Cidade de São Paulo

8 de agosto de 2014

Turistas dizem o que acham de São Paulo

Por: Web Matser

Tags:

Em vídeo produzido durante a Copa do Mundo FIFA 2014 pela SPTuris, visitantes mostram suas impressões sobre a maior cidade do hemisfério sul.

SPTuris_strip_17817_0_full

Imensa, impressionante, amigável, cosmopolita… Essas foram algumas das palavras que os turistas usaram para definir a maior metrópole do hemisfério sul. Os depoimentos estão em um filme que a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) lança esta semana que mostra o que os visitantes acharam da capital.

Desenvolvido durante a Copa do Mundo FIFA 2014, o vídeo traz entrevistas com americanos, japoneses, belgas, argentinos, chilenos, colombianos e turistas de diversas outras nacionalidades que estiveram da cidade. Eles também falam de locais que visitaram em São Paulo, suas impressões e do que mais gostaram na gastronomia paulistana, como feijoada, chope e pastel, churrasco, farofa, caipirinha e muito mais.

O filme foi feito em duas versões: três e oito minutos e estão disponíveis no canal do YouTube da SPTuris (www.youtube.com/spturis), sites e redes sociais. Serão utilizados também na promoção turística da cidade em feiras e eventos nacionais e internacionais.

De acordo com o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit o encantamento dos turistas e o desejo deles de voltar ficaram claros nas imagens. “Este filme retrata exatamente o que víamos nas ruas durante o mundial: pessoas felizes, satisfeitas e com vontade de aproveitar a cidade. Fizemos bonito”, disse. Ele ressaltou que o planejamento de turismo paulistano para o segundo semestre pretende justamente aproveitar o bom momento da cidade. “O maior legado da Copa, é intangível. Essa promoção mundial, nunca antes alcançada com tanto êxito e de forma tão absoluta, foi algo formidável. Além disso, os paulistanos sentiram orgulho da cidade e os turistas adoraram São Paulo e a nossa hospitalidade. Quase todos afirmaram que gostariam de voltar. Isso não tem preço! Agora é aproveitar essa onda positiva para crescer”, afirma.

Copa em São Paulo

Depois de um mês de bola rolando em território brasileiro e com seis jogos na capital paulista, a análise dos números foi bastante positiva. Segunda cidade que mais recebeu turistas durante a Copa, por aqui passaram nada menos que 541 mil turistas em números estimados pelo Observatório do Turismo.

De acordo com a Pesquisa de Demanda e Perfil do Torcedor da Copa do Mundo em São Paulo, realizada com paulistanos e turistas pelo Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris, 65% dos turistas que vieram para a cidade eram brasileiros e 34,94% estrangeiros.

Outro dado que superou todas as expectativas foi o gasto médio do turista e a sua a permanência na cidade. Os brasileiros deixaram no período R$ 2,2 mil na cidade, enquanto os estrangeiros R$ 4,9 mil – estimativa era de um gasto médio de R$ 1,8 mil. Além disso, os visitantes também ficaram mais tempo na metrópole paulistana: turistas nacionais permaneceram em média 4,4 dias e os internacionais, 8,3 dias.

O crescimento da permanência e dos gastos dos turistas também impactou na movimentação econômica gerada por estes visitantes. No total, os gastos giraram em torno de R$ 1,8 bilhão na cidade de São Paulo. Também foi realizado no período, uma pesquisa de mídias sociais que registraram 1,2 milhões de postagens sobre a Copa do Mundo em São Paulo, sendo 85% positivas, e com audiência direta de 503 milhões de pessoas e indireta de 1,023 bilhão no mundo. Aqui vale ressaltar também o registro de mais de 18 milhões de check ins no Facebook somente na cidade de São Paulo.

A boa impressão dos turistas também pode ser medida com outro indicador: 72,1% dos turistas indicaram notas entre 7 e 10 para a cidade de São Paulo. Com relação ao legado da Copa, mais de 90% afirmaram que o evento trouxe mais turistas para a cidade e acelerou obras importantes na capital.

A SPTuris entregou uma série de projetos para recepcionar bem o turista da Copa e reforçar a idéia de que São Paulo também é um destino de lazer. As principais ações foram a instalação de 451 placas de sinalização turística para pedestres na região do Centro e na Av. Paulista; treinamentos com players do turismo paulistano como guias, taxistas, agentes de viagem, funcionários de hotéis entre vários outros; ampliamos o número de Centrais de Informação Turística (CIT’s) na cidade de seis para 15 centrais sendo, sete unidades fixas e oito móveis, dessas três em vans e cinco em segways, que estão marcando presença principalmente em eventos e áreas de grande circulação de pessoas.

Outra iniciativa pioneira foi a criação da Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista da Copa do Mundo no Anhembi, uma central que atualizava diariamente os indicadores de desempenho do turismo da cidade durante o evento.
Link para o vídeo:

Versão de 3 min: www.youtube.com/watch?v=N9cSmzloPuM&feature=youtu.be

Versão de 8 min: www.youtube.com/watch?v=395fNy7UT1I&feature=youtu.be