será transmitido em tempo real em projeções na fachada da Catedral. A regência do concerto será do maestro Edilson Ventureli.

Antes do espetáculo, o público pode acompanhar a celebração da palavra pelo cardeal da Arquidiocese, Dom Odilo Scherer.

Após as apresentações musicais – com duração de uma hora – serão exibidas para o público, na fachada da Catedral, projeções artísticas natalinas, feitas por meio da técnica chamada mapping, pela qual projetores inteligentes mapeiam a fachada e “brincam” com a arquitetura.

Surpreender

O Natal Iluminado começou em 2006 na cidade de São Paulo, por iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com apresentação da Sinfônica Heliópolis e do Coral da Gente nas escadarias do Teatro Municipal, que recebeu iluminação e decoração especiais para o evento.

Para o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, idealizar e promover o Natal Iluminado é motivo de orgulho para todos os empreendedores e cidadãos paulistas. “O Natal tem um forte simbolismo não só para o comércio, mas em todos os aspectos de nossas vidas. O objetivo desta ação, que já é tradição para a cidade, é promover um Natal mais feliz e inclusivo para todos. Precisamos fazer a diferença e realmente colocar projetos como este em prática. Temos uma longa história de realizações. Já fizemos muito para nossas cidades, e ainda vamos fazer muito mais.”

Os objetivos do projeto são democratizar a cultura; divertir, surpreender e emocionar pessoas de todas as idades e classes sociais; e incentivar a ocupação artística das praças centrais das cidades.

O evento é, também, uma oportunidade para quem nunca assistiu ao vivo a uma apresentação de orquestra sinfônica.

O projeto é realizado pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) em parceria com as prefeituras. É organizado pelo Guaimbé Bureau de Cultura e conta, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com os seguintes patrocinadores: Bradesco, Volkswagen, Cielo, Grupo Tricury e Comgás.

  • Marca SP