28 de maio de 2015

São Paulo sediará mais uma Semana Francesa com inúmeras atrações

Idealizado pela Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB), evento terá o apoio da SPTuris

Bistrot de Paris Dessert. Foto: Divulgação.

A capital paulista, que é sede dos maiores e mais importantes eventos nacionais e lar para cultura de mais de 70 nacionalidades, receberá entre os dias 12 e 21 de junho uma série de atrações inspiradas na França. Trata-se da Semana Francesa, iniciativa da Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo (CCFB-SP), que evidencia cultura, gastronomia, além de atividades educacionais e empresariais do país europeu.

A Semana tem patrocínio de grandes marcas e apoio institucional da São Paulo Turismo, Aliança Francesa, Consulado Geral da França e Atout France.

Para o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, o apoio marca o início de boas parcerias entre a empresa municipal e a Câmara de Comércio França-Brasil. “Temos conversado mais com representantes de outras culturas e realizado ações conjuntas para mostrar que São Paulo é onde o Brasil encontra o mundo e o mundo encontra o Brasil. Em março tivemos aqui o Goût de France, evento gastronômico que homenageia a culinária francesa, e foi um sucesso. É um grande prazer continuar apoiando atrações para fomentar boas ideias”, afirma.

Sobre a Semana

Entre as atrações confirmadas, destacam-se a apresentação da Givenchy com as tendências de maquiagens e perfumes, vernissage das artistas francesas Nadine Vergues e Gasediel, harmonização de queijos e vinhos, festival de cinema com filmes franceses, roteiro de obras francesas na cidade, lançamento da pesquisa “Os arquétipos femininos” da Peclers Paris, programas de intercâmbio para estudos na França e cursos para o Ciência Sem Fronteiras, entre outros.

Confira a programação já confirmada:

11/06: coquetel de abertura para convidados.

13/06 às 13h: IFESP: Palestra sobre “Estudar nas melhores universidades francesas”

16/06 das 20h30 às 22h30: Aula-degustação de vinhos pela sócia-someliere Marina Bertolucci, intitulada “Além do Bordeaux e do Bourgogne, vinhos franceses a descobrir”, no restaurante Canaille

16/06: WTC – vinda do presidente do syndicat des tables de collections com a presença do Chef Laurent Trochain, do 3 restaurant de Paris (apenas convidados).

16/06 às 18h45: Conferência com o perfumista Maurice Roucel, Teatro da Aliança Francesa.

18/06 às 16h: Givenchy : história de uma marca emblemática do luxo francês e preview dos lançamentos de makeup e perfumes do segundo semestre 2015

17/06 às 18h: curso da aliança francesa Francês sem fronteiras

17/06: Lançamento do Meating Bistrot à viande

19/06 às 17h: Peclers Paris – lançamento no Brasil da pesquisa “les archétypes féminins”.

15/06 a 19/06: Happy hour – French Touch no It Restaurante do Pullman (menu disponível)

10/06 a 20/06: Vernissage das artistas francesas Nadine Vergues e Gasediel, com exposição no HUB Food Art Lounge do Hotel Pullman Vila Olímpia e oferta especial no restaurante com menu franco-brasileiro e harmonização de vinhos

12/06 a 21/06: Harmonização de Queijos e Vinhos no Wine Library – Grand Hyatt (das 17h até às 20h para degustação de vinhos. O bar fechará às 23h de segunda a quinta-feira e meia noite sexta e sábado)

10/06 a 17/06: Festival Varilux de Cinema Francês

De 19/06 a 31/08: Exposição Imagine France – Da fotógrafa Maia Flore, na Galeria Imago – Aliança Francesa Jardins Trianon

“Esplêndidos”, de Jean Genet
Com Grupo Tapa, Direção de Eduardo Tolentino – Quinta à sábado, às 20h30, e domingo, às 19h – Teatro da Aliança Francesa. Rua General Jardim, 182.

De 22/05/15 a 19/06/15: Exposição Les Coulisses de la Mode (Tradução: Os Bastidores da Moda) – Fotos de Bruno Pellerin (França). Entre os dias 22 de maio (próxima sexta-feira) e 19 de junho, a Aliança Francesa do Grande ABC, localizada na cidade de Santo André, região metropolitana de São Paulo, receberá a exposição Les Coulisses de la Mode (Tradução: Os Bastidores da Moda) do fotógrafo francês Bruno Pellerin.

Restaurantes participantes:
On va manger

Felix Bistrot. Foto: Carol Peres

Sobre a CCFB:
A CCFB reúne mais de 900 associados em suas quatro regionais: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Existem cerca de 700 empresas francesas no Brasil, que empregam mais de 500 mil funcionários. Na França, a CCFB é membro da União de Câmaras Francesas de Comércio e Indústria no Exterior e trabalha em colaboração com as câmaras de comércio e indústrias locais.

Sobre a SPTuris
A São Paulo Turismo é a empresa de turismo e eventos da cidade ligada à Prefeitura de São Paulo. É responsável pela promoção e planejamento turístico do município, pela produção e infraestrutura de grandes eventos da cidade, além da administração do Anhembi e do Autódromo de Interlagos. Mais informações em www.spturis.com.

Para mais informações sobre a Semana:
Thiago Nassa (Mtb. 30.914)
Retoque Comunicação
(11) 3088-0990 ou (11) 9 9544-4954