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23 de novembro de 2012

Prefeitura apresenta melhorias em Interlagos para receber o 41º GP Brasil

Por: Web Matser

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Curva “S” do Senna. Foto: José Cordeiro/SPTuris.

A Prefeitura de São Paulo apresenta novidades na estrutura do Autódromo de Interlagos para receber o 41º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que acontece de 23 a 25 de novembro. Conforme vem sendo feito desde 2005, foram realizadas melhorias de caráter permanente, além de ações de manutenção do equipamento.

A principal mudança para 2012 ocorreu na área de escape na saída da curva do “S do Senna”. Ali, a área gramada e a caixa de brita foram substituídas por asfalto com tinta antiderrapante, para melhorar a segurança dos pilotos, facilitando o retorno à pista em uma possível escapada, além de evitar sujar o circuito com cascalhos ou outros detritos. No local, também foram construídas calhas para ajudar no escoamento da água em caso de chuva.

Na parte externa da pista, foram construídas duas passagens exclusivas para o acesso do público aos setores M e D, o que antes era feito pela pista perimetral. A medida proporciona mais conforto aos pedestres e por deslocar o fluxo de pessoas para uma nova área facilita o trânsito das viaturas de emergência e serviço, realizado na perimetral. Já o estacionamento interno do Autódromo passou por uma reorganização. Entre outras coisas, foram retirados os canteiros e foi feita a demarcação das vagas. Com isso, a capacidade do estacionamento foi aumentada em 350 lugares, totalizando 1.200 vagas.

Dentro do conjunto de ações de modernização do equipamento, a benfeitoria de maior destaque foi a implantação de rede de esgoto nas áreas de arquibancada A e D. A previsão é que todo o Autódromo possua sistema de esgoto em 2013, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), responsável pela obra. Outra mudança foi a retirada da estrutura da antiga tribuna de honra, que deixou de ser utilizada a partir da inauguração da parte superior da arquibancada fixa do setor B.

Também foram realizadas ações de manutenção e revisão em todo o equipamento, tais como substituição das barreiras de pneus antigos por novos, limpeza total da pista, pintura das zebras e a colocação de grama sintética no final da reta oposta, na curva do lago.

Confira abaixo outros itens da preparação para a F-1:

  • Manutenção em todos os portões de entrada, alambrados, muros, cercas e rotas de fuga para a segurança do público;
  • Reforma geral e completa das partes elétrica e hidrossanitárias;
  • Fibra ótica;
  • Atualização do sistema de drenagem da pista;
  • Sinalização de solo da pista;
  • Conservação e limpeza da cobertura do paddock;
  • Obras nos boxes e nos módulos de apoio, tanto de manutenção preventiva e impermeabilização, quanto de infraestrutura para o trabalho das equipes e pilotos;
  • Circuito fechado de televisão e sonorização;
  • Contratação de segurança patrimonial e CET;
  • Arquibancadas e espaços modulares adicionais;
  • Readequação das instalações do hospital e UTI;
  • Banheiros no setor superior da arquibancada em frente aos boxes para uso da imprensa;
  • Contratação de serviços essenciais para a realização do evento, como segurança, limpeza, equipamentos, tendas, contêineres, geradores, banheiros químicos, mobiliário, entre outros.

 

Histórico

O Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), ícone da cidade, tem 72 anos e é administrado pela São Paulo Turismo (SPTuris, empresa oficial de promoção do turismo e eventos). Desde 2005, diversas obras garantiram melhorias importantes. A reestruturação e o recapeamento completo da pista, um novo hospital, ampliação e cobertura do terraço do Paddock, troca da cobertura dos boxes, banheiros em alvenaria, ampliação da pista na entrada dos boxes, melhoria da visibilidade em curvas como o “S do Senna”, novas cabines de rádio e TV, entre outras melhorias.

Em 2011, Interlagos  ganhou uma nova arquibancada (Setor B), em frente aos boxes, com 1500 lugares, inclusive com assentos especiais para obesos e área para pessoas com mobilidade reduzida.

Serviço:

41º Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1
Data: de 23 a 25 de novembro de 2012
Total de voltas: 71
Extensão do circuito: 4309 km
Distância total da prova: 305.909 km
Capacidade de público: 70 mil lugares, sendo 20 mil em arquibancadas fixas