Você está em: Comunicação > Anhembi > Releases

Anhembi

27 de janeiro de 2015

Prefeitura faz chamamento público para iniciativa privada construir arena multiuso no Anhembi

Por: Web Matser

Tags:

Wilson Poit, secretário de Turismo e presidente da SPTuris, fala sobre a Arena Multiuso no Anhembi ao lado do prefeito Fernando Haddad. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Wilson Poit, secretário de Turismo e presidente da SPTuris, fala sobre a Arena Multiuso no Anhembi ao lado do prefeito Fernando Haddad. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), recebeu Manifestação de Interesse Privado – MIP e lançou nesta terça-feira (27) o edital de chamamento público para receber propostas de outros possíveis interessados em construir uma arena multiuso indoor nas dependências do Anhembi.

As propostas devem contemplar a construção de uma arena, em uma área de aproximadamente 21,6 mil metros quadrados que fica próxima a concentração do Sambódromo, que tenha capacidade para mais de 20 mil pessoas e infraestrutura interna que permita múltiplas configurações de uso, como eventos culturais e esportivos. Além disso, haverá a possibilidade de exploração de naming rights, desde que a nova denominação contemple também o nome Anhembi. Não haverá contrapartida financeira por parte da SPTuris ou do poder público municipal, e o terreno continuará pertencendo ao Anhembi.

O objetivo é receber propostas para um modelo de negócio que possibilite a construção do equipamento com capital totalmente privado e cujo retorno de investimento se dê por meio da exploração comercial. O edital solicita que os planos especifiquem soluções arquitetônicas e de engenharia da nova arena, além de modelos de negócio e de exploração comercial que contemplem a geração de receitas associadas à realização de eventos no local.

A ideia surgiu do setor privado, que manifestou interesse em construir uma arena coberta e de padrão internacional para realização de eventos esportivos, culturais e de entretenimento em uma área onde atualmente é destinada a parte do setor administrativo da SPTuris.

O projeto apresentado despertou o interesse do município, que decidiu abrir o chamamento para receber mais propostas e analisar diferentes modelos de construção e de exploração comercial para o novo equipamento, já que há uma lacuna de espaços cobertos multiuso na cidade que atendam às exigências de eventos esportivos e de entretenimento internacionais.

A partir do recebimento das propostas, uma comissão formada por funcionários da SPTuris e por representantes de outras Secretarias e empresas da Prefeitura irá analisar as propostas e, havendo viabilidade e interesse público, será montado o caderno técnico e lançado o edital de licitação com todas as especificações, como o modelo de negócios e jurídico a ser adotado, questões econômicas, financeiras e operacionais e características de arquitetura, engenharia e infraestrutura. 

Principais prazos:

  • Credenciamento dos interessados: 15 dias após a publicação do Edital de Chamamento Público de MIP;
  • Publicação dos autorizados a elaborar os estudos: 10 dias pós o prazo máximo de credenciamento dos interessados;
  • Elaboração dos estudos: 90 dias para os interessados apresentarem as propostas;
  • Abertura da licitação: não há prazo definido para a abertura da licitação ou garantia de que ela ocorrerá. Dependerá da análise dos estudos apresentados e da avaliação da viabilidade e do interesse público do projeto.

Estudos a serem entregues nas propostas

  • Estudo preliminar de engenharia e arquitetura
  • Estudos de viabilidade técnica, operacional, financeira, econômica.
  • Estudos jurídicos.

Investimento previsto: na Manifestação de Interesse Privado (MIP) apresentada por uma empresa, o projeto foi orçado em R$ 140 milhões. No entanto, este valor poderá variar de acordo com as propostas de cada interessado.

Divulgação: no Diário Oficial.

Clique no link e baixe a apresentação sobre o Projeto da Arena Multiuso no Anhembi.
Chamamento Público: www.spturis.com/v7/daf-compras-e-licitacoes-2.php