8 de abril de 2015

SPTuris divulga lista com 10 museus mais visitados da cidade

Levantamento realizado pelo Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisas da empresa municipal, refere-se à visitação em 2014 e ultrapassa a marca de 3 milhões de pessoas.

Foto do museu mais visitado na cidade de São Paulo - Museu da Imagem e do Som (MIS). Foto: José Cordeiro/SPTuris.

Foto do museu mais visitado na cidade de São Paulo – Museu da Imagem e do Som (MIS). Foto: José Cordeiro/SPTuris.

A São Paulo Turismo (empresa municipal de turismo e eventos, SPTuris) acaba de finalizar, por meio de seu núcleo de estudos e pesquisas, o Observatório de Turismo e Eventos, um levantamento sobre a visitação de museus na cidade no ano de 2014. A lista é encabeçada pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) que recebeu 603.197 pessoas, e obteve sucesso de público com a famosa exposição do seriado Castelo Rá-Tim-Bum.

Em segundo lugar, aparece o Catavento Cultural com mais de 500 mil visitantes. O equipamento é conhecido por receber excursões escolares e possuir um acervo que promove interatividade. Na seqüência, a Pinacoteca do Estado que trouxe a renomada mostra do artista plástico Ron Mueck, figura a terceira colocação com 425 mil entradas.

Segundo o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, a lista comprova a fama de São Paulo em ser um reduto cultural. “O estudo deixa claro que, tanto os paulistanos quanto os turistas que vem para a cidade, consomem a cultura disponível em nossos museus. É visível também o empenho dos administradores em promover boas exposições e manter a divulgação dos acervos permanentes que são riquíssimos”, afirma.

Sobre o estudo

Para a realização da pesquisa, técnicos do Observatório de Turismo e Eventos entraram em contato com mais de 100 museus da cidade e apuraram o número de visitação de todos aqueles que mantêm esse controle.

Como aprimoramento desse ranking, o Observatório trabalha agora no desenvolvimento de um Índice de Visitação dos Museus Paulistanos, que ajudará a medir o resultado de ações de incremento por parte dos museus.

Abaixo, a lista completa do top 10 museus em 2014:

São Paulo – Capital

Museu da Imagem e do Som –  603.197