Cidade de São Paulo

10 de junho de 2014

Projetos de turismo para a Copa do Mundo em São Paulo são entregues

Por: Web Matser

Tags:

Metas e ações que estavam no planejamento da SPTuris para recepcionar bem o turista saíram do papel e ficarão como legado para a capital paulista.

Novas Centrais de Informação Turística. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Novas Centrais de Informação Turística. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

A São Paulo Turismo (empresa municipal de turismo e eventos) está na fase final de entrega dos principais projetos previstos para a Copa do Mundo FIFA 2014 em São Paulo.

Desde a confirmação do Mundial, uma série de ações foram traçadas para receber bem os mais de 390 mil turistas que deverão desembarcar na metrópole paulistana, de acordo com a previsão do Ministério do Turismo. Todas as oito grandes iniciativas previstas foram entregues.

Para secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, isso mostra o comprometimento da cidade e sua capacidade de receber bem seus visitantes. “Nós assumimos um compromisso e estamos cumprindo todas as metas, uma a uma, até a Copa. Sempre há mais o que melhorar, mas sem dúvida a cidade de São Paulo elevou o padrão da receptividade do turista”, disse.

1) Centrais de Informação Turística

Uma das ações da SPTuris, feita em parceria com o Ministério do Turismo, é a ampliação do número de Centrais de Informação Turística (CIT’s) na cidade. São nove novas centrais e uma totalmente reformada. A primeira, que começou a funcionar na última sexta feira (06), fica no setor de desembarque do Aeroporto de Congonhas. Um espaço moderno com todos os materiais, mapas e guias que o turista precisará e ainda dois atendentes que são, no mínimo, bilíngues.

Outra central que foi entregue totalmente reformada, é a do Terminal Rodoviário do Tietê, que passou de um balcão para uma sala ampla e ambientada, pronta para receber pessoas de todo o país e estrangeiros.

Os oito outros pontos de atendimento serão móveis, ou seja, centrais itinerantes, sendo três em van e cinco em segways, utilizadas principalmente em eventos e áreas de grande circulação de pessoas, a exemplo dos jogos na Arena Corinthians.

Além dessas, a capital paulista hoje conta com outras cinco CITs (Olido, República, Mercadão, Paulista e Anhembi) administradas pela São Paulo Turismo e pontos de atendimento no Aeroporto de Guarulhos conduzidos pela GRU Airport que também fornecem materiais da SPTuris.

Sinalização turístcia para pedestres. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Sinalização turístcia para pedestres. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

2) Sinalização Turística

Outro projeto importante foi a instalação de 451 placas de sinalização turística para pedestres na região do Centro e na Av. Paulista. Elas foram idealizadas em três modelos diferentes:

– 53 placas interpretativas de monumento, que ficam a frente ao atrativo com informações em português, inglês e espanhol e QR Code;

– 19 placas interpretativas de região, em formato de totem, com mapas e informações gerais, também trilíngue e QR Code, situando a região e indicando os atrativos dos arredores;

– 379 placas direcionais que indicam os sentidos das rotas turísticas (125 na Avenida Paulista e 254 no centro da cidade).

3) Treinamentos de mão de obra

Os treinamentos realizados na cidade também foram cumpridos. Uma série de programas foram feitos ou tiveram parceria da SPTuris, capacitando quem vai estar na linha de frente para receber o turista, a exemplo do Pronatec Copa e do Brasil Voluntário, ambos do governo federal. Somente no Pronatec, 7.107 matrículas foram efetuadas em São Paulo, entre os quais 3.049 alunos já concluíram curso. Já o programa Brasil Voluntário conta com cerca de mil pessoas.

A SPTuris ainda deu treinamento para atendentes da central 156, guias, taxistas, agentes de viagem, atendentes das CITs, funcionários de hotéis e do Mercadão, entre vários outros.

4) Pórticos de entrada e saída da cidade

Com o objetivo de desejar as boas vindas e incentivar o turista a retornar para a cidade de São Paulo a São Paulo Turismo (empresa municipal de turismo e eventos) instalou dois pórticos na Marginal Tietê. As placas estão no quilômetro 23, nos dois sentidos da via. No sentido leste, ou seja, na saída da Marginal, o motorista já pode ler “Boa viagem – A cidade de São Paulo aguarda sua próxima visita” e no sentido contrário, “Bem vindo a São Paulo – Viva tudo isso”.

Nas duas placas a mensagem também está escrita em inglês. A ideia é atingir os turistas que chegam a São Paulo especialmente pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, principal porta de entrada do turista internacional.

De acordo com o presidente da São Paulo Turismo e secretário municipal para Assuntos de Turismo, Wilson Poit, a iniciativa veio em boa hora. “São Paulo, uma megacidade global, não tinha ainda essa mensagem tão clássica. Os pórticos são para reforçar o caráter receptivo da cidade, mostrar que nosso turismo é forte”, disse.

Com a proximidade da Copa do Mundo FIFA 2014, ele acredita que as placas são mais uma ferramenta para receber bem o turista que vem para acompanhar o mundial. “O projeto não é recente, mas finalmente conseguimos implantar. E instalar as placas antes do Mundial foi providencial”, afirmou.

Mídia Aeroportuária. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Mídia Aeroportuária. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

5) Painéis de “boas-vindas” nos aeroportos e rodoviárias

Para que o turista entre no clima da Copa do Mundo ao chegar em solo paulistano e se sinta bem recebido, a Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTuris, instalou painéis dando as boas-vindas aos visitantes de um dos maiores eventos do mundo.

Ao todo, são 11 peças instaladas nas áreas de desembarque dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos e nos terminais rodoviários do Tietê, Barra Funda e Jabaquara, todas com o slogan “São Paulo 2014. Cidade Global. Território da Bola”.

O objetivo da campanha é recepcionar o turista nacional e internacional e começar a familiarizá-los com o torneio. Na via de acesso do Aeroporto de Guarulhos a São Paulo também foi instalado um pórtico com o mesmo tema. A veiculação das mídias será até a final do mundial.

Guia São Paulo 2014. Imagem: Divulgação.

Guia São Paulo 2014. Imagem: Divulgação.

6) Guia São Paulo 2014

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTuris, preparou um material completo para o turista que vem acompanhar a Copa do Mundo FIFA 2014 na cidade. A partir desta semana, estarão disponíveis mais de 330 mil exemplares do “Guia São Paulo 2014 – Cidade global. Território da bola”. Trata-se de um material de 130 páginas para o turista-torcedor contendo informações importantes para aquele que vem a primeira vez à cidade.

São mapas, tabela de jogos, telefones úteis, endereços dos consulados, como chegar ao estádio, o que não pode levar, roteiros e também mais de 50 pontos turísticos da cidade, divididos por região, com descrição, endereço e horário de funcionamento.

O guia foi idealizado no tamanho 10 cm x 15 cm para que seja levado no bolso e acompanhe o turista aonde ele for. Foi feito na versões português/ inglês e português/ espanhol. Será distribuído nos principais pontos de contato com o visitante, como por exemplo, as Centrais de Informação Turística (CITs), hotéis, aeroportos, museus, hostels e outros.

7) Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista

Em uma iniciativa pioneira, a SPTuris irá montar no Anhembi a Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista da Copa do Mundo, uma central que terá indicadores de desempenho do turismo da cidade durante o evento.

Números como ocupação dos hotéis, movimento nas estradas, atendimento nas centrais e ainda o monitoramento das principais citações, reclamações e exaltações dos turistas e torcedores nas redes sociais. A sala será aberta no dia 11 ficará até o encerramento do Mundial.

8) Flash mob no Aeroporto

Ainda para garantir que as pessoas entrem no clima da Copa – e da cultura da cidade de São Paulo – logo que chegarem à cidade, a SPTuris vai colocar duas duplas de dançarinos no setor de desembarque do Aeroporto de Congonhas para surpreender quem passar por lá.

Durante o mês de junho, serão três apresentações diárias, de cerca de 15 minutos, sempre na véspera e nos dias de jogos na capital paulista. Nas duas datas do mês julho, as intervenções serão apenas nos dias das partidas.

9) Exibições públicas

Outra iniciativa que vai garantir a festa dos torcedores são as exibições públicas. A SPTuris irá montar telões para transmitir os jogos do Brasil em três locais diferentes:

– Praça João Tadeu Priolli – Campo Limpo

– Parque Jacuí – Rua Catléias – São Miguel Paulista

– Praça do Samba – Rua Mogeiro, 145 – Perus

Ao lado dos telões haverá ainda palco com apresentações de grupos regionais. A estrutura será montada e desmontada somente em dias de jogos do Brasil.