Você está em: Comunicação > Releases

Releases

27 de fevereiro de 2013

São Paulo ganha sinalização turística para pedestres

Por: Web Matser

Tags:

Projeto orienta a locomoção de turistas a pé por mais de 70 atrativos da capital paulista

São Paulo, 27 de fevereiro de 2013 – A partir do segundo semestre deste ano, os visitantes e também os moradores que quiserem conhecer melhor os pontos turísticos da capital paulista e explorar a cidade a pé contarão com mais um estímulo: as Placas de Sinalização Turística para Pedestres. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) em parceria com o Ministério do Turismo.

Serão três tipos de placas que apontarão direção, localização e informações de 72 atrativos da região central. As placas direcionais serão fixadas em locais de distribuição de fluxos e indicarão o caminho para os pontos turísticos. As interpretativas de região serão implantadas em áreas de grande circulação de visitantes, como praças, e terão informações, em português e inglês, sobre as atrações turísticas do entorno, além de um mapa indicativo.

Já as placas externas dos monumentos ficarão nas fachadas e conterão dados de cada atrativo em português e inglês e ainda um exclusivo QR Code, código que permite ao turista ter acesso pelo aplicativo de celular a curiosidades, imagens internas, site e outras informações sobre o local, em português, inglês e espanhol.

O projeto já foi inteiramente desenvolvido, os recursos já estão garantidos e agora aguarda apenas a aprovação do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) para ter início a instalação das placas, o que está previsto para o segundo semestre deste ano.

Para o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, iniciativas como essa são essenciais em uma cidade que deseja estruturar a atividade turística, especialmente às vésperas da Copa do Mundo FIFA 2014. “As placas de orientação não apenas facilitam a mobilidade do visitante e também do paulistano, como também incentivam as pessoas a conhecerem os principais atrativos da capital paulista e explorar a cidade a pé”, diz.

A SPTuris desenvolve diversas outras ações com foco na estruturação e incentivo ao turismo em São Paulo. Em 2011, por exemplo, concluiu a instalação de 720 placas de Sinalização Turística Viária, essas específicas para motoristas, que contemplaram 99 pontos de atração turística – além da região central, incluiu outros locais, entre eles Zoológico, Parque da Aclimação e Parque Guarapiranga.

A empresa municipal ainda mantém as Centrais de Informação Turística espalhadas pela cidade, o programa de roteiros do Turismetrô, sites e aplicativos turísticos, distribuição de mapas e folhetos com sugestões de roteiros, o guia Fique Mais um Dia, entre várias outras iniciativas dessa natureza.

Mais em www.cidadedesaopaulo.com.