Você está em: Comunicação > Releases

Releases

22 de novembro de 2011

SPTuris apoia publicação sobre Cidades Criativas

Por: Web Matser

Tags:

O presidente da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), Caio Luiz de Carvalho, participou nesta segunda-feira (21) de um debate durante o lançamento do livro “Cidades Criativas – Perspectivas”, que reúne trabalhos de 18 especialistas em economia e cidades criativas de 13 países diferentes. A publicação, organizada pelos especialistas Ana Carla Fonseca e Peter Kageyama, é a primeira sobre o tema no país e conta com o apoio da SPTuris, além do Santander, do Sebrae e da Repense.

Para Caio Carvalho, essa publicação veio em excelente momento. “A propriedade intelectual, a criatividade e o talento são os bens maiores de um lugar. Precisamos fazer deles, cada vez mais, a base de nossa economia e mostrar como podem ser inclusivos e, ao mesmo tempo, rentáveis. Todos só têm a ganhar com a valorização da cultura, da inovação e do talento criativo. Isso é desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Durante o evento, autoridades e apoiadores debateram sobre o conceito de cidade criativa e como fazer para tornar um local, de fato, criativo. Estiveram presentes, além do presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho, e da própria Ana Carla Fonseca; o secretário estadual de Cultura de São Paulo, Andrea Matarazzo; o presidente do Sebrae, Luiz Barretto; o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano; o gerente executivo de Desenvolvimento Sustentável do Santander, Sandro Marques; e o presidente da agência Repense, Otávio Dias.

Ana Carla acredita que a presença de profissionais de áreas tão diversas comprova a universalidade e importância do tema. “A Economia Criativa une o público e o privado, une os interesses de um estado, uma cidade e um país. Isso torna cada vez mais imprescindível um aprofundamento, ainda mais no Brasil, onde há uma carência enorme de estudos sobre o assunto”.
Para o gerente executivo de Desenvolvimento Sustentável do Santander, Sandro Marques, a economia criativa é uma fonte de desenvolvimento econômico sustentável. “Mais do que isso, o Santander acredita também no potencial criativo brasileiro e paulista para fortalecer as economias locais e inseri-las no universo macroeconômico. A economia criativa movimenta gastronomia, moda, tecnologia, design, publicidade, diferentes setores da cultura e, com isso, atrai turismo de qualidade e gera pólos de inovação. Além de produtos e serviços, também abre caminhos para novos modelos de gestão de negócios, valorizando o espírito colaborativo e o capital do conhecimento”, afirma.

Sobre a organizadora
Administradora Pública (FGV/SP); economista, mestre em administração e doutora em urbanismo (USP), Ana Carla Fonseca é referência internacional em economia criativa e cidades criativas. Escreveu ou organizou oito livros sobre essas temáticas, tendo palestrado em 22 países e em todos os estados brasileiros.

Sobre a SPTuris

A SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos, realiza e apoia diversos projetos que visam incentivar os diversos setores da Economia Criativa, mostrando os talentos da cidade também aos visitantes, que já são atraídos pela diversidade e pela cultura presentes na metrópole. Confira algumas ações:

Campanhas
Desde de junho, a SPTuris lançou a campanha “São Paulo, Cidade Criativa”, cuja ideia é mostrar as várias vertentes criativas da capital paulista. A ação contou com filmes, spots de rádio, anúncios para jornais, revistas e internet exibidos nacional e internacionalmente. Além de evidenciar os atrativos da cidade, a iniciativa trabalhou São Paulo como uma cidade inovadora e vanguardista nos mais diversos segmentos, como gastronomia, moda, cultura, artes e outros.

Dois por um
Sucesso na Suíça, chega ao Brasil o “Dois por um – Ame sua Cidade”, livro de bolso que conta com o apoio da SPTuris. A publicação apresenta uma maneira inovadora de aproveitar as atrações da metrópole e oferece opções em gastronomia, cultura, lazer, bem-estar e entretenimento, com diversos descontos. Basta apresentar o livro pocket, que custa apenas R$ 80, para aproveitar mais de R$ 3 mil em benefícios em diversos estabelecimentos de renome.
A novidade visa ainda levar mais auto-estima para a população com o tema “Ame sua cidade”. Várias páginas contam com ilustrações de artistas paulistanos, fotos de pessoas curtindo a cidade e informações sobre pontos turísticos. Também está disponível para compra pelo site www.doisporum.net.

Empreendedores Criativos
A SPTuris também apóia o programa “Empreendedores Criativos”, um reality show colaborativo com foco na Economia Criativa e no desenvolvimento de negócios inovadores. Um processo seletivo online selecionou sete candidatos a empreendedores com idéias inusitadas que participarão de um programa de formação que envolve palestras, tecnologias aplicadas e coaching com grandes especialistas em diversas áreas. Mais informações no site www.empreendedorescriativos.com.br.

Um milhão de amigos
Com o objetivo de transmitir informações sobre o melhor de São Paulo a turistas e moradores da cidade, de maneira regular e inovadora, a SPTuris criou o programa “Um Milhão de Amigos”. Cerca de 20 mil motoristas de táxi recebem todo mês um talão de recibos com 50 folhas. No verso de cada folha há dicas de atrativos turísticos, culturais e de eventos da capital paulista. E ainda, na contracapa do talão, que fica com o taxista, haverá outras mensagens sobre tudo o que São Paulo pode oferecer e como este profissional pode contribuir para que a cidade continue liderando o ranking como principal destino turístico nacional. Todos os meses são novas mensagens e os talões de recibo são distribuídos gratuitamente por meio de uma publicação especializada.

Notícias Relacionadas: