5 de maio de 2014
São Paulo também é destino de luxo
SPTuris promove a cidade durante a 4ª Travel Week, feira voltada para o turismo de luxo que começa na próxima semana, no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera.
Começa na próxima semana, entre os dias 6 e 9 de maio, a quarta edição de uma das maiores feiras destinadas ao público interessado no turismo de alto padrão, a Travel Week. A capital paulista, que é destino obrigatório de visitantes com alto poder aquisitivo do Brasil e da América do Sul, estará representada por um estande da São Paulo Turismo (empresa municipal de turismo e eventos). No local, os visitantes e os vip buyers (agências de viagens premium e travel designers de diferentes regiões do Brasil e de paÃses da América Latina) poderão tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre a cidade que une a melhor infraestrutura, o maior pólo de consumo e a vida cultural e noturna mais famosas do paÃs. Além disso, durante o evento, estão organizadas mais de 60 reuniões pré-agendadas com diferentes agentes e operadores, que possuem interesse em saber mais sobre a capital e como vendê-la em sua excelência ao público final.
Para o presidente da São Paulo Turismo e Secretário Municipal para Assuntos de Turismo, Wilson Poit que estará no coquetel de abertura do evento na terça feira, dia 6, a Travel Week vem reforçar a ideia de que São Paulo é a capital brasileira do luxo. “Nossa cidade é a 10ª mais rica do planeta e a 1ª da América do Sul. Somos destaque na gastronomia, nas opções de compras e rede hoteleira, que inclui grandes e qualificadas cadeias internacionais. É muito importante nossa participação em feiras como essa para atingir o público de alto poder aquisitivo”, disse.
O público alvo da Travel Week são agências de viagens premium e travel designers de diferentes regiões do Brasil e de paÃses da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Peru e Venezuela), criteriosamente selecionados e com a sua participação patrocinada integral ou parcialmente pela Travel week São Paulo.
Esses profissionais participam da Travelweek em reuniões pré-agendadas com os representantes das marcas/destinos de maior prestÃgio do mundo. Uma oportunidade única de se relacionar, obter melhores negociações e colher informações e novidades para atender o exigente consumidor final, que cada vez mais busca profissionais qualificados no mercado para organização e planejamento de suas viagens.
Vale ressaltar que a Travel Week foi adquirida pela Reed Exhibitions (que também organiza a World Travel Market América Latina) e desde dezembro de 2013 passa a fazer parte do portfólio de feiras ILTM (International Luxury Travel Market).
O mercado de luxo em São Paulo
Para atender adequadamente a demanda interna e externa, São Paulo possui ampla rede de hotéis, restaurantes, casas noturnas, spas e lojas de luxo, além de 33 mil táxis, além de mais de 400 helicópteros. É possÃvel inclusive agendar um exclusivo voo panorâmico pelo céu da metrópole no Aeroclube de São Paulo, localizado no Campo de Marte, e depois seguir de limusine para o destino desejado.
São dezenas de restaurantes na categoria alta gastronomia, comandados por chefs renomados internacionalmente. Abriga seis dos 50 melhores restaurantes do mundo, incluindo o DOM (considerado o 7º melhor do mundo, segundo revista Restaurant). Outro destaque é o ManÃ, cuja chef de cozinha Helena Rizzo, foi considerada a melhor chef mulher do mundo.
Os shopping centers como o Iguatemi, JK e Cidade Jardim reúnem grifes internacionais cobiçadas, como Hèrmes, Jimmy Choo e Giorgio Armani. Além das marcas de luxo, esses shoppings oferecem serviços exclusivos aos clientes como concierge e personal shopper. A Rua Oscar Freire, 8ª rua mais luxuosa do mundo, também é sinônimo de bom gosto, requinte e conforto para as compras. A rua fica na badalada região dos Jardins, que abriga lojas exclusivas e grifes luxuosas do cenário fashion e luxuoso internacional.
Em São Paulo, são promovidos também diversos eventos ao longo do ano, como a Casa Cor, a São Paulo Fashion Week, o Atualuxo, o Auto Premium Show, entre outros. E a Alameda Gabriel Monteiro da Silva é um dos principais endereços da decoração no Brasil e faz parte de um quadrilátero da decoração e luxo na cidade, que liga a Avenida Faria Lima (onde está o shopping Iguatemi) à Rua Oscar Freire, passando pela Gabriel Monteiro e pela Avenida Europa, onde se veem nas vitrines Porsches, Mercedez, Maseratis e Ferraris. Se você procura carros luxuosos, a Avenida Europa é o seu destino. Já na Avenida dos Bandeirantes, os amantes do alto-mar encontram todo tipo de embarcação.
Perfil de hóspedes em hotéis de luxo na cidade
64,5% são homens
60% vieram sozinhos
81,1% chegaram à cidade de avião
Procedência
77,6% são brasileiros
46,2% são do interior de SP e estado do RJ
8,8% são norte americanos
Motivação
77% negócios e eventos
13% lazer
Principais atividades realizadas
32,3% gastronomia
24,1% compras
22,1% vida noturna
Gastos e pernoites
R$ 1.905 no perÃodo
3,1 noites
R$ 614,50 diários